Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: cannes Date: 04 Abr 2011, 11:07
Aparelho: tv
Marca:    Semp Maxcolor
Modelo:   !!!!!!!!
Defeito:   Entrando tela azul

Este televisor quando entra comercial entra tela azul,retornando somente se sintonizar outro canal. Brilho também não atuando.

Obrigado a quem puder ajudar.
Carlos Alberto

Re: tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: cedo.s Date: 04 Abr 2011, 12:24
   Amigo isso pode ser varicap, que perde o sinal,teste com outro

  antes faça um teste com dvd para ver se entra tela azul.

  Mas fala o que ja foi feito aí fica fácil para nós te ajudar?
Re:tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: f@bio$$$ Date: 04 Abr 2011, 21:11
Qual é o modelo da TV ou chassis?


Re:tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: Carlos Nunes Date: 04 Abr 2011, 21:37
Caro amigo F@bio$$$, não há mais na tampa traseira a etiquetado modelo desta tv, por isto não coloquei. :-\
Re:tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: marcosbr Date: 04 Abr 2011, 21:39
 Qual antena usa aí? Parabólica?
O comercial aparece em outro aparelho na mesma antena???
Re:tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: f@bio$$$ Date: 05 Abr 2011, 16:20
Mas na placa tem um código alfanumérico em branco U-10, U11, G34xxx; esse é o número do chassis. Se não estiver por cima da placa está por baixo dela. No microprocessador, na blindagem do ci; ou no tubo de imagem, também costuma vir o modelo dela.

Quais os CIS que ela usa no saida  vertical, saida de audio, (proc. de video/horiz/vert/croma), ... enfim escreve todos os cis que usam nessa tv. Ou coloque uma foto dela, assim podemos ajudar com o esquema.
Re:tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: tectonny Date: 05 Abr 2011, 18:00
Veja se a sua é tão antiga assim:

http://www.tectonny.com/forum/resolvidos/semp-antiga-resolvidas!/msg120407/#msg120407
Re:tv Semp Maxcolor !!!!!!!! Entrando tela azul By: marcosbr Date: 05 Abr 2011, 18:17
 Maxcolor, é o chassi universal. Aquele com trinpots, e transistor regulador na fonte.
Minha duvida.... É saber em que, o esquema vai ajuda-lo no caso do comercial?  ???
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: Carlos Nunes Date: 08 Abr 2011, 11:28
Realmente amigos, é um chassis Universal III, utiliza os seguintes CIs: IC A01(9325EAl), IC 501(TA8718N), IC 101(T51496P). Desconfio das bobinas de AFT e Vídeo alteradas, mas sem o esquema não consigo localiza-as. :-\
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: marcosbr Date: 08 Abr 2011, 11:44
 Rapaz...
Isto aí acontece muito com parabólica. Responda as perguntas.
O AFT não distingue comercial para fazer sintonia.
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: f@bio$$$ Date: 08 Abr 2011, 16:58
Elas ficam ao lado do IC T51496P uma junta da outra. A mais próxima do CI é a de Vídeo e a outra é AFT. Gire para o sentido anti-horário para corrigir.

Mas vc deve fazer o seguinte:
1- Retirar a bobina do impresso e quebrar o capacitor que tem debaixo da bobina, um cinza que já deve estar preto, que é a causa do defeito.
2- Ligar em paralelo a ela um capacitor de 68pF e refazer o ajuste girando para a direita. Para iniciar o ajuste vc deve colocar a tv no modo de sintonia fina e ajustar para o melhor ponto possível de imagem.
3- Use um multimetro na escala de 10Vdc e meça no pino 17 do IC 101. Após a sintonia fina não mexa em nenhum comando do painel e mantenha a ponteira do multimetro no pino 17. Ao girar a bobina de AFT essa leitura deverá variar, mas quando variar bruscamente com um pequeno ajuste o ponto crítico é esse. Note que girando o eixo da bobina ao passar pelo ajuste certo poderá apresentar um pico alto de leitura ou um pico baixo de leitura, (nesse aparelho eu não lembro se é alto ou baixo) mas o fato é que quando essa variação brusca acontecer vc deve deixar o ajuste nesse ponto crítico.

Mudando o canal vc consegue ver se o ajuste deu certo, mas caso ainda tenha ficado um pouco fora:

4- Dê um toquinho de menos de 45° pra direita ou pra esquerda no ajuste
5- Troque de canal e volte pra ele denovo.

Se piorou ajuste para o sentido oposto de onde a bobina estava ajustada e repita o passo 4.

O ajuste vai ficando mais estreito a cada retoque de ajuste. qualquer dúvida pergunte.
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: Marcelão Date: 09 Abr 2011, 15:52
Boa tarde.

Eu concordo com Marcos Cabeça de televisão. (Brincadeira) Marcosbr.
Se reproduz a programação normal, exceto as propagandas, então não pode ser defeitono circuito, poderá ser uma programação no setup do tv ou no setup da antena parabólica. Pelo que peguei por alto no que já foi postado, o tv é antigo podendo não haver compatibilidade entre este tv (Em outros mais novos não, e por isso o prblema não ocorre nos mais novos.) e a antena parabólica usada.
Agora se a antena usada não for parabólica, temos um grande Mistééério.

Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: marcosbr Date: 09 Abr 2011, 16:06
 Até que enfim apareceu outro cabeção...
Eu ando a procura de um aparelho deste. Só corta os comerciais. kkkkkkkkkkkkkkk
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: Almeidaf Date: 09 Abr 2011, 18:13
A coisa esta desgringolando!  ja anteciparam o que não devia, pois se ele não destingue o porque,  vai mecher em aft, para justamente se perder de vez! i ai vai ficar mais um aparelho sem resposta no final.
Esse sintoma não condiz com o real problema.
Analize o sintoma e poste com clareza, assim o MARCOS  vai responder a altura !
                                       eu estou
                                                     


Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: Carlos Nunes Date: 03 Maio 2011, 13:05
Caros amigos obrigado pela incansável ajuda, resolvemos oproblema, troquei sem dó e piedade as bobinas L151 e L152 e uma sintonia fina e tudo voltou ao normal, eo chassi é realmente UIII(Universal 3). Um abraço :police:
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: marcosbr Date: 03 Maio 2011, 13:32
 Amigo.
Ando vendo coisas inacreditáveis, nem duvido de mais nada. Mas ao menos procuro entender...
Estou aguardando sua resposta.
Usa parabólica???
Defeito de AFT eu já vi muitos, mas somente no comercial, pra mim é novidade.
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: Carlos Nunes Date: 03 Maio 2011, 21:53
Caro Marcosbr, o cliente não tem parabólica, e segundo ele o televisor agora está normal.
Re:tv Semp Maxcolor20 modelo G74/288 Entrando tela azul By: marcosbr Date: 03 Maio 2011, 21:58
 Então tá então! Mas que é estranho é.
(Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!)
Páginas: 1