Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 25 Novembro 2009, 21:35
Boa noite à todos!

Esse aparelho chegou com o seguinte sintoma:

Liga e dentro de segundos desarma.
Indo aos módulos de saída, C2166 de 22mf/50v estava explodido, com seus pedaços para todo lado.
Os fet T7162 e T7165 estavam em curto, e os resistores deles de 0,047ohms abertos.

Substitui:

- Os eletrolíticos

2166, 2117, 2170, 2124 - 22mf/63V (não achei por 50V)

2114, 2168, 2164, 2123 - 1000mf/50V

- Os Fet:

T7162 e T7165 por originais

- Os resitores SMD:

R3182 e R3184 de 0,047ohms - Não achei os Smd que pareciam ser de uns 2 ou 3W, coloquei comuns.

Feito isso, verifiquei outros componentes periféricos, não achando nada anormal. Liguei o aparelho e ocorreu o seguinte. O aparelho passou a ficar funcionando, porém apenas 1 canal apresentou audio normal, o outro apenas um zumbido e senti cheiro de componentes queimando...

Aberto novamente, retirando os modulos, descobri o transistor T7200 (smd - PZT 2222A) e o diodo D6200 (smd PDZ 10B) torrados! Esses componentes ficam junto aos outros FET que não troquei, pois estavam bons...  verificando novamente o aparelho, nada de anormal encontrei, ou seja, pode ser que tenha ficado algum restinho de solda, em algum smd e eu não reparei, ou deve existir algum outro problema que não estou conseguindo localizar (o mais provável)...

Ocorre que agora não consigo nem encontrar esses componentes para comprar... então gostaria de pedir a ajuda dos colegas, com a análise do defeito e se algum colega faz esses aparelhos, gostaria muito da indicação de onde poderia encontrar esses componentes ou na pior da hipótese o módulo inteiro. Se algum amigo tiver esses componentes ou esse módulo, e desejar repassar, pode entrar em contato por aqui mesmo ou po MP.

Abraços

Felipe
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 25 Novembro 2009, 21:37
O esquema é exatamente esse do manual de serviço:

http://www.4shared.com/file/74717529/5fe39603/PHILIPS__FWM912-BK.html?s=1
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Novembro 2009, 21:53
Estas placas nao se encontram mais,...  nem na autorisada philipis...vc tera que se virar com a que vc tem ai e tentar resouve-la ok?...começe com a placa amp inferior que é alimentada pela fonte e deixando desligada a placa superior.....resouvendo...parta para a superior , sendo que esta depende a inferior para ser alimentada...nota que estes smd tanto resistores como os trs smd ao ser substituido por outro equivalente  tem que ter as mesmas caracteristicas de trabalho,caso contrario queimara novamente ok?..os trs e os féts junto aos diodos ...sao os primeiros a serem danificados e quase sempre se resouve com a troca dos mesmos...mas nao pode deixar passar em brando nenhum, caso contrario...ja era...
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 25 Novembro 2009, 22:00
Então Max, eu imagino que não se ache... exatamente, o problema é no master, o de baixo, que recebe a alimentação. A outra está legal. O único componente que não usei original, foram os resistores... os cap usei por 63V. Você já fez substituição desse diodo e desse transistor? Usou smd mesmo ou comuns?
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Novembro 2009, 22:28
Ja sim amigao...mas na maioria das veses ficou alguma sequela no funsionamento...mas deu pra passar...as que eu repus com peças horiginais...ficaram todas perfeias...vc só nao pode deixar passar nenhum componente em branco..caso contrario queima todos que vc trocou na hora
ai vem o preju

Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 26 Novembro 2009, 02:17
OK quanto à isso Max, curioso é que após a troca dos componentes, a nova queima foi na mesma placa, mas no caminho do outro par...

E por acaso você não tem anotado aí na ordem o que usou como substitutos do transistor T7200 (smd - PZT 2222A) e o diodo D6200 (smd PDZ 10B)? Nem os resistores smd de 0,047 achei aqui... acredito que devam ser de 2 ou 3W??
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: antesateletronica@terra.c Date: 26 Novembro 2009, 10:02
Amigao...este amplificador é carniça mesmo...mas vou ver se tenho marcado aq e te passo....normalmente marco os equivalentes quando a esta dificuldade....meu forte nao é ap de som nao mas  nao se preocupe que tem uns cabras bons em ap de som como o carlos m... e o surfaçe..ricardo entre outros que poderam te orientar melhor doque eu ok....qual quer coisa te retorno aq ok? abraços
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Canmeira Date: 26 Novembro 2009, 10:23
Felipe,

O diodo é um zener de 10V e o transistor é NPN - High Current Amp - 40V - 0,6A - 1,15W. Veja se acha um substituto.

