Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: MARCOS ELETRONICA Date: 03 Novembro 2009, 11:55
ao analizar, deparei com o fuzível queimado. STR em curto.Troquei os dois e o led ascendeu. Notei que o CI 8859CRNG5NP2 esquentava muito. Troquei e tentei ligar a tv, ela faz um "tiss" que quer ligar e desliga em seguida. +B em torno de 70V. Verificando a fonte constatei que nao tem os 17 volts no pino 4 do str, o qual vem do acoplador. Retirei o acoplador e a tv ligou normalmente. Colegas, o meu problema é que não consigo achar o acoplador PS2581 L, no mercado. Alguem sabe onde posso encontrá-lo, sabendo que já procurei na flysom e em outros fornecedores que conheço e nao achei. Obrigado. >:(
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: trudes Date: 03 Novembro 2009, 12:52
Tirou o acoplador e a tv ligou normalmente???
Como???
Um foto acoplador é responsável diretamente pelo controle da fonte, quando se tira ele, a fonte sobe bastante, correndo o risco de até furar o tubo de imagem. O PC817 provavelmente sirva no lugar. Mas, explique melhor sobre esse foto acoplador.

Aproveite e complete o seu perfil no forum, e escolha um grupo técnico. Clique aqui:
http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,9859.0.html

Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: MARCOS ELETRONICA Date: 03 Novembro 2009, 15:45
Primeiramente agradeço ao colega pela dica, coloquei o pc817 e funcionou normalmente. Obrigado.
Em segundo lugar, não sei te dizer pq funcionou sem o acoplador, só sei que funcionou o bastante p/medir as tensões da fonte e verificar que estavam normais. Após foi desligada p/ não causar danos. Mistério...
A tv está funcionando a mais de 1 hora e está td bem até agora, perfeita.
Se tiver explicação sou todo ouvidos...por ventura poderia ter mais algum defeito na fonte? 8)
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: trudes Date: 03 Novembro 2009, 18:24
Verifique todo o circuito primário da fonte, principalmente os semicondutores, e veja se colocou o STR correto. Essa fonte deveria aumentar sem o foto acoplador. Imagine que haja uma grande variação na rede elétrica do cliente, ou se ele usa em 220v. Irá tudo pro saco. A explicação mais lógica é que, ou esse STR novo está errado, ou está ruim. 
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: MARCOS ELETRONICA Date: 04 Novembro 2009, 14:32
Não achei mais nada de errado, tensões normais e estabilizadas. Sem mais p/ o momento agradeço a ajuda. 8)
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: Claudio Carvalho Date: 05 Novembro 2009, 08:29
Marcos.

Me desculpe, mas ao ler este tópico, estou aqui tentando entender o que escreveu!
A fonte trabalhou sem o foto acoplador?????

Rapaz, eu nunca vi nada parecido!

Deu pulso H sem o foto, é a maior novidade que encontro na eletrônica!

Ronan, o que acha disto????



Cláudio
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: Almeidaf Date: 05 Novembro 2009, 08:50
Marcos. tentando explicar o ocorrido, penso, que esse tv deve estar trabalhando em 110V ac(rede) ,Pelo exposto tirar o foto,  no máximo teria no secundário 160V, ja o que poderia ocorrer é esquentar os filtros ou pifar o saida h , até mesmo trincar o trc, e acho que a proteção seria habilitada.Logicamente o ic da fonte explodiria, como é caracteristico desse ic, pois, o mesmo fica sem referencia de limite de amplificação, oscilação.                                                                        O problema, será se ligar esse aparelho em 220V,  essa fonte funciona de acordo!se essa fonte em 220 esta com as saidas certas, e esta funcionando a contento, ---Serealmente tiver certeza,-------   um teste facil:  ---------------                     a tv funcionando tire da tomada, espere um pouco e ligue novamente na tomada algumas veses faça isso , pois se tiver algo errado essa fonte vai dar um estouro no ato. Se naõ der problema esta legal do contrario vai ter o maior preju.
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: MARCOS ELETRONICA Date: 05 Novembro 2009, 11:14
Respondendo ao Cláudio, sim funcionou sem o foto acoplador. Com o fotoacoplador defeituoso ela so faz um ""tss" tentando ligar e desliga em seguida. ???

Respondendo ao Almeida, sim ela foi testada em 110Vs,porque por aqui é muito difícil usar o 220Vs p/ tv em residencias. Eu mesmo na oficina n tenho 220Vs. No entanto ela trabalhou normalmente sem o acoplador, sem esquentar e explodir nada. O teste de desligar várias vzs a tv eu já havia feito. Depois de substituido o acoplador deixei a tv funcionando de 1 dia p/ o outro sem desligar e ficou td bem. Agora é só esperar p/ ver pq já entreguei ao cliente.  :D
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: MarceloItaqua Date: 02 Dez 2009, 21:12
Comigo acontece diferente troquei a ponte de diodos da fonte e o Str, mas agora fica queimando o saida horizonta 2499, ja verifiquei os capacitores booster e nada...tem uma tensão de 150v no coletor e na entrada do fly back é normal essa tensão?
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: trudes Date: 03 Dez 2009, 08:53
Marceloitaqua, abra um tópico para o seu aparelho. Este aqui é de outra pessoa, e já está resolvido.
Clique aqui embaixo e aprenda a usar o fórum, aproveite e complete o seu perfil:

http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=9859.0
Re: TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica. By: Claudio Carvalho Date: 04 Dez 2009, 08:17
Marcos.

Não polemizando o que escreveu, mas rapaz, o que você escreveu vai de contra todo o procedimento que eu conheço em eletrônica!

Eu já abri o esquema e não vi nenhuma coisa que eu possa entender o acontecido!

E as proteções, como podem ter sido burladas?


Mas deixa quieto, eu vou tentar procurar alguma literatura que me descreva se pode ou não acontecer o que escreveu, não duvidando de você, OK !


Cláudio




Páginas: 1