Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 04 Novembro 2009, 08:51
Aparelho: som
Marca:    sony
Modelo:   HCD-GNX60
Defeito:   não liga,sem stand by

o IC401 não libera a tensão p/acionar o rele RY1200.que liga o som.tensão ever+4v não esta presente.grato pela ajuda!


Obrigado a quem puder ajudar.
Edinaldo vieira santos

Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: Canmeira Date: 04 Novembro 2009, 09:19
Edinaldo,

Retira a saída e analise o resultado.



Boa Sorte!!!
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 05 Novembro 2009, 00:03
ola carlos!me desculpe por não ter dito q ja fiz esse teste.mesmo sem a saida não ligou!inclusive como eu ja tinha uma saida dessa stk412-150 coloqueia no som e não resouveu.o que acontece é q não chega a tensão +4v p/polarizar o trans e acionar o rele liberando a outra fase p/ o trafo principal;mesmo retirando os dois conectores de alimentação que vão pra saida as tensões não normaliz;fiz o seguint alimentei com tensão esterna;logicamente q não teria q assender mas deu sinal,pois a ventuinha  rodou!grato pela ajuda! 
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: Canmeira Date: 06 Novembro 2009, 09:11
Edinaldo,

Esse problema se deve ao fato da proteção estar ativada, ou seja enquanto não resolver não arma.

Outro detalhe importante é a verificação das condições do trafo ou do circuito de fonte que no seu caso me parece mais provável. Veja se o protetor térmico não está aberto.



Boa Sorte!!!
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 06 Novembro 2009, 18:44
ola carlos!meu muito obrigado por esta me ajudando!olha eu fiz o seguinte desta vez;retirei novamente a said d aud nada mudou,retirando os conect CN1212 e CN1213 nesse modelo;as tensoes ficam na media de 31vca, qdo conect os conectores a tensão cai p/0v nos dois conectores mesmo com um conector fora qquer um dos dois ficam zeradas as tensões. e tambem encontrei um rest abert R616=1r;estou chegando á concluir q o som estava com said ruim,o dono pode ter virado o seletor de voltagem e aqueceu o trafo; sera?   grato!  edinaldo.
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 07 Novembro 2009, 09:51
o cliente pode ter virado o seletor de voltagem p/110V e o trafo pode ter danificado pois aqui a tensão da rede é de 220V.Cubatão/santos.sera? 
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 07 Novembro 2009, 12:37
653215441311620911836512135411541118581
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: Canmeira Date: 07 Novembro 2009, 21:56
 ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Novembro 2009, 23:43
Este trafo contem um fusivel interno, vc ja verificou se o mesmo nao esta aberto?......
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 08 Novembro 2009, 12:49
desculpas pelo erro de digit esse monte de numeros foi um mero erro!! valeu pela dica do fusivel interno eu não sabia q esse trafo tinha!quer dizer q eu terei q desmontalo parcialmente p/ ter acesso ao fusivel? e mesmo sendo o fusivel interno  sairia nos conectores as tensões qdo os conectores estão desconect? pois com os conect fora tem tensão alternada q sera retificada na pci da saida de aud,la ficam as pontes retificadoras que por sinal estão boas.e a saida de audio eu ja estou mantendo fora.grato pela ajuda! obrigado tambem carlos,a proteçao termica esta ok!qdo toco-as com o ferro de solda elas variam á resistencia.grato!
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: antesateletronica@terra.c Date: 08 Novembro 2009, 20:13
http://www.4shared.com/file/24958185/74ba43fc/HCD-GNX60.html


De uma olhada no esquema , o fusivel fica no pino 7 do trafo e nos retorne com mais detalhes do que achou de errado...pois nao entendi direito...os 4v esta presente ou é a referensia do stby-ry  que nao atua?..
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 09 Novembro 2009, 21:10
muito obrigado pelo apoio!eu não cheguei a checar o fusi interno do trafo, devido o trafo quando os conectores da fonte (alimentação) estão fora,aparecem as tensões;quando conecto qualquer um dos conectores as tensões somem,indicando me parece curto! e o detalhe é q a saida esta fora da pci;sera q ainda assim poderia ser o fusivel interno do trafo aberto?grato.(todos os demais fusiveis estão ok!).       
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 10 Novembro 2009, 08:39
é não tem stand by!
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: Canmeira Date: 10 Novembro 2009, 09:08
Esse defeito está estranho, porque na hipótese de curto nessa linha a tensão não cai. Verifica na pci do trafo todas as soldas e fuzíveis, procurando por mau contato ou trilhas partidas.

Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: antesateletronica@terra.c Date: 10 Novembro 2009, 21:22
Amigao...ja verificou o fusivel que te indicamos?...de uma conferida antes de mais nada ok? ....
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 11 Novembro 2009, 13:45
ola amigos!MAX,eu soltei o trafo,medi resistencias entre pinos 1,3,5 e 7;com os seguintes resultados pinos 1e3=1.2R ,1e5=0R ,1e7=3.9 e eu não consegui ter acesso ao fusi interno,vi no esquema mas não soube como chegar nele;analizando o esquema observei q este mod não tem os componentes R1233 e jamp1233.todos os pinos do primario dão continuidde.sendo assim parece q o fusi esta ok,mas se esse mod tem o fusi me de umadica como eu posso chegar até ele.preciso desmontalo?grato pela ajuda.
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 11 Novembro 2009, 14:38
boas claudio!ja verifiquei toda á PCI do trafo,não tem trilha partida e nem solda fria na pci do trafo; continua sem stand by.
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 20 Novembro 2009, 11:32
ola amigos!desculpem me a ausencia do retorno do som,valeu todos pelas dicas!e carlos sua dica foi uma das inpresindiveis pois parei e raciocinei por que esta estranho?e dai voltei ao inicio e descobri q estava pegando o terra errado pra madidas de tensão do trafo,foi ai q cheguei á conclusão:realmente não tinha stand by,e o defeito estava na pci q fica na entrada da fonte (plaquinha abaixo do culler"ventilador",troquei C104,C201 e Dz202=3.3V e ascendeu o stand by,mas aind não ligava,não acionava o rele!logo encontrei o Q1200 com fuga . troquei o e o som ligou só que ainda tem um Bó o som só sai no fone,não esta ascionando o rele da saida de audio,estou a analizar logo passo as tensões do driver do rele.mas se alguem ja tiver alguma dica serei mui grato!após resolver avisarei e anotarei nos resolvidos grato á todos.
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: Canmeira Date: 20 Novembro 2009, 11:59
Solta a saída e veja se o rele arma... Se sim é só trocar....

Obrigado pelo retorno e Boa Sorte!!!
Re: som sony HCD-GNX60 não liga,sem stand by By: edinaldo Date: 27 Novembro 2009, 14:26
ola carlos e amigos!estou retornando pra dar noticias do som sony HCD-GNX60 ,foi resolvodo!como eu disse antes o defeito de não acende stand by,era na pci pequena que fica logo na entrada AC embaixo da pci do rele;foram trocados os dois cap e diodo zener 3.3V acendeu somente stand by,ainda não ligava,dai o carlos deu a dica de retirar á saida e ligalo,ele logo ligou! comprei uma nova saida STK412-150C coloquei e o som voltou ao normal.sendo q antes eu teria queimado o transistor SMD Q1200 jampeando o rele;coloquei no lugar do Q1200=2SC1623 o 2SC1815 é só se ligar na disposição dos terminais emissor e base são o inverso do 2sc1623;valeu de montão pessoal.e carlos me diga como posso postar quando esta resolvido 8)
Páginas: 1