Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV CCE HPS-2081 Sem imagem ? Pessoal, leiam a mensagem que passei neste tópico. By: Carlos Meira Date: 16 Maio 2009, 11:48
Aparelho: TV
Marca: CCE
Modelo: HPS-2081
Defeito: Sem imagem


Prezados colegas,

Essa TV estava parada e com o capacitor C404 em curto, no circuito horizontal. Liberou a fonte, funciona áudio normal mas o tubo está "apagadinho da silva"
Tensão de filamento normal, continuidade dos mesmos no cinescópio, 180V, 12V, na PCI OK. Se abrir o screen dá uns estalos fracos. Tensões de R,G e B abaixo de 1V.


Obrigado a quem puder ajudar.
Carlos Meira

Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: paulo52 Date: 16 Maio 2009, 12:28
canhão fino???, pode  ser  crt  em  curto e  a  defletora  desta  inhaca  tb  da  muito  defeito.
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: trudes Date: 16 Maio 2009, 12:50
Concordo com o Paulo, já que tem tensão de filamente, ela está oscilando certo...! Ou esse chassis a alimentação é diferente? Qual a tensão de screen e alimentação do vertical por exemplo?
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: trowão Date: 16 Maio 2009, 13:15
companheiro se eu não me engano tem uma bobina nesta placa que costuma abrir de uma olhadinha,quanto ter 180v na pci do tubo entendi,agora quanto a vc falar que tensão de rgb de 1v ai vc complicou tudo ,abraços :angel:
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Almeidaf Date: 16 Maio 2009, 16:12
tem uma chave de serviço ai no chassi, sw201 vai ver voce bateu nela e sai da posição 
observa isso!
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Canmeira Date: 16 Maio 2009, 23:12
Prezados Paulo52, Trudes, Trowão, Almeida...

Sobre a bobina defletora vou "nela" segunda-feira. Sobre o tubo PUTZZZZZZZ. RSRS

Tensão de filamento em torno de 4 a 5VAC e continuidade no tubo;

Tensões de RGB abaixo de 1VDC foram as obtidas no CI oscilador que vão para alimentação das bases dos transistores da PCI do cinescópio; e, finalmente,

Sobre a(s) chaves(s) foram as que me deixaram intrigado.

Essa TV esteve na loja com problemas de mal contato generalizado na PCI. Fiz orçamento, OK, saiu e retornou há +ou- dois meses com o circuito vertical estragado. Correção, OK. Agora essa praga ainda volta com esse problema.

Voltando às chaves, tem duas. Uma Push bottom só de contato e outra liga/desliga que no esquema não consta posição normal/serviço.

Essa é para o Almeida, já que vc tocou nessa ferida dá uma clareada aí para mim que, conforme descrito em outros post's, sou quase burrro com TV.

Dos meus quase 30 anos com eletrônica por tezão e 9 anos profissionais com eletrônica, trabalhei sempre com som e DVD, e apenas há dois estou "desembolando" com TV porque abri uma loja e tenho tido alguma dificuldade para fixar um profissional nessa área tendo que dar meus pulos. Apesar de ter lido muita coisa a prática é fundamental e por ter pouca experiência com TV, e nenhuma com esse modelo, solicito uma clareada sobre a função e posição dessas "chavinhas", entre outras que acharem convenientes,



Agradecimentos Especiais,    :laugh:    :laugh:    :laugh:    :laugh:
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: paulo52 Date: 16 Maio 2009, 23:18
Amigo ,  ve  se  consegue ligar esta  tv  no  escuro  , ve se  faisca  em  algum  ponto  ,to  dizendo  isto  pelo  seu  relato "estalos".
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Canmeira Date: 17 Maio 2009, 00:09
Valeu Paulo,

Vou dar uma verificada na dica. Apesar dos estalos aparecerem somente quando abro um pouco o screen vc acha que pode ser o tubo?
Desculpas se a pergunta for banal...
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: brunoquarelo Date: 17 Maio 2009, 00:13
olha cada tecnico tem o seu tipo de teste. quanto uma tv esta com a imagem apagada para chegar uma melhor linha de raciocinio eu pego a ponta de prova do multiteste coloco a massa e do um curto rapido no coletor de cada transistor do rgb, ou subo os resistores de coletor, é um teste para descartar a possibilidade do tubo estar esgotado, já aumentou o screen para ver se aparece com o vertical fechado? o som esta normal?
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Canmeira Date: 17 Maio 2009, 00:31
Positivo Bruno, conforme descrito na abertura do tópico.

Sobre os teste de zerar a base dos transistores do RBG também foi realizado, mas o tubo fica "apagadinho da silva".

Vou dar uma verificada amanhã mesmo sobre a dica do Paulo para, no escuro, tentar visualizar alguma coisa no centelhamento.



