Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 13 Abr 2011, 12:34
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   TV-2918UPS
Defeito:   Ruído alto no fly-back

Olá, boa tarde!!

Essa TV liga e fica com um ruído muito alto no fly-back. Quando eu abro o screen aparecem na tela linhas horizontais (não são as famosas linhas de retraço) finas nas laterais e mais concentradas no centro da tela!!

Alguém já pegou uma "bomba" dessas??

PS. As tensões estão normais.
PS3. O TR de saída H. não aquece.
PS2. Encontrei C408 (4,7x250) seco. Ao substituí-lo percebi que está esquentando (a polaridade está correta) e estufando.

Eu acho que é o fly-back. A dúvida é:

Um fly-back com vazamento interno não atuaria a proteção? Não queimaria o TR de saída H?


Obrigado a quem puder ajudar.
Marcos

Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 13 Abr 2011, 16:41
É... parece que vou ter que lavar as minhas mãos sozinho mesmo!!
Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: f@bio$$$ Date: 13 Abr 2011, 16:47
Verifique os capacitores da linha de +B, do flyback até a fonte principalmente aquele maior. Estou sem o esquema ok.
Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 13 Abr 2011, 17:19
Verifiquei todos os capacitores da fonte +B e também todos os capacitores do circuito horizontal!!

Mais alguma dica??
Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: f@bio$$$ Date: 13 Abr 2011, 17:50
Tem como postar uma foto?

Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 13 Abr 2011, 17:54
Amanhã não dará. Mas na sexta-feira farei isso!!

PS. Encontrei o R407 (15K) aberto. Troquei-o mas o problema persiste.
Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: f@bio$$$ Date: 13 Abr 2011, 17:58
Vc está com o esquema? Pode me fornecer?
Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: marcosbr Date: 13 Abr 2011, 18:39
 Veja se VR401 atua, Veja se o FET esta trabalhando.
Tem muita coisa aí pra verificar amigo.
Corrija o modelo. 2918USP
Re:TV CCE TV-2918UPS Ruído alto no fly-back By: jw Date: 13 Abr 2011, 19:11
se o amigo diz que trocou o capacitor de filtro do +B do RGB e o mesmo está esquentando veja se odiodo e o capacitor ceramico em paralelo com o mesmo pois é possivel que esteja com fuga(diodo que faz o +B do RGB). Que o senhor esteja convosco.
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 13 Abr 2011, 20:50
Segue link para download do esquema:

http://dc181.4shared.com/download/CcioMTit/CCE_TV_2918USP.pdf?tsid=20110413-194506-5bf198b3
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 15 Abr 2011, 14:32
Boa tarde!!

Olha, desliguei o circuito BURST_MODE (removendo o Q808) e consegui funcionar com oscilador externo. Desapareceu o ruído!! Daí resolvi checar o sinal HSYNC (desde o fly-back até o ONE CHIP). Para minha surpresa (pois eu já tinha suspeitado de "solda fria"), ao chegar no ONE CHIP ao pressionar a placa desapareceu o ruído e a imagem entrou normal. Desliguei o aparelho e fiz uma verdadeira verredura (resoldando SMD's) ao redor do ONE CHIP. Quando voltei a ligá-lo o barulho persiste e, mesmo envergando (ou pressionando) a placa o ruído não desaparece mais!!!

Resumindo: Para mim o problema é o ONE CHIP. Só que esse "bicho" TDA9375H é uma "perna de cobra", como quase tudo nesse modelo!! Devolvi uma dessas (de 21 polegadas) por não encontrar o fly-back (nem a rede autorizada não dispõe).

Qual a opinião de vocês???

No aguardo,

Marcos
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: f@bio$$$ Date: 15 Abr 2011, 17:07
Essa tv costuma dar problema de smd trincado, normalmente capacitores, portanto acho que vc deveria dar mais uma olhada na etapa do horizontal em volta do TDA95xxx. Dificilmente um ci desse dá esse tipo de problema ainda mais sendo encapsulamento dip64. Eu acho que antes de ressoldar os smds o defeito estava intermitente por uma falha em algum smd, agora depois de soldar esse componente deve ter partido de vez ou entrou em curto de vez, cabe vc avaliar isso.

observe que vc usando um oscilador externo, automaticamente desligou o AFC que está com frequenacia amarrada ao oscilador, o ruido sumiu nessa hora porque o seu defeito está no CAF.

Eu tentei baixar o esquema, mas aqui eu não consigo baixar nada com "4shared". Mas basicamente o CAF é parecido com esse da Philco TP2920:
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: f@bio$$$ Date: 15 Abr 2011, 17:09
É só seguir as linhas dos pinos 16 e 17, troque os capacitores dessas 2 linhas.
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 15 Abr 2011, 18:03
É que, normalmente, problema no CAF faz o TV perder o sincronismo horizontal mas não dá ruído (incluisive já corrigi defeitos de sincronismo horizontal com a substituição desses capacitores mas não tinha ruídos).

Em todo caso, amanhã eu vou trocar e retorno com o resultado. Se der certo, será mais um macete para a minha "agenda"...

Muito grato a todos que opinaram até o momento.

Marcos.

