Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv ded plasma By: edson tadeu Date: 24 Set 2008, 13:32
TV DE PLASMA
   
  A característica principal da TV de Plasma, que a difere dos aparelhos tradicionais é a não utilização de tubo de imagem e sim uma tela plana e compacta. Nesta nova tecnologia obtém-se a imagem através da ativação de pontos luminosos espalhados na tela, chamados pixels (micro lâmpadas fluorescentes com espessura equivalente à um fio de cabelo), ativados pelo gás de plasma, carregado eletricamente.
Já nos aparelhos tradicionais a imagem é obtida através de um feixe de elétrons dentro do tubo de imagem.

Porém, o processo de formação da imagem é semelhante ao dos aparelhos com tubo. Os pixels são ativados de cima para baixo e da esquerda para direita, de forma a montar a imagem, cena a cena, processo que causa o movimento. A questão é que cada quadro de imagem leva pouco mais de 1 milésimo de segundo para ser criado. Na TV tradicional esta imagem é montada em linhas, com uma média de 300 à 400 linhas.

Em termos mais objetivos para o usuário, a diferença esta basicamente na superioridade da resolução de imagem, além de ser um equipamento compacto o que lhe proporciona versatilidade e redução do espaço ocupado. A imagem de plasma também evita distorções pelo fato de ser plana e diminui o problema com reflexos. No entanto, o que pouco, ou nada se divulga, é que pelo fato do plasma ser um gás, ele tem um tempo de vida útil. Este tempo vária de acordo com o tamanho da tela, sendo mais curto nas telas maiores, e também de acordo com a marca. A estimativa de vida útil você pode consultar nos manuais e informativos dos equipamentos e variam de 40.000 à 60.000 horas pelo que pesquisamos. Verifique ainda ao comprar um destes equipamentos qual o consumo de energia elétrica, pois é bem maior que o consumo de aparelhos convencionais, e variam de 180W a 650W (conforme tamanho e fabricante).

Inclusive, esta questão de vida útil tem sido uma constante nos aparelhos eletrônicos, basta verificar o caso da unidade ótica por exemplo, seja ela de aparelho de som, DVD ou leitores e gravadores utilizados em computadores, apartir de uma média de 5 mil horas de leitura (variando esta estimativa de acordo com o tipo de equipamento) ela perde sua capacidade de emissão do laser.

Outro fator a considerar dos televisores de Plasma é a possibilidade de utilização no modo Widescreen, que amplia em 30% a imagem na tela (imagem retangular). No entanto para recepção de canais convencionais (TV aberta), só será possível a utilização deste recurso quando se iniciar a transmissão digital no Brasil. O Widescreen já é uma realidade em TV por Assinatura com transmissão via satélite, e claro, nos vídeos em DVD, onde é mais conhecido.
Acontece ainda que a utilização de imagem parada como as barras escuras que aparecem no sistema normal de recepção nas laterais da tela, bem como jogos de vídeo-game, mancham a tela se utilizados por mais de uma hora consecutiva.

Então, caso você esteja interessado em adquirir um televisor de plasma, agora pode analisar os prós e os contras e associar ao custo benefício para tomar sua decisão. E vale lembrar que ainda entrarão no mercado, muito breve, os televisores com tecnologia para recepção do novo sistema digital, o qual comentamos no artigo anterior. Aproveite e leia também este artigo (http://www.murussi.com.br/artigos.php?id=25).

   
   



Páginas: 1