Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Wander-sat Date: 05 Maio 2010, 12:23
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   29CC9RL
Defeito:   Qual o valor do +B???

Estou com excesso de Alta nesta TV e com  +B medindo 150v. Alguém sabe informar se está correto?

Já troquei C406 e SOKET. Acho que o tubo já era, mas gostaria de ter serteza antes de Colocar outro! Um abraço a todos.
OBS: Olha o esquema dela aí: TV LG 29CC9RL


Obrigado a quem puder ajudar.
Wanderlei

Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Sergio Freitas Date: 05 Maio 2010, 13:03
http://search.4shared.com/q/1/29CC9RL
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: wander-sat Date: 05 Maio 2010, 19:37
Oi amigo sérgio! Baixei esses dois arquivos: http://www.4shared.com/file/3be-VhI5/AUXILIO_TCNICO_DA_FONTE__2_VER.htm , http://www.4shared.com/document/euM6MnAw/LG_TV__29CC9RL_IMAGEM_ESCURA.htm , além do esquema que eu já tinha e nenhum fala com clareza da voltagem do +B. Isso aqui é interessante , mas não fala:
   
AUXILIO TÉCNICO DA FONTE TV LG 29CC9RL-L1

Essa TV trabalha com duas fontes uma para Stand-by IC 881 e T 881. A outra para alimentação geral IC 810 e T 801. Para funcionar a TV é preciso primeiro que a fonte do Stand-by esteja funcionando, pois essa fornece seis v para o regulador 823 para a alimentação do micro. O micro funcionando polariza a base do Q 809 com 0,67 v o qual chaveia o relê RL 802 o qual manda a tensão AC para a ponte retificadora
DB 801 o qual depois da tensão retificada e filtrada por C 837 entra no pino nove do T 801 e sai no pino seis para polarizar o IC 810 essa tensão é em torno de 170 v e é a principal para o funcionamento da fonte de alimentação geral.

A regulagem da fonte geral é feita através do acoplador ótico IC 802 e o regulador de tensão Q 830. Essa é apenas uma prévia básica do funcionamento da fonte para facilitar o diagnóstico da mesma.

Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Sergio Freitas Date: 05 Maio 2010, 20:37
Wander

Se eu entendi voce quer as tensões da fonte.

Está em amarelo
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: wander-sat Date: 05 Maio 2010, 20:48
Era isso mesmo irmão! Veleu pela acordada (Não tinha visto) rsrs. Estou nela agora. Jajá posto alguma coisa. Um abraço.
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: wander-sat Date: 05 Maio 2010, 22:06
Montei a Placa + Defrectora em um tubo fraco (Condenado) de 20" e a TV Ligou! Acendou a tela com muito brilho, tentei diminuir no screen mas não diminuiu (O controle de Screen foi todo para anti-horário), Quando ia virar a placa para medir as tenções, o tubo foi degolado!!! Não deu tempo!!!

Qual deve ser o procedimento nesta situação?
Estou com medo de montar em um tubo de 29" e perdê-lo.
O que devo fazer?
Fico no aguardo...
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Sergio Freitas Date: 05 Maio 2010, 22:41
Isso é defeito tipico de vertical (desvio de feixe)

Verifique as fontes do vertical +14 e -14V

Verifique a frio.

Tire o soquete do tubo que não degola.

Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: marcosbr Date: 05 Maio 2010, 23:41
 Antes de tudo, a fonte.
Capacitores no coletor do saída horizontal. Na duvida, troque.
Se ela funciona, fácil de voce verificar as fontes. (cuidado com a alta)
Depois de tudo verificado, teste em outro tubo meia bala.
Deixe a screen no ponto, ligue e rapidamente, não abuse.
O defeito de vertical, é fácil de identificar. A tela fica sem foco, tipo arco íris e toda manchada.


Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Claudio Carvalho Date: 06 Maio 2010, 06:54
Wander.

Eu respondi ao seu pedido por MP, e veja pela hora que ainda não tinha lido aqui o mesmo pedido que me fez lá!

O +b deve ficar em volta dos 130 v. e se degolou o seu tubo de 20, a resposta do Sérgio tem procedência total!

Só retificando o que o Marcos escreve, defeito de vertical também deixa a tela branca sem retraço, OK!

Agora é com você ai!