Nota: Só para constar, já peguei um TDA8361 (vertical intermitente) com mal-contato interno. A troca do TDA8361 resolveu o problema mas eu fiquei em dúvida. Daí coloquei-o em outra tv e o defeito passou para a outra!!! É cada coisa né...
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: f@bio$$$ Date: 15 Abr 2011, 18:16
Engano, na verdade são os pinos 11 e 12.
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: marcosbr Date: 15 Abr 2011, 19:16
 Sem querer ser chato, mas já sendo...
Estranho como a coisa tomou outro rumo. Parou de estufar aqui???
( Encontrei C408 (4,7x250) seco. Ao substituí-lo percebi que está esquentando (a polaridade está correta) e estufando)
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 16 Abr 2011, 12:37
Citação de: marcosbr online 15 Abr 2011, 19:16
Sem querer ser chato, mas já sendo...
Estranho como a coisa tomou outro rumo. Parou de estufar aqui???
( Encontrei C408 (4,7x250) seco. Ao substituí-lo percebi que está esquentando (a polaridade está correta) e estufando)

Poderia ser mais claro, amigo Marcosbr???

Caríssimo F@bio$$$, muito obrigado por sua dica!!

O problema era mesmo o capacitor smd (C405 - 2n2) ligado no pino 11. O mesmo estava trincado em uma das extremidades.

Valeu mesmo!!

Agradeço também aos demais que deram dicas importantes.

Marcos.
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: marcosbr Date: 16 Abr 2011, 13:35
 Vou ser "bastante" claro.
Já percebi a muito tempo, que você quando quer ajuda, não gosta de "perguntas"
Este pino aí é o filtro de laço. (loopfilter) Comanda a posição da imagem na tela.
E é o pino 30 que libera a proteção de flash. Se este pino estiver em nivel alto... (o 11) Esta proteção é ativada.
O aparelho não tem mistério não. O que eu não gosto...
É de tópicos mirabolantes e enigmáticos. Este defeito, e muitos outros... Se resolve assim:
Pegue uma estação de retrabalho, use o bico correto e pronto. Não vai nem saber em qual pino estava o problema.
Siga este capacitor/resistor... Foi por isto, que parou com o oscilador externo.
Quem precisa de ajuda... Deve responder a todos, com simplicidade e humildade.
Se em todo tópico, tiver uma aula de eletrônica e circuitos, Vamos providenciar um "instrutor" para cada usuário.
Sempre que o usuário cobra muito... 90% dos casos, é algo simples que deixou de fazer.
Somente quem esta com o aparelho sabe o estado.
Quem pede ajuda deve responder a todos.
Um abraço.

Em tempo. Sempre que encerrar um tópico, coloque como resolvido.
http://www.tectonny.com/forum/index.php?page=16

Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: Marcos.Val Date: 16 Abr 2011, 14:38
Também já percebi que você é meio "bravo"... Calma, não fica bem em um ambiente tão agradável e de grande utilidade, ficarmos "esquentando a moringa", não é???

Não é simples assim! Nesse caso poderia ser por "n" motivos. Você mesmo afirmou isso!!

Ao usar o oscilador externo, eu discartei a sua dica inicial pois o ruído cessou. O problema então era no oscilador horizontal e adjacentes. Parti para a dica do F@bio$$$ que foi precisa!

O problema JAMAIS poderia ser resolvido APENAS com ressoldagem (alías eu fiz isso). O F@bio@@ acertou na mosca, foi preciso: SMD trincado!!!

Além de indicar o provável componente defeituoso ainda, gentilmente, explicou, de forma sucinta, o funcionamento do circuito e, acredite, eu achava que o tal circuito apenas fazia a TV perder o sincronismo horizontal...

Eu, embora não tenha respondido a todos (pois não era necessário), agradeci a todos os que colaboraram. Não vejo razão para o "nervoso"...

Não é necessário termos uma aula de eletrônica, entretanto, eu, como boa parte dos membros, quero ajudar e aprender também. Só que ninguém aprende quando APENAS troca peças.

Agora, ficar debochando dos usuários da forma como você faz é um ato deplorável!!!

Se você está sem tempo para opinar, deixe que os outros opinem mas, não se irrite... nem deboche dos outros!!!

Sabe de uma coisa: Muitos aprenderam (e aprenderão) através desse tópico "mirabolante e enigmático". O F@bio$$$ matou a charada...

Apesar de tudo, agradeço a sua colaboração.

Marcos.
Re:TV CCE TV-2918USP Ruído alto no fly-back By: marcosbr Date: 16 Abr 2011, 15:23
 Melhorou bastante.
Tenho tanto tempo, que dedico a ler todas, ou a maioria das respostas.
Não fico nervoso nunca. Simplesmente leio o perfil, e tópicos dos usuários.
Não são os aparelhos que não prestam, o problema... É que apresentam defeitos diferentes. (como eu disse)
Quem trabalha com manutenção... Tem que descartar o obvio. Nunca pedi ajuda para mau-contato, nem trabalho desta maneira.
( Se der certo, será mais um macete para a minha "agenda")
Na próxima pode ser outro defeito. E eu prefiro perder um tempinho "conhecendo" o aparelho. Nem sempre o defeito estará na "agenda"
O Fabio é um excelente técnico, e como eu disse... Analisa o circuito.
Procure se aprofundar mais na função dos pinos. CAF... Aff!!!!
Eu, ao contrario do que você diz... Sou bem humilde.
Voltaria e diria assim:
Obrigado, encontrei o mau-contato.

O tópico foi encerrado como resolvido. Realmente, aprenderão mesmo algo aqui.
Não estou usando de autoridade, nem usando poderes de moderador.
Quem fala aqui é marcos, técnico.
Se quer discutir ou me dizer algo mais... Eu sempre leio MP.
Se continuar a discussão. Não vou nem trancar o tópico... Outro moderador o fará com certeza.
Um abraço, e parabéns ao seu "ferro de solda"

Páginas: 12