Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV GRADIENTE HT-M299S LED PISCANDO - RESOLVIDA By: Helio Araujo Date: 14 Maio 2009, 15:22
Aparelho: TV
Marca: GRADIENTE
Modelo: HT-M299S
Defeito: LED PISCANDO - RESOLVIDA


Defeito: TV Inoperante o led fica piscando vermelho/verde

Como foi analisada:
1 - Medi a tensão no capacitor grande da fonte 165V - Normal
2 - Medi a tensão de +B no Fly ao ligar 130V logo em seguida o led começa a piscar e a tensão cai para 115V
3 - Fui verificar o saida vertical LA7840 ele superaqueceu até estufar coloquei um novo.
4 - Medi o diodo zener de 75V que está ligado do pin 2 para a massa estava em curto, coloquei em série 2 diodos de 33V + 1 de 8V2 = 72,4V
5 - Troquei os capacitores C-410 100uFx35V e C411 470uFx35V
6 - Verifiquei o IC541 quando liga as tensões estão normais, quando o led começa a piscar as duas tensões cai
7 - Segui o pin5 do Fly e verifiquei D561,FR561,R562,R563,D562,Zener 7,2V tudo OK
8 - Troquei o FLY
9 - Observei que a TV tentou partir
10 - Então resolvi ver se o CRT havia sido carregado com MAT sim havia, mas entrava em proteção logo em seguida
11 - Desliguei o filamento do CRT e alimentei com uma fonte externa, deixei o CRT aqueçe um pouco e depois liguei a TV lá estava o vertical fechado, logo em seguida entrou em proteção
12 - Como já havia feito uma geral no vertical, eu fui para o FLY pin 8 onde sai a alimentação para o vertical e encontrei FR542 1R 3W aberta, troquei quando liguei a TV ela começou a superaqueçer
13 - Soltei um lado do resistor e fui atráz de algum curto na linha não havia nada tudo normal
14- Resolvi medir o diodo D-542 estava em curto, foi substituido. Liguei a TV e pronto a imagem veio normal, foi ajustar o fóco e o screem
15 - Verifiquei que não havia som nos canais 4 e 7, motivo a função SAP estava acionada para esses canais, desabilitei e voltou a funcionar, agora som e imagem perfeita em todos os canais. RESOLVIDO poderá ser útil para algum colega



Obrigado a quem puder ajudar.
Hélio Araújo

Re: TV GRADIENTE HT-M299S LED PISCANDO - RESOLVIDA By: paulo52 Date: 14 Maio 2009, 16:21
Parabens  Helio,  e o  que  muitos  não  fazem  , ir  ate  o  fim  a  procura  de  uma  solução, ta certo  que  tem  horas  que  o  trem e  cabeludo , mas tem  alguns  ai    que  nem  abrem o  aparelho  e  ja  pedem  dicas  de  conserto,hehehehehehe
Páginas: 1