Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV SHARP 1453 TELA ESCURA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180VRESOLVIDO By: carlosverdao Date: 27 Maio 2009, 00:08
Aparelho: TV
Marca: SHARP
Modelo: 1453
Defeito: TELA ESCURA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180V


senhores boa noite , esta veio  ocilando e cortando,ao acelerar o screen, notei o vertical , fechado
longo  achei o D,em curto  no pino do fry que alimenta o vertical, que tambem estava em curto, apos subistitui estes com ponentes , a tv nao mais  ligou, tinha os 115v no coletor, 32, varicap e 20, na saida de som, porem , a linha de 5v esta baixa , e nao consigo, os 8v no pino 36 do  faz tudo
a tençao fica  pulsando entre 2e 3v   ja soltei o pino 36, e pino 10 , mais continua  pulsando, apos soltar o Q101,  atv liga  da forma que foi relatad acima , sem som sem imagem  com linhas de  retorno, troquei o soquet, cap 10x250v do pci cinescopio, apesar de ter 180v ,troquei , o q708, c734, c726, conferir, resistor deste setor,, soltei todas alimentaçoes , tunner, som  vert, e necas  nao consigo achar  a causa deste def.  grato a qualquer  ajuda.

OBS .  o scree atua , escurece e clareia , porem sem imagem e com linhas de retorno, e sem som



Obrigado a quem puder ajudar.
carlos verdao

Re: TV SHARP 1453 TELA BRANCA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180V By: brunoquarelo Date: 27 Maio 2009, 01:18
Paulo

vc trocou o D603 e o IC501 até ai tudo bem, o passo agora é o seguinte deixei desligado o pino 07 do saida vertical até dar por finalizado a reparação. como vc disse estava com problema nos 25v
verifique se no C726 os 12V estão OK

Os 5V saem do emissor do Q101 desligue o emissor desse transistor e veja se os 5v estão presentes , se não tiver troque esse transistor sem medir já peguei um caso parecido com o seu e era ele porem medindo bom.

se os 5V estiverem ok o micro pode estar em proteção no pino 37 Prot Low (tem que ter 5v)abaixo de 4v entra em proteção, verifique então o D611, D612,D605, pino 10 do FLY-BACK,R619, R621, R622 e C669;


no pino 16 do micro esta a Prot HI que o normal dela é 1.2V acima disso ela desliga
componentes D607, C666 e R669 ZD606 (22v)

como vc ja disso que no emissor do Q708 os 8v não estão presentes, desligue o pino 8 do micro, nele é chavedo o power se nesse pino tiver 5v não vai ligar que por sua vez não ira polarizar o Q708 para mandar os 8v. porem com esse pino desligado se não tiver problemas na proteção ela vai ficar ligado direto
Outra coisa não é só desligar o pino 36 e 10 do 8361. tem que verificar o D608 que é um zener de 8V2 uma fuga nele da toda essa agua

se apos isso os 5V e os 8v estiverem normais e a proteção Ok religue o pino 8 do micro . esse defeito pelo o que vc descreveu não é bem o screen,é +/- uma tela escura,  por isso que eu deixei bem detalhado aqui os defeito de proteção do power, se apos estiver ok as proteções la e não chavear o comando power pode ter certeza que o micro foi pro agua abaixo não manda informações para o Faz tudo que dai é o que estamos vendo, porem se ela estiver com algum problema de proteção mas ela estar burlada o micro ficara inativo e dara esse defeito que acontece com a  sua tv por isso verifique bem


espero ter ajudado, estou no aguardo de respostas, ja quebrei bastante a cabeça  com essas tvs quando trabalhava na autorizada da sharp
Re: TV SHARP 1453 TELA BRANCA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180V By: Claudio Carvalho Date: 27 Maio 2009, 07:10
Bruno.

Muito bem explicada a sua dica. Eu desconfiei do fly, mas analisando direito, tem tudo a var com a tela negra.

Parabéns.

