Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 14 Maio 2010, 08:20
Aparelho: TV
Marca:    TOSHIBA
Modelo:   TV2982 MASV LEM9
Defeito:   Verde c/ linhas de retraços

Olá,
A tv ao ser ligada vem com uma tela bastante verde e com linha de retraços, logo em seguida o quadro começa a fechar em forma de 'U', ou seja, fechando nas laterais e embaixo, daí fica ligando e desligando seguidamente.
+B 130 volts
Alimentação do tubo 200 volts ok, 9 volts ok.
Atuando no screem nada acontece.
Eletrolas da linha, visto.
Detalhe a ser considerado são as tensões de RGB que está com aproximadamente 1 volt.


Obrigado a quem puder ajudar.
Elisson

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Paulão Date: 14 Maio 2010, 09:03
Elissom, desligue a linha de cada canhão para ver se é o tubo que esta causando o defeito, feito isso faça o teste tambem com a saida de video, desde que alimentação esteja boa vc vai identificar o problema, boa sorte.
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 15 Maio 2010, 14:26
Soltei os pinos 50, 51 e 52 (RGB) e constatei que em apenas um deles a tensão está normal, 2,5 volts, enquanto nos outros dois apenas 1 volt.
Isso acontece também mesmo desligando os canhões.

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 15 Maio 2010, 14:45
 Use o pino normal, e teste os 3 canhões.
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: paulocruz49 Date: 16 Maio 2010, 15:22
    Amigo, próximo ao fly tem um cabo que vai à placa do soquete, lá tem um resistor de baixo valor ohmico (3R9) que trabalha próximo a um diodo e um cap de ceramica, teste os tres componentes. Boa sorte!!!
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 18 Maio 2010, 08:16
Desligando a linha de qualquer canhão o defeito apresentado não altera em nada.
Aterrado os pinos, ao invés de ter uma cor satura, correspondente ao canhão, a tela apaga.
Este aparelho não tem o dito resistor de valor baixo, a tensão de 200 v (video) passa apenas pelo circuito formado por um diodo, um cap. ceramico e um cap. eletrolítico (tdos vistos).
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Sergio Freitas Date: 18 Maio 2010, 13:58
Teste em outro tubo
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 18 Maio 2010, 14:15
 Elisson.
Se voce desligar RGB, e a screen no ponto. Tem que apagar.
Com um pino que voce diz estar OK, (50, 51 e 52) voce testa os 3 canhões.
Se aparecer a cor correspondente, sem retraços.
Seu defeito é somente o CI.

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 19 Maio 2010, 08:23
Srs. minhas sigelas desculpas.
Juro que tinha vistos todas alimentações, mas ao que parece não reparei a do canhão KG, vinda do transistor 'G' via R902 (560 ohms).
Enquanto os outros KB e KR tem por volta de 150 volts, o sitado está zerado.
Então soltei este pino direto no soquete e a tensão apareceu, oscilante por conta do liga e desliga do aparelho, mas sem ele a alimentação.

Podemos assim afirmar que é o tubo?
Será que o CI está comprometido, tb?

Certo que só trocando....

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 19 Maio 2010, 12:01
 Religue tudo, e deixe o canhão verde desligado.
Tem que faltar somente o verde.
O teste de inversão, continua sendo valido. Voce pode testar ele com a saída R ou B.
O fato de desligar, e aparecer tensão. Pode ser tubo sim, mas também pode ser na placa.
Assim como inverte a entrada RGB, voce pode inverter a saída RGB. (canhões)

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 20 Maio 2010, 08:21
Pois bem!
Desligando apenas o canhão verde o defeito se mantem.
realizei testes tanto nas entradas como nas saídas RGB e apenas duas coisas ocorreram, ou tela verde c/ retraços ou tela sem trama.
Em nenhum momento uma determinada cor predominou.
Usando o circuito que esta polarizado no canhão verde a tensão também morreu...
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 20 Maio 2010, 10:19
 Não entendi o porque do verde com canhão desligado.
Se tiver um soquete, coloque aí, limpe bem a placa, veja aqueles espaços de centelhamento.
Pode testar o tubo primeiro também. Tanto faz.

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 20 Maio 2010, 16:54
Só me falta trocar o tubo (até pq ñ disponho de outro para teste no momento)
Mas acredite, qualquer canhão que desligo o defeito se mantém, cheguei a desligar os três ao mesmo tempo e ainda assim tinha tela verde com linhas de retraços.
Tb limpei a placa e troquei o soquete.
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: wenden costenes Date: 20 Maio 2010, 17:58
caro colega pode testa em um tubo de 20   dica troque a memoria
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 20 Maio 2010, 18:05
 Enquanto não tem tubo, vamos brincar um pouco. kkkkkkkkkkkkkk
Desligue o fio que alimenta o filamento, e coloque uma alimentação externa. (tem que cortar a trilha que aterra o filamento)
Deixe R e B ligados. O verde tem que sumir.
Por ultimo, ligue o G.
Isto é para verificar algum curto, em relação ao filamento.
Tubo de 20" pode testar.
Memória???  Verde com RGB desligado eu acho meio difícil.
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: wenden costenes Date: 20 Maio 2010, 20:01
ACHO É BENEFÍCIO DA DUVIDA   CARO MARCO EU JÁ RESOLVI ASSIM. 
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 20 Maio 2010, 20:08
 Eu falei acho para não desagradar. Se prefere assim...
Tenho certeza. Voce resolveu outro defeito.
Se ele desliga todos os pinos do cinescópio... A memória esta agindo onde?
Filamento ou alta tensão????

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: wenden costenes Date: 20 Maio 2010, 20:34
CARO MARCOS TEM ALGO ERRADO COMO DESLIGA OS PINOS DO CINESCÓPIO E CONTINUA VERDE ? VC NÃO DESAGRADA PORQUE ISSO É UM FORUM PARA TIRA DUVIDA.  SE É DESLIGADO OS PINO DO CINESCÓPIO  DE ONDE VEM AS CORES PRIMARIAS. VOLTO A DIZER  TELA ROSA   TELA VERMELHA  COM RETRAÇO JÁ RESOLVI COM A TROCA DA MEMORIA  NÃO É O CASO   É UMA OPÇÃO

Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: Elisson Aragão Date: 22 Maio 2010, 14:20
De fato,
Usando um tubo de 20", o aparelho funcionou quase que perfeitamente.
Agradeço o empenho de todos, tenho a certeza que deixo este tópico muito enriquecido de idéias, vindas de grandes profissionais.

Obrigado!!!

:police:
Re: TV TOSHIBA TV2982 MASV LEM9 Verde c/ linhas de retraços By: marcosbr Date: 22 Maio 2010, 14:38
 Elison.
Parabéns por ter entendido tudo, e resolvido.
Quando eu disse:  Enquanto não tem tubo, vamos brincar um pouco.
Não é só brincadeira não.
Eu coloco estas coisas, exatamente para pesquisa futura.
Vai que o cara realmente não tem um tubo para testar.
Evita ficar trocando por trocar.
Um abraço.

Páginas: 1