Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 14 Maio 2009, 23:04
     Estou com esse aparelho aiwa nsx-sz21 quando ligo a tomada nao acende nada visor totalmente apagado, e interessante que quando desligo o pino 18 CN 201 o painel acende parece funcionar tudo  normal só com um detalhe não tem saida de audio, já disseram que era o STk , então retirei o mesmo e o som não ligou, resumindo ele só liga soltando a proteção, recaptulando se o problema e o STK porque o som não ligou, o problema que eu não tenho outro para comparar e o danado e caro e se nao for perco dinheiro e muito dificil um STK servir em outro aparelho. Estou Precisando da ajuda de vocês  :'(
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: marcosbr Date: 15 Maio 2009, 00:26
 Boa noite.
Sem duvida é o STK490, e o preço dele não é alto. Quanto a perder dinheiro, consertar sem gastar em material é dificil. Voce não vai cobrar????????
Ou isto ou aquilo?   (Cecilia Meireles).
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: Canmeira Date: 15 Maio 2009, 13:35
Retire o transistor Q130 na PCI lateral e "pica o pé" nele, sem testar. Não coloque nenhum outro no lugar. Esse é o elefante branco desse aparelho.



Boa Sorte e informe o resultado!!!
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 15 Maio 2009, 15:36
É amigo eu fiz o que vc falou, retirei o transistor Q130 realmente o som ligou quer dizer nao precisou desligar o pino 18, mas com um porém, nao tem sinal de audio na saida, vou ter que analizar + um pouco, conforme for tenho que comprar um stk, amigo qualquer coisa nao deixe de me informar, tenho que colocar esse som para tocar. Um abraço
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: Canmeira Date: 15 Maio 2009, 16:23
Próximo ao que vc retirou o transistor, no lado direito, tem uma fonte que deve ter 12VDC após ligado. informe se tem espectro quando funciona.

No aguardo...
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 15 Maio 2009, 16:49
Amigo, desculpe a ignorancia mas não compreendi a sua dica, dava p/ vc ser mais claro, desculpe se estou te exigindo demais
   Com o aparelho ligado  já sintonizado eu reparei que nao tem espectro, se nós estamos falando a mesma lingua espectro sao aquelas barras que se movimentam dependendo da intensidade da musica
   Eu estou perdido quando vc fala de fonte, eu entendo de fonte seria a alimentação do aparelho (tranformador) mesmo assim vou seguir sua dica,  obrigado!
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: Canmeira Date: 15 Maio 2009, 17:09
Essa fonte está no C036. veja quantos volts está e informa.
Você acertou sobre o espectro. Se não tem, seu problema ainda não está na saída.
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 15 Maio 2009, 17:31
ta medindo 1,5v
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: Canmeira Date: 15 Maio 2009, 18:25
Levanta o transistor Q126 e veja se a fonte vai para 12V. se sim testa o aparelho. Estou indo para casa e daqui a pouco a gente se fala.

Boa Sorte!!!
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 15 Maio 2009, 20:13
Meu caro Carlos Meira, fiz o que vc falou levantei o transistor Q126, só que o valor de tensão continua dando 1,5v
   Sabe o que é eu tenho uma leva impressão que o STK nao está queimado, só vou trocar no utimo caso, continuo no agurde qualquer coisa estou aqui
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: Canmeira Date: 15 Maio 2009, 22:24
Se vc tirar o STK e o valor da tensão normalizar para 12VDC então o espectro vai bater. Nesse caso o STK foi pro pau...Mas veja bem, se vc estiver com o mecanismo do cd no lugar, e ligado, o espectro somente vai funcionar normal depois que o circuito identificar o CD 1. Se vc não estiver com o cd "ligado" demora um pouco para o circuito liberar a função. O microprocessador fica aguardando a informação do CD 1... se a informação não vem....aguarde até uns dois minutos.

Espero que ajude companheiro. Já troquei STK's em muitos aparelhos, mas nesse modelo, tanto com CI STK, quanto nos transistorizados, eu nunca troquei com esse sintoma. Isso não significa que o "DITO CUJO" não esteja pifado. Pode ser...

A retirada do transistor Q130 foi sugerida ao fabricante e ao montador, na época a CCE que montava esses aparelhos no polo industrial da amazônia. Eles não disseram que sim nem que não.

Ele recebe não sei o quê, nem de onde, e inexplicavelmente mata a tensão de VDC que pode ser monitorada naquele capacitor. Seu grande desafio é liberar aquela tensão. Sem ela o CI que trabalha com a parte de áudio está sem alimentação e consequentemente deixa tudo mudo.


Dá seus pulos por aí e informe o que puder conseguir. Boa Sorte!!!
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 15 Maio 2009, 23:32
Valeu vc ja ajudou bastante, amanha  vou dar uma analizada com o esquema em mãos vou tentar colocar essa carroça pra tocar, qualquer novidade eu informo, bom fim de semana fui.. :laugh:
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: FOX-9116 Date: 16 Maio 2009, 01:21
Oi é o seguinte como agente esta falando de 12v no C 036 eu fiz o seguinte logo no positivo do C036 tem um transistor Q009 que na sua base tem 11.5v e no emisor tem 12.2v e no dito coletor só 1.5v então eu fiz o segunte com a ponta de prova eu curto circuitei a base com o coletor então nessa linha que tem 1.5v ficaram 12.6v, e não é que o danado funcionou teve saida de som nos dois canais, mas por enquanto  é só p/ teste eu preciso saber de onde vem esses 12v mas ja foi um avanço fui
Re: AIWA NSX-SZ21 atuando a proteção, painel frontal totalmente apagado By: Canmeira Date: 16 Maio 2009, 23:42
Verifique D066 e deixe o Q126 levantado.



Abraços!!!
Páginas: 1