Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: jarbascostabh Date: 27 Julho 2010, 14:32
ola pessoal, sou novo na comunidade e tambem estou começando na eletronica.
faço manuntençao em pcs troquei uma fonte para um cliente que estava danificada, entao o cliente me deu esta fonte.
como estou fazendo eletronica abri ela para testar e encontrar o defeito.

como o motivo da fonte ter queimado foi uma descarga eletrica quando estava chovendo, vi logo de cara que um transistor estourou na parte direita e sequindo a trilha um diodo zener simplismente patiu ao meio, ficando so as duas partes da conecsao, logo ao lado um capacitor esplodiu ficando so um ferrinho do lado e ainda garrado na placa, so vi que era um capacitor porque tem a marca na placa.

pergunta, se eu trocar os compontentes danificados posso ligar a fote para ver so esta tudo sendo alimentado?
ou tenho que testar os compontes ao redor antes de ligar a fonte?

aquardo orientaçao para o melhor entendimento.

fonte de pc
jitek 250xa 24p

obrigado.
Re: orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: Claudio Carvalho Date: 27 Julho 2010, 20:11
Jarbas.

Ai é que mora o perigo!  Aparelhos raiados são em geral uma caixinha de surpresas!

Você terá de ir medindo tudo que encontrar pela frente!  Não só capacitores, mas resistências podem ter se alterado, trasnsitores ou CIs podem ter sidos danificados total ou parcialmente, etc,etc,etc,etc,!

Ai vai da sua percepção!  Mãos a obra e depois nos responda!


Cláudio
Re: orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: Almeidaf Date: 27 Julho 2010, 20:14
Esse é o tipo de serviço. que não compensa, teras que adaptar componentes e não saberas qual seriam, e tambem devido o problema ser causado por raio, sai completamente da lógica tecnica.  Sai mais barato comprar uma nova do que tentar arrumar essa. Agora se quiser tentar meça todos os componentes dessa fonte, pois como ja escrevi não tem lógica , pois podera ter queimado os trs e zener, mais vai se divertindo !
Re: orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: Canmeira Date: 27 Julho 2010, 22:03
Jarbas,

Bem Vindo ao Tectonny!

Como não sabemos de suas ferramentas, saiba que, nos casos de dúvida quanto a existência ou não de um curto, o melhor é ligar em uma lâmpada em série.

Para esse teste 60W é mais que conveniente.


Abraços!!!
Re: orientaçao com defeito causado por descaga eletrica. By: Felipe FZ Date: 28 Julho 2010, 04:53
Jarbas, exatamente o que os colegas disseram:

_ esquema das chinesas é quase impossível. Apesar de usarem praticamente os mesmos componentes no primario...
_ Use sempre lâmpada série em todos os aparelhos.
_ tenha em mente que fontes chaveadas trabalham com sinal de referência (feedback) e geralmente usam um foto acoplador que gera baixa rigidez dielétrica. Quero dizer com isso, que é muito provavel que nessa sua fonte você tenha defeito em várias etapas...
_ Procure estudar circuitos de fontes chaveadas para ter pelo menos um visão geral ao menos (pequena, que é a que eu tenho).
_ Talvez para um iniciante em eletrônica seja um circuito um pouco complicado.

Boa sorte e um abraço
Páginas: 1