Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: saulososa Date: 04 Set 2010, 16:16
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Modelo:   tv 2995 S
Defeito:   Sem cor

Tv esta sem,apesar dos caracteres estarem com a cor mormal ja verifiquei R 410 e esta bom,e a tensão de alimentação do \qa013 tmabém esta normal nos pinos 1 e 16,mas mesmo assim a cor não entra,alguem pode me ajudar?


Obrigado a quem puder ajudar.
Saulo

Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: marcosbr Date: 04 Set 2010, 19:13
 Saulo, Saulo...
Trabalhar com croma, é mais que isto. Veja sistema de cores (PAL-M/NTSC)
Coloque um DVD. R410 e QA013 estão bons.
Ai eu pergunto...
E agora José? ???
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: saulososa Date: 04 Set 2010, 20:46
como já escrevi acima r410 esta bom,so saberei se o tb1203 esta bom apos encontra-lo no mercado para troca-lo.

Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: marcosbr Date: 04 Set 2010, 21:00
 Saulo.
Como escrevi acima, não é isto!
Um aparelho pode funcionar em um sistema, e outro não. Até o menu de usuário faz isto.
Pode ser um cristal, pode ser um CI, pode ser uma solda...
Croma tem que ter osciloscópio, ou então raciocinar e encurralar o defeito.
Veja se tem cor em NTSC.
Não saia trocando tudo. Eletrônica não é adivinhação.
Temos que entender o funcionamento. Pegue o manual do aparelho, analise tudo.
Um informação errada, tira a cor.
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: Claudio Carvalho Date: 04 Set 2010, 21:24
Marcos.

Você esta coberto de razão!  Saulo, veja o set up do usuário e veja o padrão de entrada de cor!!!


Cláudio
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: saulososa Date: 08 Set 2010, 16:12
Infelizmente,amigos trabalho em casa pegos estes biscates e como a maioria dos tecnicos não tenho condiçoes de investir num,osciloscopio.Já fiz o teste de colocar um dvd em ntsc,mas mesmo assim continua sem cor,no menu setup,não ha opção de passar pra ntsc ou pal-m.
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: marcosbr Date: 08 Set 2010, 19:32
 Amigo.
Vai ter que batalhar no IC501.
Eu tenho o esquema, mas não lembro do chassi deste aparelho.
Tem casos, que um reset resolve.
Uma dica assim é difícil, pode ser até 501 mesmo.
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: saulososa Date: 16 Out 2010, 13:15
Já troquei o IC501,cristais osciladore,linha de atraso,bobina L551 e o IC QA13 conversor digital/analogico TB1203AP,porem o problema permanece,gostaria de saber como faço para dar um reset na memoria,desde ja agradeço.
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: jairo silva Date: 16 Out 2010, 13:34
Iinicializar o micro:
Como proceder para inicialização do microcontrolador:
Aperte o mute e solte, aperte novamente e fique segurando, com o botão do controle remoto pressionado e apontado para a TV aperte o menu no teclado da TV se não tiver aperte os dois botões do volume ao mesmo tempo que faz a mesma função e ela entrará no modo de serviço.
1 – Pressione a tecla "S" no controle remoto;
2 – Pressione a tecla "S" no controle remoto e sem liberá-la, pressione a tecla CH + no painel do televisor por 5 segundos ou até o TV ser inicializado.

Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: saulososa Date: 17 Out 2010, 14:44
A reinicialização do micro não resolveu,mas apos retirar os capacitores cn21 e c539  e trocar novamente a linha de atraso X502 a cor voltou ao entrar em pal-m,porem agora não entra em ntsc e mesmo em pal-m ela fica com dificultade de identificar o sistema e fica aparecendo fraca.Já percebi que a conbinação entre os cristais de croma influencia o sistema de cor,quando coloco um cristal de 3,57945 np lugar do 3,58 e coloco um de 3,57611 a cor entra em ntsc perfeitamente sem oscliar a cor.O sistema de cor desta tv é automatico no menu dela não tem a opcção de travar em um sistema determinado,gostaria de saber se tem como fazer uma adpatação no circuito(gatilho),para a tv ficar sempre em pal-m sem oscilar a cor.Não seria uma solução completa mas a pessoa so assiste em pal-m mesmo a programação da tv.A gradeço a quem puder ajudar.
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: jairo silva Date: 17 Out 2010, 15:43
 saulososa você deveria deixar o cristal original se ele estiver bom , seria bom achar um que estaja bom realmente e , tem ao que me parece um tipo de trimpote que é o  R-  551 verifque se ele esta bom e variando , troque os capacitores do circuito da cor , verifique a l-551 e  l-553    e os capacitores c- 504 , c- 509 , c- 510 estes devem ser trocados ok amigo
Re: TV Toshiba tv 2995 S Sem cor By: marcosbr Date: 17 Out 2010, 20:31
 Amigo.
Este cristal não tem "negociação" é 611, e só.
Em croma... Um capacitor, faz a diferença. Não retire simplesmente, troque. (mas apos retirar os capacitores cn21 e c539  e trocar novamente a linha de atraso X502 a cor voltou)
Verifique o pino 25, APC. (controle automático de fase) E também pino 10/21.
Como eu disse... Croma sem osciloscópio, é difícil.
Mas devagar se chega lá. Trabalhe com tensão.
Páginas: 1