Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1234567
TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 14 Dez 2010, 21:36
Aparelho: TVC
Marca:    CCE
Modelo:   HPS-2991FS
Defeito:   Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by.

Ola Caríssimos!
Esta TVC CCE apresenta o seguinte sintoma: liga-se o botão power, ela entra em stand-by, então ela tenta partir, pois o filamento acende e oscila enfraquecendo e retorna a tentar partir e novamente enfraquece e finalmente retorna ao modo stand-by.
Tensões na fonte primária: em +C825 = 135,4V; em +C831 = 23,6V; em +C869 = 14,9V; em +C851 = 3,3V; no coletor de Q401 = 135V; na base = 0,0V
ao dar start na fonte ela tenta partir fica assim: onde dever ser 132,5V vai para 84V1 o TSH oscila, pois no Katodo do D409 aprece +29,3V e no katodo do D410  vai para 14,1V e logo em seguida volta ao stand-by. Estou desconfiado que seja o TSH -(TAT2982A), o que os amigos podem me dizer neste caso, algo a mais que eu deva verificar ainda?? Aguardo por opiniões e sugestões.
Abraço a todos,
Matrix57.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: Claudio Carvalho Date: 15 Dez 2010, 07:16
Matrix.

Separe a fonte e coloque uma carga nela para ver se estabiliza, ai sim, parta para o secundário, ou seja o TSH!
Mas não o condene ainda, pode também ser outra coisa, como yoke!


Cláudio
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 15 Dez 2010, 08:02
Bom dia Claudio!
Ok, vou checar isso com atenção depois retorno, obrigado.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 15 Dez 2010, 08:37
Matrix ,  C829  ,  conferiu ????
E danado  pra  dar pau  e  o  drive  do  horizontal  tb.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: marcosbr Date: 15 Dez 2010, 10:50
 Se com estas dicas não resolver. Leia estas circulares.

Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 15 Dez 2010, 14:25
Caros, Claudio, Paulo e Marcos!
1- Isolei a fonte primária, abri no indutor L803 e coloquei uma carga de 40W, liguei e as 4 tensões estão perfeitas e sem oscilações, ou seja +135,3V; +23,9V; +14,9V e +3,4V. Bobina Yoke-Horizontal = 1,2 Ohm e Yoque bobina Vert. = 7,2 ohm, o que parece estar correto, resolvi medir também a valvula do tubo, onde emissão de RGB esta entre 50 e 60% com 6,3 Volts no filamento, deixei ligado por meia hora, não apresenta curtos nem fugas.
Paulo, retirei C829 e esta bom, encontrei apenas o C424 = 1000uF/16V com baixa capacitância e substitui por outro.
Marcos, notas importantes, o Q802 já é um BD135-16 e é importante frizar que quando ela tenta partir as tensões no secundario do TSH - +51V fica em 31,9V e  o + 13V em 2,51V, aparecem, porem oscilam, pois como eu disse, o filamento se comporta como a luz de um vagalume, acende, enfraquece e volta ao brilho total, enfraquece novamente e fica forte e enfraquece e finalmente volta ao stand-by. Verifique a instrução técnica do item 1B, linha do EHT, soltei  os Q403 e Q404, mas não mudou nada, continua a mesma coisa. Tem lagum gato ainda, ou realmente pode ser o TSH, o que vocês acham?? Aguardo.
Nota: Não encontro nada com sobre aquecimento, nem driver saida horizontal, nem vertical, nenhum componente de potência com anormalidade de temperatura perceptivel.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: Claudio Carvalho Date: 15 Dez 2010, 14:36
Matrix.

Você não tem ai um teste de fly, né?  Então tente por eliminação, da mesma maneira que fez com a fonte, solte uma a um o secundário do fly, se não alterar, é ele!


PS. veja o damper!

Cláudio
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 15 Dez 2010, 14:40
OK, Claudio, me ocorreu agora sobre o diodo damper, pois ainda não testei, retorno depois.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: marcosbr Date: 15 Dez 2010, 14:47
 Tente forçar o funcionamento.  (em geral, um curto na tecla canal)
Ela vai ficar ligando e desligando até esquentar o filamento e ver algo. Ou... esquentará o saída.
abra um pouco a screen e verifique o vertical.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 15 Dez 2010, 16:54
Ola, Claudio e Marcos!
Bem, primeiramente verifiquei todos os diodos, D415, D416, D417 e D401, todos ok, depois fui abrindo as saídas, uma a uma dos secundários, +51V, +13V , HT pino 4 e o +205V no CN-401A e nada mudava.
Quando dou "force" pelas teclas canal +/- ocorre em dois momentos a abertura de quadro em forma de flash, mas é possivel perceber que se forma um quadro vert./horiz. e em seguida retorna a condição stand-by.
Como disse, as duas tensões de +51V (49,1V) e o + 13V (14,1V) aprecem, mas dada a condição exposta, não conseguem se manter. Trama aparece, oscilador oscila, TSH é chaveado, agora já acho que o TSH esta bom, mas como certeza, so trocando e se não for, prejuizo pra nada. Tá realmente parecendo proteção atuando, mas o que, pois o EHT já foi testado conforme informei pela instrução técnica da CCE. E agora pessoal, o que mais podemos ter???
Nota: quando dada a partida o +132V (+B) fica fixo e estavel.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: Claudio Carvalho Date: 15 Dez 2010, 17:02
Matrix.