Cláudio
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: marcosbr Date: 06 Maio 2010, 09:22
 Eu respondi porque também recebi uma MP.
Excesso de brilho sem screen, é uma coisa. O Vertical esta bem explicado o sintoma.
(O defeito de vertical, é fácil de identificar. A tela fica sem foco,   tipo arco íris e toda manchada)
Se ele identificar o defeito, desliga o aparelho e faz o reparo.
A degola instantânea, vai acontecer por causa do horizontal.
A descrição do defeito, é a base para minha indicação.
Estou com excesso de Alta nesta TV e com  +B   medindo 150v
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: fuao Date: 06 Maio 2010, 11:08
Olá meu caro amigo Wander !!!

Confesso a você que conheço pouca coisa dessa TV, mas com esquema em mãos lendo todas as postagens já feitas, creio que posso tentar ajudar em algo.
Essa fonte sem dúvida está alta e pode ser ela a grande vilã dessa catástrofe. A tensão dessa fonte é em torno de 120V e o problema dela estar em torno dos 150V pode ser causado por:
- C840 (22x50V)
- Foto Acoplador IC802
- ZD827
- Q804
É claro que outros componentes podem causar esse problema, mas esses que mencionei são críticos. Mesmo assim vou apostar que o problema ai está no C840.
Tem outro detalhe, tudo indica que com esse problema da fonte estar alta, que os eletrolas C816 e C817 possam ter sofrido alterações e deformações. É altamente recomendável troca-los.
Quanto ao problema da degola, como disse o amigo Sergio, desencaixe o soquete do cinescópio para que você possa ligar a TV o tempo suficiente (sem demora) para fazer medições principalmente na linha do +B e no vertical.
Se você normalizar a fonte e checar as tensões no vertical se estão corretas aí sim você poderá encaixar o soquete do cinescópio e observar o que aparece na tela.
Se aparecer na tela o sintoma que o nosso amigo Marcosbr mencionou, desligue imediatamente a TV para evitar a degola do cinescópio e cai dentro desse vertical que o problema pode estar na linha de +14V, -14V ou no IC301.

Abraço
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: marcosbr Date: 06 Maio 2010, 11:27
 Tudo isto, quando normalizar o +B e trocar os capacitores que eu citei.
Voces não estão observando que não tem mais perigo. Ele pode verificar as fontes sem perigo nenhum.
O que tinha para acontecer, ja aconteceu. Volto a insistir, o vertical não faz isto de imediato. Quem faz isto é o horizontal.
Constatou defeito no vertical, desligue e corrija.
Citação de: Wander-sat online 05 Maio 2010, 12:23Volto a
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   29CC9RL
Defeito:   Qual o valor do +B???

Estou com excesso de Alta nesta TV e com  +B medindo 150v. Alguém sabe informar se está correto?

Já troquei C406 e SOKET.
Acho que o tubo já era, mas gostaria de ter serteza antes de Colocar outro! Um abraço a todos.
OBS: Olha o esquema dela aí: http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,1402/


Obrigado a quem puder ajudar.
Wanderlei


Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Sergio Freitas Date: 06 Maio 2010, 11:32
O Marcos tem razão.

Troque o capacitor de largura. TROQUE SEM MEDIR
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: wander-sat Date: 12 Maio 2010, 23:06
 :D Uffa! Até que em fim...

Acabou entrando outra TV Idêntica apenas com TSH em curto,
fiz os reparos e antes de entregar fiz alguns testes. rsrsrsrs.

Depois da TV OK, retirei o +B (Pino 2 do Fly) e encontrei os seguintes valores:

LED Aceso (Stand By) = +B = 0v
LED Apagado (Power ON) +B = 125v (Medições feitas no C817)

Aproveitei também e testei minhas peças:

Flay Back, Socket, C903, Largura (C406), e Vertical =  Tudo estava OK.

Então parti para o meu chassis, soltei o +B e com o LED Apagado quando eu deveria ter 125v no C817, estava com 150v.

Tenda a certeza que meu problema era apenas na fonte, caí dentro dos componentes:

IC802, IC882, Q804, ZD827, Q830, C840, R832, R834, R836, R837, R839
E adinvinha?............ Eram os R830 e R831 Alterados!!!

Depois de pronta, testei a minha placa na 2ª TV que entrou e ficou beleza!!!

Agora estou atráz de outro tubo.  :'(

:police: Agradeço a todos que me ajudaram e o que eu puder fazer por vcs com certeza farei...

Wanderlei.
Re: TV LG 29CC9RL Qual o valor do +B??? By: Sergio Freitas Date: 12 Maio 2010, 23:17
Parabéns Wander
Páginas: 1