Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 21 Mar 2010, 17:30
Aparelho: TVC
Marca:    Philco-Itautec
Modelo:   PCS2956
Defeito:   Não Liga, inoperante

Ola amigos!
Apareceu mais uma, a outra era PCS2956N, esta TVC chegou morta, nada funcionando, de cara constatei Q901 queimado e IC901 morto, foram substituido, ok, fonte primaria voltou a operar, gerando 130V no (+B2), porem ao ligar o botão power, ela quer partir mas já desliga, provavelmente por proteção, ainda não achei "quem", então temos a seguinte situação: no IC904, pino 1 corte da linha (power_FNT) em 0V, quando precionada chave liga, curto pulso vai então para 3,9V, Pino 2 com 10,2V fixo, ou seja fonte primária aparentemente ok, onde IC101 (micro) pino 13 (power) com 4,6V.
No (+B13) +180V, mesmo que por um curto periodo, chega a 162V, com isso, estou entendendo que o TSH (Fly) esta ok, acho!
Testei o Q704 Mos-Fet e estava com fuga, Pin-Cushion - IRF I520N, foi substituido, mesmo assim nada mudou.
Testado ainda R905 = 12R ok, ZD701 (8V2)ok,C718 = 22microF/250V ok, R722 = 10R ok, R605 = 98,8R (100R),ok, ta faltando alguem mais, senão estaria funcionando, quem sera?
Nota: Leitura da Bobina defletora, medido com Mult. Anal. e Digital, onde:
Vert. = Anal.= 7,4Ohm / Dig.= 7,7Ohm
Hor. = Anal. = 0,8 Ohm / Dig. = 0,9 Ohm
Aguardo ajuda e sujestões dos colegas.
Saudações e grande abraço,
Matrix57.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 21 Mar 2010, 18:08
Ola, informação importante: Testei também todos os diodos retificadores da fonte primária e secundária, nehum com fuga ou em curto, todos ok.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 23 Mar 2010, 09:52
Bom dia!
Chiiiii..., ninguem se encantou pelo meu problema!
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: gilbert81 Date: 23 Mar 2010, 20:55
Ola amigo, desculpa mas só agora vi seu post. A poucas semanas atras peguei uma tv dessas com defeito mto parecido com o seu, logo encontrei o R711 queimado, o c725 tm com defeito, mas junto com isso tive q tbm q trocar o fly back....espero q t ajude. Boa sorte.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 23 Mar 2010, 21:36
Ola, Gilbert81!
Agradeço seu interesse, vou checar amanhã os itens que você mencionou.
No dia de hoje, ainda verifiquei uma possivel situação de sobre corrente de foco, pois como mencionei, esta entrando a proteção, assim sendo soltei o fio do foco na placa do cinescópio e retirei e testei o C802 (472) 4n7, o qual esta bom, liguei a TV  e o mesmo sintoma, desligando por proteção.
Os proximos passos vão ser os componentes mais criticos como TRC, Bobina defletora e Fly-back, só espero não ter uma nova frustação de ser o  cinescópio ou Bob. Defletora e nada poder ser feito, pois ninguem se habilita a transportar um TRC e a bobina defletora esta colada com uma cola nojenta da 3M (adesivo FDP) que ninguem sabe ou conhece a tecnica de desmontagem.
Saudações e grande abraço.
Matrix57.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: Almeidaf Date: 23 Mar 2010, 22:36
veja os dois filtros do +B.  .Ic 701 solda fria.  . Veja quando liga se passa pino 8, fly 20V, percorre essa linha , inclusive o c 711.  Tambem Q 707, em volta dele, percorre essa linha.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 24 Mar 2010, 22:24
Ola Almeidaf!
Agradeço tambén sua atenção, agora já tenho boas dicas e importantes, pois atecedem os componentes criticos que citei.
Volto a informar apos verificar e checar os itens mencionados.
Saudações e abraço,
Matrix57.

Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 25 Mar 2010, 21:59
Caros colegas, Almeidaf e Gilbert81!
Primeiramente verifiquei os Cap. Filtros da Fonte +B C922 e C924, ambos ok. IC701 nada de soldas frias, ok. C711 (1K) 100n, ok. Q707, testei o transistor, estava aberto, foi substituido, original DTA144EKA por (BC857A) tambem testados os componentes associados a esta malha, todos, ok. Medir pino 8 (Fly) ABL, ao ligar TV, tensão de 35Vdc ou 10,7Vac, porem TV continua ainda como mesmo sintoma. Aguardo novas dicas e eu vou continuar pesquizando.
Saudações e abraço,
Matrix57
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: marcosbr Date: 25 Mar 2010, 22:36
 Acho que ja te passei esta tabela em outro tópico. Não deixe passar nada aí.
Outro ponto critico deste aparelho, é CI 8177F (tem que ser F) Ainda vai o alerta.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 26 Mar 2010, 11:22
Bom dia Marcos!
OK, vou revisar os itens desta tabela, aguardo outras sugestões,
Saudações
Matrix57.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 28 Mar 2010, 14:18
Ola a todos!
caríssimos, estou com uma dificuldade, preciso do circuito da PCI Cinescópio desta TVC, (PCI-60), vasculhei em todos os links disponiveis e não consta a versão de circuito que equipa esta TV, em minha pesquisa encontrei a PCI no modelo TPF-2941, que esta utulizando esta versão de PCI com o CI - TDA6108JF, mas não consigo maximizar, o tamanho esta muito reduzido não permite ampliação. Quem puder ajudar agradeço.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 28 Mar 2010, 18:18
Ola! Boa tarde a todos.
Continuando, circuito da PCI cinecópio já resolvido.
Alo Almeidaf e Marcosbr, foquei no dia de hoje todas as suas sugestões e observações, a tabela postada pelo Marcos, checados todos os componentes, onde apenas C706 = 8n2F/1.6Kv com valor alterado (7,2nF) e foi substituido, os demais OK.
Demais testes:- Filamento do cinescópio, ok. - Fuga ou curto entre filamento e catodo = negativo. - Fuga ou curto entre catodo e G1 = negativo. - Polarização de G1 = Ok. - Polarização de G2 = Ok. - Emissão By = 80%; Gy = 84%; Ry = 84%, com este resultado o TRC esta OK. Fazendo uma analize mais criteriosa dos circuito, como ja comentei ateriormente, temos na base de Q703 = 1,3V, quando acionado o botão de partida, +B7 = Ok e +B3 = Ok, agora se a proteção esta entrando, por "power FNT" gerado em IC-101(micro) e pelo driver Q920, onde o IC904 fica inibido por meio de CTL pino 1, assim sendo nem com resa braba esta TV vai funcionar pois +B7 fica morto. Agora, como causadores desta doença temos, o micor IC101, não acredito que seja, mas tudo é possivel ou então esta vindo por SVHS.Det, ou PROT para IC-101, ou Power-DET, tambem para o IC-101, quem será???, vou continuar tentando na pesquisa,  preciso de dicas dos experientes, aguardo.
Saudações a abraço,
Matrix57. :(

Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 02 Março 2010, 19:53
Ola, caríssimos colegas!
Bem, voltando de longa "imbernação", pois tive um problema de fornecimento do "fly", o fornecedor me enviou código errado, ai tive que provar, e intercedi junto ao fabricante Brasalfa, o qual me informou que o código substituto do original FFA97017L (Daewoo) é o 6174Z-6012F e não o que me enrrolaram no FFA97017L(1), e isso trouxe atrazos, custos adicionais e transtornos.
Montei hoje o novo Fly e infelizmente a TV esta na mesma situação, conforme todo historico anteriormente já descrito, o bicho ta pegando mesmo, agora preciso de mais ajuda ainda, com quem eu posso contar?
Saudações e abraço,
Matrix57. :(
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: marcosbr Date: 02 Março 2010, 20:50
 Valdir.
Vou te dar uma sugestão. Voce esta pecando nas suas explanações sobre o defeito.
Não que esteja errado, mais quem vai opinar, vai ter que debruçar no esquema e refazer todos os seus passos para acompanhar seu relato.
Eu vou dar uma opinião, procure ser mais direto nas conclusões.
Olha só, eu estou achando assim.
Fonte parte, oscila e corta. Provável proteção. Veja o que eu disse.
Este aparelho protege, por causa do vertical (muito comum) protege também, se voce desliga-lo.
Lembrando que tu estava trabalhando com o fly errado. (piorou)
Se não resolver trocando o saída. Comece o trabalho sempre em standby, ja elimina alguma coisa.(force, se precisar atue no micro)
Caminhe nas secundarias, 55V vai para 33V. (9V vai pra 5V) Isto somente no seletronic.
Até mesmo um saída de som pode proteger. Imagine um fly errado o que faz.
Descarte o máximo possível de circuitos, aí voce encurrala o defeito.
Pode contar com todos.


Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 03 Março 2010, 09:22
Ola, Bom dia Marcosbr!
Bem, devo concordar com você, porem o proposito é deixar tudo muito claro e com isso a gente acaba falando demais. Também acho importante que este defeito ainda não havia sido discutido neste forum, então é um defeito importante para todos e encontrar o "defeito" é mais importante ainda, pois será de dominio de todos.
Agora pela manhã voltei a TV, refiz varias medições e como anteriormente informado ela continua em situação de "Stand-by", com tensões normais em +B4 (18V); H-Start (10,3V); +B8 (5,6V); +B9 (5,1V); +B2 (131V), só não tem o +B7 e +B10 pois esta em corte via CTL de IC904. Medi ainda os varios pontos chaves da tensão +5 V para o micro IC101 e memoria IC102, aparentemente tudo OK. Agora vou voltar a etapa do Vertical e talvez encontre alguma coisa, depois volto a informar.
Saudações e abraço,
Matrix57.

Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: marcosbr Date: 03 Março 2010, 09:59
 Da uma nova olhada, onde você encontrou problema. (+B7, Q707)
 Confira todos os pontos estabilizados por zener, é o primeiro suspeito, em caso de varação de tensão.
 Pense no serviço começando agora. Lembre que o fly estava errado. O vertical, coloca outro.
 Vai com calma e retorne.




Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 03 Março 2010, 21:37
Ola, Boa noite Marcos!
Boa noite a todos!

Bem, tá complicado, acho que aquela sua fala de quem vai opinar sobre o defeito vai ter que se debruçar sobre o esquemario passa a ser vedadeiro, digamos não se debruçar mas no minimo consultar o esquemario para opinar.
- Primeiramente substitui o IC601 (TDA8351) apesar de te-lo testado apos retirado do circuito, defini como OK, mas tudo bem, mesmo assim coloquei um novo (Philips), chequei novamente todos os componente associados na estapa do Vertical, tudo ok.
- +B7 em Q707 esta OK, aciona power, mesmo por curto periodo temos +8,5 V no emissor e o Zener ZD703, catodo no emissor de Q706 esta regulando +4,8V, então OK.
- Testei pelo modo polarização direta e reversa com o multimetro todos os Diodos Zeners do circuito, sendo: ZD901, ok; ZD701, 0k; ZD703, ok; ZD501, ok; ZD502, ok e ZD503, ok. Depois testei eles com tensão presente no modo liga (power-on)  para saber se regulavam na tensão indicada  no  circuito, e todos ok.
Que bicho é esse que não se consegue encontra o defeito??  Ta com cara de ser alguma idiotice, mas o que??
Olha, até aqui já foi uma cacetada de componente testado e alguns substituidos. Continuo precisando de ajuda.
Saudações e abraço,
Matrix57. >:(
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: marcosbr Date: 03 Março 2010, 22:20
 Matrix.
Não tem muito o que ver no esquema. Veja só, voce mesmo diz: Esta tudo bom!! (teria que funcionar)
Agente de longe, só vai opinar pra te lembrar alguma coisa.
O fato de desligar, não é necessariamente "proteção" da fonte. sua fonte pode vacilar com consumo, pode ser o IC501 cortando. Voce pode colocar um tubo 20" com defletora, sem ligar a alta tensão. Se pelo menos filamento acender, ja elimina. Pode trabalhar com carga de lâmpada.
Pode um monte de coisa...
Nós a distancia, vamos opinar de acordo com o circuito que voce estiver trabalhando.
Por isto eu falei sobre o esquema.
Tudo bem, pegamos o esquema. Vamos analisar qual circuito? Tudo????
Eu te alertei pelo seguinte, tem horas que temos que parar de analisar tensões, e meter a mão na massa.
Um resistor alterado fica lá quietinho, e faz uma lenha no aparelho. voce vai ter que levantar e medir fora do circuito.
Tem que se definir um ponto, é fonte, é horizontal, é proteção, é vertical???
Dentro dos meus limites, o que precisar estarei a disposição.
Um abraço.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: matrix57 Date: 04 Março 2010, 09:07
Bom dia Marcos!

Não tenho com discordar de você, eu preciso apenas mudar os metodos e procedimentos, portanto vou difinitivamente identificar e isolar a estapa do circuito defeituoso, como isso é racional, vai me levar ao menor numeros de causas possiveis, portanto mão a obra e obrigado por enquanto, volta a informar assim que tiver novidades.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante By: luiz carlos hz Date: 05 Março 2010, 10:28
bom dia matrix,o seu problema esta no circuito de proteção.pode trocar direto o q 923(BF423).se medir ele na escala de RX10K vai ver que ele esta ruim.um forte abraço amigo 8)
Páginas: 12