Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
som gradiente as-200 gaveta não abre By: gil10 Date: 15 Out 2009, 16:28
Aparelho: som
Marca:    gradiente
Modelo:   as-200
Defeito:   gaveta não abre

estou com esse som, ele estava com ostransistores driver da gaveta aberto, os original smd não acho, substitui por bc 640 639 e tb outros bcs 500 e 300 mas nenhm deles funciona, todos resistores em volta estão ok, alimentação ok, na hora q aperta a tecla de abrir as bases são polarizadas normalmente, será q funciona só mesmo com os originais, ou existe outro, peço um help aos amigos...


Obrigado a quem puder ajudar.
gilsimar

Re: som gradiente as-200 gaveta não abre By: Canmeira Date: 15 Out 2009, 21:24
Gil,

Os substitutos desse quatro transistores são os BC's 639 e 640.

Pode contar como certeira a substituição, entretanto você tem que verificar se a fonte principal do CD está OK (T706). Quando está danificado utilizo o que está mais próximo dele que faz a fonte do tape, substituindo por um BD, já que quase não usam o tape.

Retire o jumper J302 e coloque em seu lugar um resistor de 4R7 X 1/2W, para prevenir futuros defeitos.



Boa Sorte!!!


Re: som gradiente as-200 gaveta não abre By: gil10 Date: 16 Out 2009, 20:56
 :( pois é, coloquei esses bc 640 e 639, a fonte principal do cd esta ok mas não funciona de jeito manera, ja olhei várias vezes p ver se estão colocados certos, olhando no esquema, é alimentado com 8,5 v, o motor gira mas bem fraco não o suficiente para arrastar a correia,tb troquei o motor mas nada, gostaria de saber ao certo com qntos volts esse motor trabalha, pois qndo ligo só aparce +ou- 1 volts e ele gira muito fraco, mas como disse ja troquei tudo na area, se o amigo poder me dar mais uma dica, na base dos transistores aparece uns 0,6v...
Re: som gradiente as-200 gaveta não abre By: Canmeira Date: 16 Out 2009, 21:48
Apesar de não ter achado nenhum resistor nesse circuito com problemas até hoje, e olha que já passei por uma corda inteira, existe a possibilidade de algum estar aberto ou alterado.

É o mais provável...

Em tempo...Uma vez ficou com esse sintoma...comprei outros 639 e 640 em outro fornecedor e ficou 100%.



Boa Sorte!!!
Páginas: 1