multimetro digital Minipa ET-1001 resistencias torradas...

Iniciado por RCRO, 07 Abr 2011, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

RCRO

Aparelho: multimetro digital
Marca:    Minipa
Modelo:   ET-1001
Defeito:   resistencias torradas...

Ajuda ilusitada!? esse teste torrou o R5, R6 e R9, o R9 é um SMD se alguem tiver um desses e puder ajudar divulgando o valor. Eu não consegui esquema dele.

Obrigado a quem puder ajudar.
Reginaldo
  • Localização desse usuário é: Machadinho D´Oeste - RO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

RCRO

...Ah, um detalhe ele tá ligando mas dá medida erradas em volts e ohms
  • Localização desse usuário é: Machadinho D´Oeste - RO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

epaneque

Caro Reginaldo,
Espero que vc não tenha herdado esse multimetro do cunhado  :-X ...
(Que Deus o tenha !!! Foi meu caso, portanto, é o motivo sentimental pelo qual tenho o interesse no conserto no mesmo já, que este é muito barato) . . .
E não é que comi bola (To ficando velho e meio cego) e fritei o coitado (DCA 200u ao invez de 200 ACV) ...
Agi rápido e sem dúvida evitei cadastrofe igual a sua, o que me permitiu ver os valores, não me isentando é claro do mesmo sintôma e consequencia de seu relato e ao procurar o esquema me deparei com sua mensagem, motivo pelo qual me inscrevi neste forum (não sendo isso uma praxe).
Só para constar o fusivel não disparou, mas não o culpo, meu falecido cunhado inseriu um de 3 A  ::)

R1 541k
R2 352k
R4 9k
R5 900 Ohms
R6 100 Ohms (Troquei este por um resistor comum e a medição ficou ok exceto na escala ohms 20K, 2000, 200 e diodo).
R7 9 Ohms
R8 9,9 Ohms
Todos com 0,25 % . . .
Faz tempo que não vou na Santa . . .
Acho que é impossível nos dias de hoje achar tais componentes . . .
Quem sabe na China !
Os demais por serem customizados contém códigos, e utilizando outro multimetro digital DM2040 (Mesco), os seguintes valores aproximados foram medidos na própria placa:
R9 +-216 K
R10 +-217 K
R11,12,13,14,15,16,17 +-1.4 M
R13 +-1.9 M
R20 +-470 K
R21 +-420 K
RP1 +-2.3 M
VR1 +-200 Ohms
Observação: Se você puder me passar os valores da sua placa para os componentes customizados, quem sabe consigo resolver o problema das 4 escalas, que não estao funcionando, portanto, não tenho a certeza sobre esses valores, e também confesso, que como peguei esse multimetro em fevereiro/2011, não cheguei a testar essas escalas, e o defeito já podia existir independente da minha comida de bola.
Quem sabe a troca de informação entre 2 multimetros quebrados se converta em 2 multimetros a menos para serem jogados na natureza !!!

Cordialmente
Edgard

Siatec®

RcRo  -  se não auxiliar as colocações  acima  ----     eu  como autz icel e fazer minipa por aqui tambem  te   indico  claramente  compre outro...   é mais  confiavel. 
  • Localização desse usuário é: Campo Grande - Ms
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Não respondo nada fora do Forum

RCRO

...Ok vamos tentar... É o seguinte, eu to precisando dessa resistencias que faltam ai as fotos que postei. Inclusive faltam algum capacitores SMD ceramicos é os C4 e C7. as resistencias são:5 , 6, e 18. Se vc não conseguir ver pelas fotos, me passa aki quais as que vc precisa.
  • Localização desse usuário é: Machadinho D´Oeste - RO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

bettosom

  • Localização desse usuário é: Retirolandia - Bahia
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 35 anos.

RCRO

Agradecido ao amigo BETTOSOM, mas no meu caso esse ``MANUAL DE USUÁRIO´´ não vai poder me ajudar em nada!?!?  :-\ :-\ :-\
  • Localização desse usuário é: Machadinho D´Oeste - RO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

epaneque

Caro Reginaldo,

Não consegui visualizar sua foto, por esse motivo envio a minha e comento:

Parece que as placas podem ser de versão diferente uma vez, que não tenho em minha placa o C7 (meu último é C6).

Quanto ao R18 (vazio em minha placa) indica, que é um smd de mesmo valor a um resistor de 1/8 W R8=9,9 Ohms por estar em paralelo a este e presente na minha placa.
Demais:
R5 900 Ohms
R6 100 Ohms
C4-O código do componente é: L57 104

Como em minha placa todos os componentes, estão visualmente íntegros, e para não tirar smd por smd, cuja referência não fornece informações, após voce substituir seus componentes visualmente ou comprovadamente danificados, efetuar uma medição destes diretamenta na placa, assim podemos comparar os valores . . .

