Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv gradiente só funciona com coletor transistor horizontal desligado By: preto Date: 28 Set 2010, 15:53
 :( olá amigos , estou com dificuldades com uma tv gradiente HRM - 290 de 29 polegadas , a danada foi entregue mas deu problema no som , resoldei a placa de som e quando liguei , queimou o transistor driver q501 (2sc2688) troquei e nada , começou a aquecer o transistor da fonte 2sc3852 , e não funcionava , desliguei o coletor da saida horizontal e o som voltou , porém o 2sc2688 continua aquecendo . tentei colocar um d1877 no horizontal mas não funcionou , se alguem puder me ajudar , ficarei grato , quem sabe um dia sou eu que estarei ajudando , pois já dou dicas importantes em outros sites , mas desta deu um branco , aguardo as dicas , obrigado.

Re: tv gradiente só funciona com coletor transistor horizontal desligado By: md-santos1973 Date: 28 Set 2010, 16:05
Amigo, pela sua descriçao fica calmo, esfrie a cabeça comece observando onde voce resoldou, a solda pode ter escorrido causando curto e dai matando a fonte ou o propio componente resoldado resolveu apresentar o defeito que antes era intermitente. verifique os estagios alimentados pelo flay. em suma encare nao como retorno mas um novo desafio vá por etapas.  md Santos
Re: tv gradiente só funciona com coletor transistor horizontal desligado By: trudes Date: 29 Set 2010, 13:10
Observe bem o que o md-santos posta.
Mas o aquecimento do transístor da fonte 2SC3852 é por causa dos capacitores da mesma que estão danificados. Conserte por etapas, verifique o valor que está a fonte. Quando estiver tudo OK nela, parta para o horizontal.
O driver horizontal está aquecendo porque não tem a onda dente de serra em sua base. E sim tensão DC pura, o que fará o transístor saturar ao extremo, aquecendo-o e derrubando a tensão de coletor. Reveja o que ressoldou, verifique se tem Hvcc no pino 36 do TDA8361. Mas antes, troque os capacitores dessa fonte para não aquecer mais o 2SC3852.
Páginas: 1