Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
(RESOLVIDO) Som Philips AZ2425 Não lê CD By: Bruno . Date: 01 Junho 2009, 13:47
Aparelho: Som
Marca: Philips
Modelo: AZ2425
Defeito: Não lê CD


Olá a todos

bom... sou beeem leigo na area de sons, mais apareceu um tem que consertar.

Esse aqui não esta lendo cd, primeiramente verifiquei se a unidade estava andando e estava ok, o laser se movimenta atraves das bobinas e o cd tb gira levemente, testei tb o flat cable que esta ok, porem o led da unidade não acende, pelo pouco conhecimento que eu tenho com sons eu axo que essa unidade esta ruim, mais como eu sei que tem os feras dessa area eu pergunto:

tem mais algum procedimento que eu fazer ou devo ja trocar esta unidade?


Obrigado a quem puder ajudar.
Bruno

Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: Maastec Date: 01 Junho 2009, 13:57
Boa tarde  Bruno;

           C/ estes procedimentos feitos diria que vc pode sim trocar a UÓ , mas antes troque o cabo flat da UÓ , pois medindo continuidade no flat ,as vezes, esta OK no multímetro mas na hora do "trabalho" ele falha devido ao movimento constante - frente/trás .

Boa Sorte.
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: marcosbr Date: 01 Junho 2009, 14:54
 Apenas para acrescentar no que o amigo falou. "Eu" quando vou trocar a U/O, antes, dou uma limpeza na original e muitas vezes aumento o ganho do leitor. Fazendo isto, "nem que ela leia um só disco", fico tranquilo do resto do funcionamento.
Aguardo.
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: brunoquarelo Date: 01 Junho 2009, 16:00
obrigado amigos ,


é uma duvida, o fato da unidade não "acender" pode ocorrer por qual motivo alem da unidade claro, pois tenho outros aparelhos que eu sei que não é a unidade e não acende
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: lacerdasuntzu Date: 01 Junho 2009, 22:10
Faz um teste com um multímetro analógico em x1 no diodo emissor são três pinos, é só ir mudando a combinação, se a ótica estiver boa o diodo acende, quanto a este defeito tem um transistor que chaveia o ld ou ldon (pulso que sai do micro para acender o diodo).Vê se está chegando tensão nesse transistor, se tá chegando o pulso, se quiser o manual é só pedir. O transistor nesse aparelho que chaveia é o 7904 tensão de base 3,1v coletor 1,8v emissor 3,8 (3,9)v ele é pnp.
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: Canmeira Date: 01 Junho 2009, 22:32
Complementando a informação do colega Lacerda verifique a comunicação entre o pino 30 do IC7803 com o pino 2 do 7806 e os componentes que compõem essa linha.


Boa Sorte!!!
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: brunoquarelo Date: 01 Junho 2009, 22:50
olá a todos



lacerda fiz o teste do diodo e acendeu aqui, pelo que parece então o led interno esta ok vou da uma verificada no circuito e nas tensões que vcs disseram e os pinos dos ci

opelo o que ta parecendo aqui a unidade esta ok
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: marcosbr Date: 01 Junho 2009, 23:23
 Não esqueça que o fato de "aparentemente" estar boa no teste, não significa que funcionará no circuito.

Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: brunoquarelo Date: 01 Junho 2009, 23:28
Tinha algumas soldas frias, fiz novamente o teste no escuro, da pra ver que acende sim o led porem um pouco fraco mais as tensões do transa 7804 estão ok. agora em posse do esquema fico um pouco mais facil. Pelo jeito é a unidade mesmo


qual o procedimento certo para lavar essa unidade?


e se caso tiver que trocar qual o numero dela, não axei no esquema e não tem numeração aqui

e alguem sabe +/- o preço pois as vezes nem compensa arruma um aparelho desse tipo


Obrigado a todos


Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: Claudio Carvalho Date: 02 Junho 2009, 07:16
Bruno.

Não sou a favor de " lavar " a UO ! Eu trocaria mesmo. Mas achar um igual é bem fácil. Leve-a ( a antiga ) onde você compra componentes, que lá eles sabem.

Cláudio
Re: Som Philips AZ2425 Não lê CD By: brunoquarelo Date: 03 Junho 2009, 19:11
Olá a todos


Obrigado pela ajuda de todos, fui na santa efigenia e depois de muita procura axei a unidade SF-P101N por 25 reais, (tinha ela em alguns lugares que estava a 39). toquei ela e o interruptor trava que não estava legal o som ficou bala, toca cd normal e até fala papai mamãe


Obrigado a todos
Páginas: 1