Cláudio
Re: TV SHARP 1453 TELA BRANCA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180V By: carlosverdao Date: 27 Maio 2009, 13:39
boa tarde a todos ,  brigado , ao bruno ne ao claudio carvalho, pela atençao...
bom, , soltei o 5vcc do varicap, agora tenho 5vcc, do pin 42 do micro, e no pino 8, so 4v,  e no  (E ) DO q101 solto , tenho os 5v,
agora se coloco o pino  5v do tunner, atençao cai p/2,5 chegei a aconclusao que o tunner, ta ruim,??  no Q708 ,tenho12v no (C)  e 0 v ,no (E) mesmo sugado, em contra partida  nao tenho os 8v  no pino 10 faztudo , nen 36 do hvcc, chequei o (D 608) OK, conferi tudo que relatou, e necas, e o r727 , OK troquei o Q 708.,  inclusive desligei as proteçoes,  a tv esta do mesmo jeito, falta  OS 8V que fica variando entre 2,5 e 3v.com tudo no lugar  ou com os procedimentos  citados  a cima

NO MOMENTO TO SEM O MICRO, mais vou  corre atraz  pra tirar duvida , tenho um com final  165 , sera que serve??

muito grato por seus esclarecimentos  . fiquem todos com deus


Re: TV SHARP 1453 TELA BRANCA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180V By: brunoquarelo Date: 27 Maio 2009, 14:04
 olá marcos que vc se refere ao varicap é o 11 correto? se ele esta matando os 5 provavelmente o varicap esta com defeito, pode ser defeito no Q101 e adjacentes , quando recebe uma carga a tensão cai porem eu axo muito dificil isso é mais provavel o tunner estar com defeito. no pino 8 do micro vc disse que esta com 4V com essa tensão não irá ter os 8V no emissor do Q708 desse jeito a tv fica desligada. desligue o pino 8 do micro que ela vai ligar direto deixe o pino 11 do varicap desligado  e me diga o que vai acontecer eu não sei se irá gerar osd pelo menos, pois sem os 5v no varicap ele não manda os pulsos SCL e SCA para o micro , se caso ela ligar me diga as tensões dos pinos 37 e 16 do micro e com o pino 8 desligado verifique se ele muda alguma coisa no momento que liga na tomada e com a botão power, se caso tiver um varicap toque-o ou antes de trocar desligue o q101 e faça uma fonte externa de 5v no emissor desse trans e veja se ainda mata a tensão.

e a sua duvida obre o micro, ele funciona porem só para teste eu não sei a  diferença exata mais o 163 tem um ci a menos na pci por causa do sap ja o 165 tem mais componentes, faz tempo que eu num vjo uma com final 165, mais eu ja coloquei e funcionou
Re: TV SHARP 1453 TELA BRANCA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180V By: Claudio Carvalho Date: 27 Maio 2009, 18:47
Verdão.

As dicas do Bruno, estão corretas! Faça o que ele escreve, vai matar!


Cláudio
Re: TV SHARP 1453 TELA ESCURA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180VRESOLVIDO By: carlosverdao Date: 28 Maio 2009, 11:22
BOM DIA SENHORES, eheheheheh

bom , torquei o varicap,  estabeleci os 5v no pino42 do micro,  mesmo assim a tv so funcionava  com o q101 desligado, ai vinha  tela escura , com linhas , sem som , entao  coloquei, um micro que tinha com o final 165,no lugar do com final 163 , e a tv voltou normal,
com imagem e com som, trocando os canais normalmente, aparentemente nao percebir anormalidade  com a troca ... qualquer coisa corro atraz de um 163,   alias tem, acho que ele nao chaveia o  AV...

brigado ao bruno, eao coroa claudio carvalho, pela atençao.... bruno  meu velho, (nen paulo, nen  marcos , simplesmente carlos, ehheeh) valeu pela explanaçao, fique todos com deus :police: :police:

Re: TV SHARP 1453 TELA ESCURA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180VRESOLVIDO By: brunoquarelo Date: 28 Maio 2009, 17:34
fico feliz que cv tenha resolvido quando precisar só pedir ajuda



=]
Re: TV SHARP 1453 TELA ESCURA COM LINHAS DE RETORNO, APESAR DE TER 180VRESOLVIDO By: Claudio Carvalho Date: 28 Maio 2009, 18:17
Verdão.

O Bruno esta com excesso de memória...  Ai troca de nome!! hehehehehehehe

Valeu Bruno! As suas dicas foram precisas! OK!


Cláudio
Páginas: 1