Solte a PCI do tubo e veja se ela oscila normal!


Cláudio
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: marcosbr Date: 15 Dez 2010, 18:34
 Matrix.
A CCE ficou com inveja das PTs. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vai encontrar dezenas de tópicos, parecidos com o seu.
Estes BCs 337 não são confiáveis, troque. Como disse o Cláudio, placa de cinescópio, som, 3,3V, etc...
Elas estão desarmando até no susto.

Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 15 Dez 2010, 21:26
Ola caríssimos!
- Claudio, soltei a PCI do cinescópio, liguei e nada mudou tudo igual.
- Marcos, a fonte 3V3 fica estavel, a fonte +5V e 8V6 também estão presentes, más apenas durante o evento entre partida e retorno ao stand-by.
Fiz uma coisa, de posse do esquema verifiquem os transitores Q406 e Q407, esta configuração é muito duvidosa para manutenção da polarização do Q406, vez que a corrente de base vem por R852 (100R), pois quando Q406 em condução, tensão no coletor vai a zero, então onde fica a corrente para polarização da base. Em paralelo ao Coletor de Q406 e o GND (comum) coloquei um resistor 0R33 /2W, com isso, consegui um tempo de manutenção do estado ON maior, apesar de que ainda desliga, mas é possivel ver quadro vertical/horizontal  todo aberto em flashes, a tela esta toda borrada (permanece +/- 3 seg.), mesmo ajustado o scren e o foco, sem video e nenhum ruido de audio. Bem pode ser tubo também?? O processador de audio IC-603?? Ou o micro- controlador?? Caramba, essa é mais uma bucha. O que vocês me dizem??
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 15 Dez 2010, 21:29
Tela borrada ??
Eu  partiria  pro  rgb  ,  o vertical  em  algumas  tvs  tb  faz  esse sintoma.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 15 Dez 2010, 21:57
Ola Paulo!
Bem RGB é processado pelo micro IC-101, e tela borrada, veja que informei mais no inicio do tópico o teste de emissão do RGB e chegou não bem a 60%, isso pra mim também não é coisa muito boa, mas, estou na luta e vou por enquanto por eliminatórias, até que apareça algo mais convincente e conclusivo.
Abraço,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 15 Dez 2010, 22:03
Tda 6106 ????
Em  algumas  tvs  que usam  3 ics no  rgb  ,  se um der  problema  ,faz  uma  bagunça que  vc  nem  imagina ,  no seu  caso  e  so  um ,  não  custa  tentar  a  troca .
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: marcosbr Date: 15 Dez 2010, 22:04
 Não confie nestes capacitores acima de 160V.  O bom é trocar para evitar garantia. (são baratos e a TV pesa muito) :-X
Desligue centelhador do soquete ou troque.
Eu sempre trabalho com sinal, para evitar o mute.
Defeitos no divisor do flyback são comuns neste aparelho. Tubo?
Coloque o chassi em outro.
Não se aprece, este aparelho bate mesmo.
O técnico melhora a cada coça que leva.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 15 Dez 2010, 22:09
Esse  e o  Marcosbr  falando ,  os  de baixa tb  fazem uma zona ,fontes de  baixa , atente  . :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police:
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: Claudio Carvalho Date: 16 Dez 2010, 06:53
Paulo.

O amplificador do RGB TDA 6107 não acho que seja!  Ele pode é ver se tem cor predominante e soltar no croma uma cor de cada vez para saber se o flash cessa !!!

Matrix, faça isto! 
Solte as 3 chegadas do RGB na PCI do tubo e veja se persiste o defeito!
Veja só, você nos escreve que as voltagens estão normais, então o flash pode estar vindo mesmo do croma!

Aguardamos retorno!



Cláudio
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 16 Dez 2010, 07:54
Claudio ,no  meu  esquema  e  tda  6106,  se  tiver  aparecendo  listras  coloridas  no  sentido vertical(  em  pe),  so  pode  ser  ele  ou  o  proprio  vertical.
Páginas: 1234567