Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 29 Set 2010, 11:15
oi amigos estou precisando de uma ajuda
estou consertando aqui um dvd gradiente mod d203
veio ate mim com avarias faltando a flat e com a optica danificada
bom eu ja fis as seguinte trocas das peças e nao funcionou deu so um pulso de volta no motor mas parou obsvei que ao parar some a tensao que alimenta o motor splindre,bom desliguei o motor e coloquei um pouco de wd e liguei com 9 volt deichei um bom tempo ai coloque de volta mas continua o defeito so ascende o canhao e nao parte bom ja troquei de novo a optica mas nao e ela ta igual de novo,a estou sem o esquema deste dvd
me de uma maosinha.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Marcelão Date: 30 Set 2010, 14:24
Boa noite.

Se a tensão aparece no motor e ele não gira, tudo indica que o problema é o motor, coloca outro novo, mesmo se não for, você não perde, fica como teste para outros serviços. Esses motores geralmente funciona com 3 ou 5.2 volts, de modo que, ter funcionado com 9 volts não mostra que ele está bom. O procedimento mas adequado é você mergulhar em benzina com ele funcionando com alimentação externa para limpar as escovas, se é que esses motores a tem.
Quanto a óptica, eu não confio mesmo sendo nova, pois comprei uma e mandei trocar cinco vezes para achar uma que prestasse, tinha certeza que era ela, porque passei uma funcionando. Por esse motivo tou deixando de consertar DVD, mas no seu caso ou é o motor ou o draive.

Um abraço.

Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 30 Set 2010, 15:36
 ola marcelao a tensao chega e some, nao continua
tava vendo aqui ela some ai pensei que fosse as chaves nas mecanicas mas ao conferi uma por uma tao boas a tensoes nao continua no splinder vou dar mas uma
olhada aqui brigadao por enquanto, tenha uma boa tarde
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Protek Date: 30 Set 2010, 17:24
Amigo olha so o motor é muito simples de testar retire ele e com um multimetro na escala de x1 ele deve girar e medir ums 200r se der bem mais esta com defeito. quanto vc diser que aparece a tensão e some é assim mesmo o micro libera a tensão e não tem resposta desliga o drive o bom mesmo era vc testar esta unidade em um dvd funcionando pra ter certeza que esta boa.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 30 Set 2010, 20:20
valeu elder vou verificar amanha esta unidade
em um aparelho bom, uma boa noite pra voce
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Felipe FZ Date: 30 Set 2010, 20:22
E se for medir o motor no digital, geralmente é entre 8 e 12 ohms. Geralmente os 12 mesmo.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 01 Out 2010, 07:53
ola felipe medi o motor com digital deu 11,8 olms
e tambem na escala x1 consegui mais ou menos a velocidade 200 rpm
sera que pequei de novo uma optica ruim, é a segunda ves que troco ela
ou a praquinha mpg ela pode faser isto!
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Felipe FZ Date: 01 Out 2010, 08:22
Então, dá para reparar quando existe uma tentativa de leitura (que acho que é o seu caso) e quando nem existe a procura... é como a regulagem do clamp, se estiver na altura errada ele vai girar algumas voltas procurando focar.
Agora, você tem que definir se o seu defeito é realmente na parte ótica ou na alimentação...
Como sugestão, se conseguir outro cabo, começe por ele.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Sergio Freitas Date: 01 Out 2010, 11:34
Veja se é o esquema

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,2770/
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: renatoquecho Date: 01 Out 2010, 12:16
Olá,bom ,pra começar troque o motor,pq o wd na hora dá uma melhorada mas com o tempo ele vai dar uma inchada na borracha interna,dê uma verificada no flat que vc colocou e no drive que alimenta o motor(resistor de 1r costuma alterar)
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 01 Out 2010, 13:11
ola sergio o esquema e este mesmo vou conferir tensoes
o problema e que o meu motor aqui so da um tranco e nao chega uma volta completa ai e a optica so da um pulso tambem e nao tenta reconhecer a midia valeu pelo esquema
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 01 Out 2010, 13:15
bom jente ja troquei o motor spindle por um novinho a flat tambem ja coloquei outra tambem nova a so nao sei se o cabo que vai aqui neste
dvd gradiente mod d203 e invertida porque ja peguei sem a flat
sera que peguei mas uma optica ruim.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Sergio Freitas Date: 01 Out 2010, 13:57
O flat é facil de ver... coloque ele na unidade e depois confira os contatos na pci.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Protek Date: 01 Out 2010, 14:33
amigo se a unidade acender o cabo flat esta certo neste modelo não é invertido se tiver osiloscopio veja os sinais eye patern e rf.
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 01 Out 2010, 16:23
amigos por hoje eu vou parar com este topico amanha estou de novo
elder estou sem osliloscopio por enquanto estou na raça mesmo
mas estou a pensar na mpg uma, boa tarde para os amigos,
ate amanha
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Felipe FZ Date: 01 Out 2010, 16:46
Cunha, alguém já tinha condenado e o cliente te levou... às vezes foi rata, mas pode ser que alguém tenha passado pela mesma lenha...
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: cunha Date: 04 Out 2010, 17:10
ola amigos defeito neste dvd placa mpg por isto que tava dificil de consertar
micro tenteva reconhecer a unidade e chavear para ler a midia mas nao dava
dava so um tranco e nadinha
bom resistencia e transistor tudo bom
foi so trocar por uma de teste aqui ai ficou 10
agradecido aos amigos ate mais
Re: dvd gradiente mod d203 motor splindre nao gira By: Felipe FZ Date: 04 Out 2010, 18:05
OK Cunha, o que imaginava... alguém já tinha passado pelo mesmo e condenado. Era previsível...
Páginas: 1