Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 06 Set 2010, 11:49
Amigos, chegou este tv hoje com este defeito - Tela azul com traços de retorno e imagem bem clara, imaginei que fosse o resistor do saída azul que estivesse aberto, puro engano.
O que eu encontrei: tensão de RGB na faixa dos 180Volts, chegando na placa RGB, mas nos coletores dos transistores de saída está com 59volts, todos. Chega a tem a tensão de 12volts na placa do RGB. E o circuito IK se desligar fica a tela preta. Este TV usa o VCT3801B D6 e as saídas RGB acontecem pelos pinos 42, 43, 44 e estão com 4,49volts. nestas saídas são acopladas a 3 transistores pré que foram testados e seus resistores, chegando nos pinos 8,9,10 do CB901 do cinescópios a tensão de 3,2 respectivamente.
No mais estou pesquisando. Espero que algum amigo tenha uma boa dica para este problema, Agradeço antecipadamente toda e qualquer ajuda.
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: Sergio Freitas Date: 06 Set 2010, 11:56
Solte o RGB e com o sinal do verde ou do vermelho injete no azul.

Ai da para ver se o defeito é para o lado do processador ou é tubo.
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 06 Set 2010, 14:51
Fiz esse teste e encontrei um trilha rompida, mas fazendo resistência,  no caminho da entrada da tensão do azul. Parou com o retraço, apareceu uma imagem sem vida, como sem contraste. Fui no menu e verifiquei que os controles estavão numa posição que daria como resultado uma boa imagem. Mas a imagem não está boa. Estou verificando.
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: Sergio Freitas Date: 06 Set 2010, 14:54
Contraste não atuando é defeito na linha de ABL
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 08 Set 2010, 09:31
Amigos preciso saber como resetar esse tv para o modo fábrica, alguém sabe?
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 08 Set 2010, 11:35
Por alguns minutos a imagem ficou boa mas logo tornou a ficar esmaecida (fraca).
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: paulo52 Date: 08 Set 2010, 11:51
Conferiu  screen ??????
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 08 Set 2010, 12:13
Conferi ele atua. É algo a vê com ABL, mas eu não identifiquei esse circuito nesta tv. A imagem fica pra lá de fraca.
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 08 Set 2010, 12:19
Eu tiro todo o brilho e diminuo o screem para se ter uma imagem com o contraste mais ou menos.[/URL]

Uploaded with ImageShack.us[/img]
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: Sergio Freitas Date: 08 Set 2010, 12:58
Admilson

Não entendi a sua postagem.... Você não localizou o ABL no esquema? É isso?
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 08 Set 2010, 13:25
Não!.

Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: Sergio Freitas Date: 08 Set 2010, 13:43
Admilson

Pino 4 do fly vai até o pino 33 do micro


Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: admilsonaugusto Date: 08 Set 2010, 14:40
OK, amigo Sergio Freitas, você venceu.
E eu estou procurando a sigla ABL, o que na verdade o que deveria ser, mas lá está HS idendificando o pino 33 do "faz tudo" e eu, antes,  havia desligado esse pino pra vê o que acontecia e ficou sem sincronismo horizontal.
O defeito principal era uma trilha rompido no RGB, na linha do azul que fazia com que o tv ficasse com listas acentuada na escala do azul, e, pra complicar mais um pouco a linha do ABL com o diodo ZD 401 de 5V1, com enorme fuga, fazendo a imagem fica sem contrate.
Obrigado amigo Sergio pela atenção e até a próxima.
Re: TV-Gradiente-GBT2010-Tela Azul com traços de retorno By: Sergio Freitas Date: 08 Set 2010, 15:02
Admilson

Já era o defeito???? Foi isso que eu entendi.

Se ficar boa pode colocar como resolvido...

Outra coisa, reparou que este ABL foge à regra, pois todos sai do enrolamento da alta e nesta tv Não.....
Páginas: 1