Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: Percí Date: 01 Fev 2010, 16:02
Aparelho: Forno de micro-ondas
Marca:    qualquer marca
Modelo:   qualquer modelo
Defeito:   Faiscando no gabinete

Boa tarde amigos, o que eu gostaria de saber é a causa (fenômeno físico ) que ocorre em alguns fornos de micro-ondas, aquele faiscamento que é uma espécie de curto circuito dentro do gabinete de alguns aparelhos, mas que deve ser de alta tensão visto que trata-se da reflexão de ondas e que também creio não ser por causa de ferrugem já que muitos tem muita ferrugem e não faíscam e outros não tem ferrugem e apresentam o problema, sabendo da causa real podemos efetuar o reparo com mais segurança de que aquele aparelho não vai retornar, obrigado, Percí.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí

Re: Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: Percí Date: 01 Fev 2010, 16:05
Quis dizer que não deve ser de alta tensão.
Re: Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: trudes Date: 01 Fev 2010, 19:23
Perci, normalmente os estalos em micro-ondas, são causados por vazamento de alta tensão. Esses vazamentos podem ser nos cabos, na ponta do magnetron, ou no capacitor. Na maioria dos casos, o culpado, é o capacitor. Mas verifique o magnetron,a cavidade onde ele é instalado, limpe os cabos de alta, verifique se não tem nenhum já corroído pela alta tensão, afaste eles o máximo que puder da tampa e de qualquer lata, e verifique também o diodo.
Re: Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: maiatech Date: 01 Fev 2010, 20:08
deve ser devido ao ferrugem que fica solto preso na tinta, ai ele decarrega no gabinete
Re: Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: Percí Date: 02 Fev 2010, 11:45
Bom dia, Trudes os casos estranhos que tenho pego são de faíscamento dentro do gabinete onde vai o alimento, alguns de fornos relativamente novos em que o bloco de potência não tem nem pó ainda, e ocorre em pontos diferentes tipo entre a porta e o gabinete, onde tem o trevo que traciona o prato(nesse caso o trevo plastico derreteu), também dentro da guia de onda onde vai encaixado o magnetron, ou seja nos locais onde circulam as micro-ondas e não no bloco gerador das ondas, daí a minha dúvida para o reparo pois dentro da guia de onda onde vai o magnetron o fabricante nem pintura faz, então não deve ser problema de isolação e tive um caso desses em que a proteção plástica na saída do guia de onda dentro do gabinete estava derretendo por causa de faiscamento aí simplesmente inverti essa tampinha e o faíscamento parou e não voltou mais, então que conserto foi esse que eu fiz?
Re: Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: medeirosfran Date: 02 Fev 2010, 12:08
 :D amigo já peguei um desses tinha muita gordura em torno do casquete então tente lavar esta região com agua fervendo e limpe bem, acho que poderá ajudar um pouco.
Re: Forno de micro-ondas qualquer marca qualquer modelo Faiscando no gabinete By: trudes Date: 02 Fev 2010, 12:50
O que o medeirosfran posta, procede. A gordura faz o material conduzir, seja ele de matéria plástica ou mica. Já peguei casos em que a cruzeta ou trevo plástico como você chama, estar derretido. Mas veja bem, tem pessoas que ligam um micro-ondas sem ter nada dentro para aquecer (esquece de por). Aí o que acontece, a micro-onda, vai procurar alguma molécula para agitar. E normalmente, ela acaba achando um ponto com gordura, um plástico, ou uma lata com pouca tinta. Por isso, muitas vezes acontecem estalos, mesmo não tendo nenhum problema aparente. 
Páginas: 1