De qualquer maneira, Grato colega!!!
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: brunoquarelo Date: 17 Maio 2009, 00:38
com este tipo de teste não deu sinal, aaah fico dificil

verifique o soquete
verifique o capacitor ceramico que vai ligado junto ao fio que vai no screen pode estar esgotado (dificil)
agora em relação a esses estalos se for interno ao pescoço do tubo com uns raios roxos é o tubo que abriu o bico,
filamento esta aceso com vc disse,ja verificou se tem MAT?
eu vi um caso parecido com estalos sem imagem que era oxidação na chupeta(caso mto raro)

não tem jeito não deu sinal mesmo abrindo os coletores o defeito ou é no tubo, falta de alta tensão, screen ou filamento

Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Almeidaf Date: 17 Maio 2009, 09:47
Carlos j que me intimou!   vamos por partes, estou partindo do inicial de sua pergunta!
pelo que me parece descambou do centro do fóco!   vamos iniciar novamente, siga o meu raciocinio, por partes, para ver se chegamos a uma conclusão positiva.
no canhão desse trc, nao esta azulando?
voce está vendo o filamento aceso?
ao medir o scrim varia de 20v (nao precisa ir ao máximo ) ums 300v?
tire a chupeta e veja se espirra at ! (fora voce percebe o vazamento).se tiver beleza recoloque no lugar a chupeta.
    com um resistor de 2k2  ligado no terra   de um toque rápido em cada coletor dos trs de saida    (RGB) na placa do trc. comclusão  ai voce verá praticamente verá cada cor exitada, onde voce verá se o trc está emitindo.  (vai dar a cor referente com alto brilho e retraços.    se assim o fizer o trc está bom.
se até aqui estiver aos contentos veja...

essa chave que eu escrevo seria a que retira o sinal de Y da base do tr q507 que está no soquete do trc .esse sinal entra pelo pino4 de um conetor que esta no soquete do trc de 10 pinos., tem aparelhos que nao tem essa chave outros tem.    pois se faltar esse sinal vai dar o sintoma que descreve .
o meu se liga!     peque o esquema ai no 4 shared e raciocine o que eu  escrevo e
veja .   ai podemos discutir tecnicamente. 

Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: brunoquarelo Date: 17 Maio 2009, 12:27
é companheiro carlos o almeidaf te deu tudo mastigadinho faça tudo o que ele disse se mesmo assim não der imagem troca o tubo
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: marcosbr Date: 17 Maio 2009, 14:05
 Boa tarde.
Almeida, como sempre deu uma brilhante explanação, só não estou entendendo por que você colocou assim:

"apagadinho da silva" Tensão de filamento em torno de 4 a 5VAC e continuidade no tubo;
 
Se o filamento não acender, não vai ter dica que resolva.
Acende ou não acende????
Aguardo.

Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Claudio Carvalho Date: 17 Maio 2009, 14:20
Meira.

Este tubo tá me parecendo queimado o filamento!
Veja se monta este chassi em outro tubo!


Cláudio
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Claudio Carvalho Date: 19 Maio 2009, 07:53
Carlos.

O Ricardo me passou a sua preocupação com o seu tópico. Tá ai, algum novo moderador pode ter errado e o moveu para outro Fórum, mas já o trouxe de volta.

Boa sorte.


Cláudio
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Canmeira Date: 19 Maio 2009, 08:40
Ricardo, desculpas pela trabalheira, OBRIGADO amigo.

Cláudio como sempre um Gentleman, Valeu!!!

Colegas, somente hoje vou poder colocar em prática o que me indicaram. Marcos, por incrível que pareça tem tensão, continuidade, mas ....
Volto mais tarde e informo o resultado.

Valeu colegas!!!
Re: TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: Canmeira Date: 25 Maio 2009, 11:19
Prezados colegas,

De fato ao substituir o tubo ficou 100%.

Agradeço as sugestões e quero esclarecer também que, pelo fato de aqui ser um forum de reparação, todas as pessoas que lêem os tópicos têm que basear-se nas informações prestadas e dependendo de sua capacidade de entendimento do que foi relatado DAR ou NÃO DAR alguma dica para solucionar o problema de quem está pedindo ajuda e/ou SOLICITAR ou NÃO SOLICITAR informações para complementar o entendimento.

Quando eu disse que estava apagado, estava apagado, mesmo com tensão, continuidade e estalos. Aos que não vivenciaram situação semelhante acredito que nenhum comentário adicional é necessário, vá para o tópico seguinte.

Agradeço ao Almeida pela explanação e gostaria de deixar bem claro ao colega que me autodenominei quase leigo porque apesar de ter lido muita coisa sobre TV não tenho experiência. Por isso, mesmo ESTANDO DESDE O ÍNICIO COM O ESQUEMA, não visualizei nele a informação da(s) chave(s). Somente por isso pedi sua ajuda especificamente, e por estar SEMPRE, muito ligado, quero deixar claro ao colega que dispenso a(s) ajuda(s) que vier(em) complementada(s) com o tipo de comentário destacado em seu post.


Muito Obrigado!!!


Carlos Meira
Re: (RESOLVIDO) TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: rickteck Date: 25 Maio 2009, 11:38
Parabéns e obrigado por retornar avisando!! :police:
Re: (RESOLVIDO) TV CCE HPS-2081 Sem imagem By: marcosbr Date: 25 Maio 2009, 11:54
 Amigo, parabéns e não esquenta não...
O importante é resolver.
"Não quero saber da problemática, eu quero a solucionática" (Dadá maravilha)
Páginas: 12