Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
(RESOLVIDO) Som Aiwa NSX-D737 am/fm não pega By: keplex Date: 29 Maio 2009, 10:17
Aparelho: som
Marca: aiwa
Modelo: nsx-d737
Defeito: am/fm nao pega


ola amigos, estou na bancada com esse aiwa que nao pega am nem fm, fica praticamente mudo. ele comuta am/fm mas nao pega nenhuma frequencia. ja troquei o pll LC 7218, o cristal e nada, as tensoes do la 1831 estao normais.ele muda as estaçoes normalmente mas nao sai som nenhum. obs: cd tocando normal. tá meio complicado pra mim, pois nao tenho frequencimetro nem osciloscópio. qualquer ajuda, agradeço imensamente, pois ja estou 5 dias quebrando a cabeça....... abraço a todos.


Obrigado a quem puder ajudar.
Adriano

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: Maastec Date: 29 Maio 2009, 10:56
Bom Dia Keplex;

Porventura  vc pôs uma antena (fio) neste aparelho? Pois estes aiwa em geral , nenhum deles pegará algo sem pelo menos ter um fio pendurado na entrada da antena.

Apesar de estar trabalhando nele já há cinco dias, ñ custa peguntar pois as vezes esquecemos do óbvio, como já me aconteceu aqui em outras situações.

Boa sorte na resolução deste problema.
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: Canmeira Date: 29 Maio 2009, 12:23
Verifica Q601 + D601 (fonte de 5V), Q602 + D602 (fonte de 9V) e R555.

Boa Sorte!!!
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: aritelles Date: 29 Maio 2009, 12:52
   Boa tarde,estou sem  esquema mas, acredito q deva ser o famoso serial clock e serial data,pode não está chegando nos ics,sendo assim  não habilita o circuito,
eu já peguei defeitos parecidos no aiwa ,um abraço!!

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 13:13
 Bom dia.
Apenas acrescentando algo no que diz o Maastec.
O mute do CD é manual e no radio é automático.
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 29 Maio 2009, 14:17
ola amigo, é mesmo, acontece, mas nao é  meu caso. eu pus um fio, mas nada de som, nem chiado alto. olha, tem um pino no ci la1831 o pino 20 to meio cabreiro com ele. a tensao nele deve ser fm 0,2v e am 0,6v, ele ta em fm variando qd muda de estaçao até 2,2v e am fica em 0,6 cravado!!!!! estranho né?

Porventura  vc pôs uma antena (fio) neste aparelho? Pois estes aiwa em geral , nenhum deles pegará algo sem pelo menos ter um fio pendurado na entrada da antena.

Apesar de estar trabalhando nele já há cinco dias, ñ custa peguntar pois as vezes esquecemos do óbvio, como já me aconteceu aqui em outras situações.

Boa sorte na resolução deste problema.
[/quote]
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 29 Maio 2009, 14:56
é, tb fiz o que o amigo recomendou, verifiquei Q601 + D601 (fonte de 5V), Q602 + D602 (fonte de 9V) e R555, e aparentemente tudo ok.
to achando que pode ta faltando comunicaçao scl e sda com os cis.
o que pode ta ocasionando isso? será que pode ser o micro? no aguardo de dicas. abraço forte.

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 15:09
 Injetor/pesquisador, Tem????
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 29 Maio 2009, 17:56
não tenho, por issu to penando.....  acho que realmente os cis estao sem comunicaçao com o micon, por que nem chiado tem, ja peguei defeitos de som que nao pegava fm, so tinha chiado ou som baixo, mas esse nao, ele ta praticamente mudo..... tem algum teste que de pra eu fazer, sem eu ter um frequencimetro ou osciloscopio? abraços.
Citação de: marcosbr online 29 Maio 2009, 15:09
Injetor/pesquisador, Tem????

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 21:21
 Boa noite.
Este é o injetor, o pesquisador você pode usar qualquer aparelho com entrada de áudio.



Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 29 Maio 2009, 21:32
[ desculpe, o pesquisador eu nao entedi o que quiz dizer. Boa noite.
Este é o injetor, o pesquisador você pode usar qualquer aparelho com entrada de áudio.



[/quote]
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: marcosbr Date: 29 Maio 2009, 22:11
 Pegue qualquer radio (ate os de pilhas) desligue o ponto médio do controle de volume, solde um fio tipo ponta de prova. "Ta pronto seu pesquisador". Pegue o terra do radio ligue no terra do aparelho e pesquise com a ponta de prova.
Se você seguir o esquema facilita para encontrar os pontos onde vai testar.
Se não entendeu, pergunta de novo.
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 30 Maio 2009, 09:14
valeu amigo, agora entendi, vou rastrear os sinais com o radinho, parte do circuito funcionando, o som sai no radinho é isso?ja o injetor o som sai na caixa de som do aparelho. obrigado pela dica, vou providenciar um radio.
Citação de: marcosbr online 29 Maio 2009, 22:11
Pegue qualquer radio (ate os de pilhas) desligue o ponto médio do controle de volume, solde um fio tipo ponta de prova. "Ta pronto seu pesquisador". Pegue o terra do radio ligue no terra do aparelho e pesquise com a ponta de prova.
Se você seguir o esquema facilita para encontrar os pontos onde vai testar.
Se não entendeu, pergunta de novo.

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 30 Maio 2009, 11:42
a ponta de prova eu soldo no ponto medio do potenciometro ou no ponto medio da placa?
Citação de: marcosbr online 29 Maio 2009, 22:11
Pegue qualquer radio (ate os de pilhas) desligue o ponto médio do controle de volume, solde um fio tipo ponta de prova. "Ta pronto seu pesquisador". Pegue o terra do radio ligue no terra do aparelho e pesquise com a ponta de prova.
Se você seguir o esquema facilita para encontrar os pontos onde vai testar.
Se não entendeu, pergunta de novo.

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: marcosbr Date: 30 Maio 2009, 11:46
 Potenciômetro. Quando você tocar o dedo ouvirá o sinal de baixa.
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 30 Maio 2009, 14:52
valeu, to fazendo os dois hoje, abraço e obrigado.
Citação de: marcosbr online 30 Maio 2009, 11:46
Potenciômetro. Quando você tocar o dedo ouvirá o sinal de baixa.

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 30 Maio 2009, 19:03
oi marcos, boa noite, ja fiz o traçador e testei acho  que ficou legal, agora vê se estou certo. o som do traçador sai nas caixas de som do aparelho que esta com defeito é  isso? pq foi isso que aconteceu. injete o sinal na entrada do ci 301 (funcion sw) e nada, mas na saida dele saiu o som bem alto e limpo. acho q to perto do defeito to certo?
Citação de: keplex online 30 Maio 2009, 14:52
valeu, to fazendo os dois hoje, abraço e obrigado.
Citação de: keplex online 30 Maio 2009, 14:52
valeu, to fazendo os dois hoje, abraço e obrigado.

Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: marcosbr Date: 30 Maio 2009, 19:20
 Traçador????
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 30 Maio 2009, 20:22
Citação de: marcosbr online 30 Maio 2009, 19:20
Traçador????
desculpe rrssss...... é o pesquisador.
Re: som aiwa nsx-d737 am/fm nao pega By: keplex Date: 01 Junho 2009, 20:22
É.. troquei o ci bu4502(ic301)..... continua sem som... acho que o defeito pode estar no circuito mute... mas ainda nao achei nada com defeito.injetei sinal no ci mas o sinal so sai o sinal nas caixas no out do ci, no in o sinal nao passa.qualquer ajuda agradeço....
Páginas: 12