Atente para o detalhe do resistor, conforme bem descreveu...não serve 0R47....somente R047.... pois dá diferença.


Boa Sorte!!!
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 26 Novembro 2009, 16:33
Olá Carlos, obrigado pela resposta... ok quanto aos resistores. Creio que são de 3w. Gostaria mesmo de descobrir algum local na rede para comprar esse material todo, visto que até mesmo os resistores não encontrei aqui.
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: surface Date: 26 Novembro 2009, 18:54
bom amigo ,todas as dicas dada pelos nossos amigos sao exatamente isso é so seguir o esquema e trocara as as peças defeituosas por valores exatamente iguais e quando testar ligue o aparelho com a lampada em serie 60w flw

Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 26 Novembro 2009, 19:33
OK Surface, nesse caso mesmo com a lâmpada ainda aconteceu a queima... alguém sabe se os resistores são 3w mesmo?
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: surface Date: 26 Novembro 2009, 19:51
Entao o curto esta feio ,uma  vez eu peguei um som e troquei as saidas foi ate num aiwa da vida ,liguei o som em serie com a lampada e tinha curto ainda ,sabe onde estava o curto naqueles plugs das caixas de som um fiapo de fio fechando curto retirei e pronto ,solucionado o defeito veja isso tambem  ok ,agora a respeito de peças deste som recomendo que vce procure sucata deste som princinpalmente dos modulos de saida se nao conseguir tera q comprar as peças em autorizada Philips passando o modelo do som e as posiçoes dos componentes talveis ele vao te pedir o ( part  number ) dos mesmos .
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 26 Novembro 2009, 20:21
Beleza então, obrigado pela resposta... curioso é que além de trocar os eletrolíticos, ainda verifiquei tudo com cuidado, inclusive esse diodo e esse transistor e com certeza, estavam 100%. Essas placas são simetricas, então não fica difícil de fazer as medidas. No meu caso, um fiapo de solda fechando um capacitor smd já faria isso... pode ter sido isso mesmo. Se viesse da alimentação, acredito que a outra placa também sofreria os efeitos.
Vou começar a procurar agora o transistor equivalente. O zener acrdeito que 10V/1W resolva. Agora, os resitores é que se forem de 3W mesmo, são gigantes em relação aos smd.

Abração
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: surface Date: 26 Novembro 2009, 21:43
Sim, mais em relaçao a W dos resistores nao sao muito criticos nao, mais vce pode fazer o seguinte ,procure em sua sucata de placas de som aiwa essas resistencia alguns valores, ate tem fica mais facil vce subistituir esses resistores smd ,usando sucata aiwa doque vce vce colocar aquelas resistencias comuns, que sao grandes o impoortante sao os valores homicos ( _o_ ) ok
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 27 Novembro 2009, 04:30
OK, os resistores já resolvi, o zener vai entrar um de 1w mesmo, já o transistor PZT2222A, pelo que vi no datasheet é 1,5W de dissipação, vou ver se consigo alguma coisa parecida ao menos. Andei olhando o esquema, e antes de montar, vou dar uma procurada no que causou esse excesso em cima do zener e desse transistor... pode ser que esse aparelho tenha passado em outra oficina.
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 29 Novembro 2009, 05:32
Ainda não consegui um transistor equivalente ao PZT2222A... por isso peço novamente aos colegas, quem tiver esse material na sucata e desejar negociar, por favor entre em contato. Caso exista também algum local conhecido na internet que tenha ele, gostaria da indicação.

Grato e abraços.
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 07 Dez 2009, 19:45
Amigos, hoje pegando novamente no aparelho, descobri o porque do segundo problema... foi culpa minha mesmo, tinha deixado passar 2 resistores de 270ohms que vão em série com os de 0,047... agora continuo à procura do  smd PZT2222A ou seu equivalente, NPN - High Current Amp - 40V - 0,6A - 1,50W. Não tenho sucata desse aparelho aqui, se alguém puder ajudar, mesmo que seja com a indicação de alguma loja para que eu possa efetuar a compra, fico grato.

Abraço à todos.
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: jacunda Date: 07 Dez 2009, 21:26
Amigo, nesta loja vc. encontra os componetes que precisa.
Albino.
http://www.ewcomponentes.com/menu-189-resistores
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Dez 2009, 21:29
Amigao...nos ap de som  da kenuwd vc encontra estes féts caso tenha algum por ai ok?....
Re: Aparelho de som Philips FWM912/BK By: Felipe FZ Date: 07 Dez 2009, 21:32
Caramba Albino... te agradeço de coração. Olha que eu já tinha fuçado a vontade essas lojas, mas essa eu nem conhecia. Justamente o PZT2222A está em falta, mas vou escrever para eles.

Pois é Antesat, o detalhe todo é esse, não tenho nada desse tr na minha sucata.

Obrigado

Abraços
Páginas: 12