Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 16 Abr 2011, 15:59
Aparelho: Som
Marca:    Sony
Modelo:   MHC-GT222
Defeito:   Led Standby fica piscando e não liga.

Boa Tarde. estou com este aparelho na bancada e o mesmo não liga, fica só piscando o led standby e não aciona o relé. já retirei o STK, isolei o CD, isolei a placa de potência, mesmo assim o aparelho não liga. gostaria de saber se o meu procedimento esta correto e se possivel umas dicas p/ mim ajudar com esta Bronka. por enquanto, obg.

Obrigado a quem puder ajudar.
edvaldo

Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Rangel Date: 16 Abr 2011, 18:31
Seu procedimento está correto, agora veja se não nem um fusistor aberto na plca da fonte e na plca da saída, confira todas as tensões da fonte, se tudo isso estiver ok, veja as tensões essenciais do micro e tb veja com ajuda do esquema qual pino do micro é responsável pela proteção do aparelho e confira essa linha.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Sergio Freitas Date: 16 Abr 2011, 18:48
Edvaldo

Aproveite e clique no link abaixo e atualize o seu perfil.

http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=profile;area=forumprofile
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 16 Abr 2011, 20:20
oi Rangelfs, obg pela dica. mas, as tensões da fonte estão bloqueadas, pois o relé da fonte não está armando e não sei se posso jampea-lo para que libere as tensões da fonte. vou baixar o manual de serviço p/ analisar. eu só tenho uma tensão de 10 vdc na fonte. e todos os componentes foram testados.
obs: com a fonte fora, jampiei os contatos do relé e as tensões chegam normal.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 17 Abr 2011, 17:50
aê pessoal, medí as tensões de alimentação no micro ic 401 e tá ok. jampiei o relé da fonte com aparelho na seríe e as tensões chegaram normal, seguí a linha de proteção e esta ok, mas o aparelho continua na mesma. estou achando que o micro ic 401 pifou. alguem tem mais alguma sugestão?
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Sergio Freitas Date: 17 Abr 2011, 18:18
Edvaldo

Confira a linha da base do transistor abaixo. Esse som costuma abrir trilha.


Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 18 Abr 2011, 12:23
oi Sergio, tudo bem? dei uma conferida na linha da base e tambem do coletor, estão ok. agora no coletor está com 9 volts, pois não está vindo o pulso stby relay  p/ base p/ que o tr 903 conduza.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Sergio Freitas Date: 18 Abr 2011, 13:38
Siga a linha da base até o micro e veja se não está interrompida.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 18 Abr 2011, 18:29
amigo Sergio, segui a linha e está ok.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Rangel Date: 18 Abr 2011, 18:35
É se está tudo ok, pode ser ele mesmo, mas antes de condená-lo, tem um diodo, muitas vezes ele é smd, que fica em paralelo com a bobina do relê, que faz uma problema parecido com esse em alguns modelos da Sony, confere ele fora da placa p ver se não tem fuga.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 18 Abr 2011, 19:40
conferido Rangel, está ok. e ai? o que você acha?
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Sergio Freitas Date: 18 Abr 2011, 20:00
Pegue o esquema e confira as tensões de alimentação do micro, verifique também o cristal.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 18 Abr 2011, 22:16
Sergio, as tensões de alimentação estão ok, pinos 62 e 16 vcc tenho 3.3v. agora como faço p/ verificar o cristal?
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Canmeira Date: 19 Abr 2011, 08:34
Edvaldo,

Acho que o micro não está danificado, já que está indicando que a proteção está ativa pelas piscadas do led.

Verifica as condições do reset e siga a linha da proteção que poderá indicar a causa de estar acionada.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 19 Abr 2011, 17:55
Amigo Carlos Meira, na linha protect tenho 0 volts, as tensões do Q447 estão como indica o esquema acima, e reset tenho 3.3 volts.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Canmeira Date: 19 Abr 2011, 21:45
Então confira se tem 3V3 em alguma das posições da chave power; se zera após acionar power (situação 1) e se alterna a tensão no pino referente à situação 2 do esquema abaixo, que equivale à base do transistor mostrado pelo colega Sérgio Freitas:
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 19 Abr 2011, 21:59
aí Carlos, no pino 74 tenho 3.3v e quando aperto power vai p/ 0.0v. mas no pino 54 stby relay não tem nada, e não muda quando aperto power.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Canmeira Date: 19 Abr 2011, 22:04
Hummm...

Dessolda ela e verifica se altera, sem estar ligada ao circuito, pois pode haver algum componente travando esse comando.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: BalEdvaldo Date: 19 Abr 2011, 22:14
Carlo, levantei o r915 na base do Q 903 e testei. nada mudou.
Re:Som Sony MHC-GT222 Led Standby fica piscando e não liga. By: Canmeira Date: 19 Abr 2011, 22:25
O melhor é interromper a trilha para deixar o pino livre, e também verifica se no RESET tem a tensão informada , pois acho que pode estar travado por alguma informação da proteção.
Páginas: 12