Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
DVD Todas as Marcas Todos os modelos Motor Spindle parado By: betolima Date: 28 Dez 2010, 10:14
Aparelho: DVD
Marca:    Todas as Marcas
Modelo:   Todos os modelos
Defeito:   Motor Spindle parado

Gostaria que publicassem ou expliquem
Qdo. motor Spindle não gira por motivo de um resistor (fusiresistor) que na maioria das vezes é SMD na placa MPEG é o causador do problema. Muitos técnicos descartam a MPEG sem a necessidade.


Obrigado a quem puder ajudar.
Carlos Alberto Lima

Re: DVD Todas as Marcas Todos os modelos Motor Spindle parado By: Protek Date: 28 Dez 2010, 10:35
Amigo cada caso é um caso mas para isto basta vc medir a tensão no motor e com um esquema do aparelho identificar de onde vem esta tensão se caso ela estiver presente assim vc consegue ver onde esta o defeito.
Re: DVD Todas as Marcas Todos os modelos Motor Spindle parado By: betolima Date: 10 Set 2011, 03:31
Caro colega,
Agradeço a intenção de ajudar-me porém, creio q não fui bem compreendido, ou não me expressei da maneira correta.
Eu tô pedindo que quem tiver uma didática melhor que a minha que postem algo mensionando (para todos os colegas) a situação qdo. é relacionado com esse Fusiresistor SMD pois, tenho observado colegas que abandonam o problema dizendo que: "não compensa o serviço pois é defeito na PCI principal", e não se tocam que pode ser só este resistor de [000] ou [001], ...ohm (Fusiresistor) facilmente substituível. Já dei muito esta dica a alguns colegas que não estão familiarizados com SMD. Grato.

Re: DVD Todas as Marcas Todos os modelos Motor Spindle parado By: trudes Date: 12 Set 2011, 12:53
Os fusistores utilizados em DVD na alimentação do motor spindle (giro do DVD), geralmente queimam ou alteram por excesso de consumo deste motor. Normalmente o motor estará com baixa resistência devendo ser substituído, juntamente com o resistor. Devemos sempre respeitar o seu valor que é geralmente de 1R. Assim o circuito de controle de corrente do CI driver irá funcionar normalmente. Se colocarmos um jumper, este circuito não atuará corretamente, pois quando o usuário apertar a tecla "eject", a gaveta abrirá com o disco de DVD ainda rodando. Os aparelhos da Philips são campeões neste defeito.
Normalmente não encontramos estes resistores para venda. Mas eu particularmente, uso das sucatas de DVD. Eles existem em praticamente todos os circuitos driver de motor. Com um pouco de paciência e uma lupa de suporte, dá para realizar o serviço sem problemas.
Re: DVD Todas as Marcas Todos os modelos Motor Spindle parado By: betolima Date: 12 Set 2011, 20:24
Caro Colega Trudes,
Agradeço de coração e explicação sobre o motivo da queima desses Fusistores pois eu não tinha atentado para este detalhe da sobrecarga quando o motor está ruim. Isso sim foi muito didático.
Já considerando satisfatório, vou dar o tópico como encerrado :police: .
Páginas: 1