Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Extrator de CI - Ideia para se montar um By: Marcio R. Date: 10 Out 2008, 14:59
Isso é um passatempo para se fazer no dia de chuva...

Material usado;

-Pinça retrátil média
-Ttubo de antena (com diametro interno que acomode a mola da pinça)
-Tubo de aluminio (usei uma carcaça de capacitor velho, algo de um 220uF 400V)



A ideia é trocar o corpo de plastico (aonde esta acomodada a mola) pelo do tubinho de antena, suportando o calor e podendo ser soldado com estanho comum que vai ficar firme, pois ele não desoldará facilmente, levando em conta que toda sua extensão dissipa o calor.



Com a ajuda de dois alicates com presilha ou um gabarito em uma superficie, aonde possa fixar os tubinhos e soldalos, ha de lembrar que lime ou raspe o tubinho para pegar o estanho.



O haste que segura o conjunto da mola e pinça, foi fixado, fazendo dois corte no corpo do tubo de aluminio e depois forçando um parte para dentro e outra para fora, feito o local para inserir o tubo da haste, na parte de baixo, fora dado um picote na lateral e dobrado para dentro do tubinho da haste, fazendo com que a mesma não gire.



Tudo no lugar e fixado, mesmo sendo de aluminio fino e soldado com próprio estanho (veja que se você já soldou uma antena de radio portatil sabera que é SODA soldar isso e que depois não derrete nem a pau!



Testando a pressão da pinça, encima pode deixar a parte de plastico que não chega calor execivo a ela.



A ideia é passar um fio fino (isso é facil e tem aos montes na bancada sucata etc) por baixo do CI nas laterais e unir as pontas por igual.



Precionar a pinça e enrolar as pontas dos fios na ponta da pinça, Veja que tem boa presão a mola da pinça.



Com a ajuda de uma pinça ou alicate de bico fino é facil "amarrar os cabos" no CI e no conjunto que vai puxar o CI.



Fica bem firme toda a geringonça, no teste a foto não deu para mostrar o CI sendo levantado, pois essas placa tinha tanta cola debaixo do CI, que ele não sairia dali nem com um pe de cabra,



Ai é só aquecer e soltar o CI...

[/IMG]

Bom muitas coisas deverão ser levadas em conta, como a altura da pinça, a largura do tubo de metal (tinha pensado em fazer de latão fino ou lata de refrigerante) como para teste e ja estava ali o capacitor, serviu para testar a ideia.

Muito baseado naquele conjunto de soldador e pinça a vacuo que o pessoal ja viu no YOUTUBE, a ideia da pinça funciou, pois a mola consegue ouxar o CI facilmente e por igual.

Só o tubo, que não ficou bom, pois ele deve ser mais largo e afunilado na parte de cima para facilitar a entrada do bico da estação de ar quente.

Creio que ha outras alternativas de puxar o CI, assim como moldar o tubo de aluminio conforme o tamanho do CI.

Bom a ideia esta ai, e como citei no inicio, é um bom passatempo, sem contar que o material esta todo na suca das placas da loja.


Marcio R.

Visitem...

http://virtuatec.eletro.info
Re: Extrator de CI - Ideia para se montar um By: vini Date: 10 Out 2008, 15:47
 A ideia é boa Marcio, já vou mexer na sucata.
Re: Extrator de CI - Ideia para se montar um By: Claudio Carvalho Date: 10 Out 2008, 20:30
Colega Márcio.

Eu costumo usar uma linha e um sugador para retirar a solda dos pinos dos CIs que substituo. Como os CIs, geralmente são "colados" para poder entar no banho de estanho, costumo dar uma pequena pancada com um toca-pino na ponta do CI para solta-lo. Passo a linha várias vezes,para ter certeza de que o CI esta solto dos pinos de ligação, pois assim não estrago o impresso! Agora, vou analisar o seu método e ver se é melhor do que o que faço.valeu! Se for, passarei a usa-lo!

Cláudio
Re: Extrator de CI - Ideia para se montar um By: tectonny Date: 10 Out 2008, 23:27
Eita que tem que te muita paciencia, ficou um trabalho de mestre, valeu!!!!
Páginas: 1