Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: jarbascostabh Date: 27 Julho 2010, 14:32
ola pessoal, sou novo na comunidade e tambem estou começando na eletronica.
faço manuntençao em pcs troquei uma fonte para um cliente que estava danificada, entao o cliente me deu esta fonte.
como estou fazendo eletronica abri ela para testar e encontrar o defeito.

como o motivo da fonte ter queimado foi uma descarga eletrica quando estava chovendo, vi logo de cara que um transistor estourou na parte direita e sequindo a trilha um diodo zener simplismente patiu ao meio, ficando so as duas partes da conecsao, logo ao lado um capacitor esplodiu ficando so um ferrinho do lado e ainda garrado na placa, so vi que era um capacitor porque tem a marca na placa.

pergunta, se eu trocar os compontentes danificados posso ligar a fote para ver so esta tudo sendo alimentado?
ou tenho que testar os compontes ao redor antes de ligar a fonte?

aquardo orientaçao para o melhor entendimento.

fonte de pc
jitek 250xa 24p

obrigado.
Re: orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: Claudio Carvalho Date: 27 Julho 2010, 20:11
Jarbas.

Ai é que mora o perigo!  Aparelhos raiados são em geral uma caixinha de surpresas!

Você terá de ir medindo tudo que encontrar pela frente!  Não só capacitores, mas resistências podem ter se alterado, trasnsitores ou CIs podem ter sidos danificados total ou parcialmente, etc,etc,etc,etc,!

Ai vai da sua percepção!  Mãos a obra e depois nos responda!


Cláudio
Re: orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: Almeidaf Date: 27 Julho 2010, 20:14