Aja paciência  8)  . . .

Mas consertar qualquer coisa por hobby não tem preço, que um mastercard possa proporcionar !!!



Obs.: Tb agradeço o Sr. Bettosom e Siatec, que apesar de não ter auxiliado, me fez lembrar dos bons tempos, quando o manual de um aparelho eletrônico de medição, costumava vir com seu esquema.
Exemplo: Meu primeiro multimetro analógico, que comprei modelo: Life LT-22 até hoje em meu poder e FUNCIONANDO  :D.
(Se alguém ainda tiver um e não tiver o esquema é só pedir).

Cordialmente.
Edgard

RCRO

...C 7 fica em paralelo com R 15 entre essa linha e o terra ( um filtro) acredito que não tenha muita importancia, mas oque vc precisa em relação à informação p/ eu poder te ajudar//? :o :o :o
  • Localização desse usuário é: Machadinho D´Oeste - RO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

epaneque

Reginaldo,

Realmente nem consta uma marcação de C7 na placa de circuito impresso: EC830B 051019.

Quando a sua placa estiver ok, gostaria dos valores aproximados medidos em ohms diretamente na sua placa dos seguintes componentes:
R9 +-216 K
R10 +-217 K
R11,12,13,14,15,16,17 +-1.4 M
R13 +-1.9 M
R20 +-470 K
R21 +-420 K
RP1 +-2.3 M
VR1 +-200 Ohms

Obs.: Os valores acima foram obtidos na medição da minha placa por intermédio do multimetro digital DM2040 (Mesco), dessa forma, comparando com seus valores, talvez eu ou você chegue na conclusão do porque a escala continua incorreta (no meu caso na medição de 200 Oh, 2000 Oh , 20k e Diodo).

haldane

Bom dia Reginaldo!
Acabei de me inscrever neste forum ao ver a questão do multimetro, por coincidência aconteceu comigo também, porém torrou apenas dois resistores que assinalo em retangulo laranja na foto.
Fineza informar os valores porque não dá pra ver na sua foto. No meu multimetro a placa não tem identificação dos componentes, tipo R1, R2, etc, portanto tem q ser no visual mesmo e também sou apenas um curioso na área da eletrônica como mecânica, eletricidade e tudo mais.
Procuro resolver tudo o que posso tanto pra mim quanto para os familiares, amigos e onde puder.

Agradeço a colaboração.

Abraços.

Haldane
  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte/MG
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 01 anos.

Siatec®

haldane  por  favor   abre um  tópico  para  voce  ok   são  normas  do  fórum   vou  deletar  mensagem  ok;
  • Localização desse usuário é: Campo Grande - Ms
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Não respondo nada fora do Forum

epaneque

Olá a Todos,
Sr. Haldane,
Se estivesse-mos falando em um PX (Antigo Fox 8519), eu diria que vc munhecou  :-X !!!
Primeiro pq quem enviou a foto fui eu (Edgard) e vc confundiu com o Sr. Reginaldo.
Segundo vc me chamaria de munheca de saca tripa, já que não havia percebido, que a foto anterior estava estranha (captura invertida - observe as letras do nome da bateria na foto anterior) e por esse motivo estou re-enviando a imagem na posição correta, para não dar um nó na cabeça !!!
Terceiro estamos invadindo  :-* o forum do Sr. Reginaldo (espero que ele não fique  ::) ) e para completar o moderador Siatec vai excluir tudo  :'( , mas antes que ele o faça, (o ideal seria a transferência desta conversa) e espero, que de tempo para vc anotar, informo os valores dos resistores:
R5 = 900 ohms e R7 = 9 ohms com tolerância de 0,25 % (Faixa azul . . . e não é queijo !!!)

Abraços

haldane

Prezados Reginaldo e Edgard,
me desculpem pela confusão, fiquei tão empolgado com a perspectiva de solução q não observei os detalhes.
Agradeço pelo retorno, que já anotei, e acho q não será necessário abrir outro tópico.
Mais uma vez me desculpem e muito obrigado mesmo pela ajuda e parabéns pela disponibilidade.
Boas festas para todos e um ano novo com muita saúde pra continuar nessa luta...

Abraços,

Haldane
  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte/MG
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 01 anos.

Siatec®

Calma Pessoal -




ELP- ta parecendo disco 78 rpm kkkkkk-brincadeirinha-


não vou deletar o  tópico não  ...  a gente a visa para que  todos  sigam as  normas  do  fórum -  ou   seja   cada   citação   deve  ter  seu   tópico  próprio  senão  vira  confusão  -


um  entra   junto  com  outro  e...    etc etc  etc.




vamos  em  frente  o importante é  a solução  do  problema.   e   o  bom  humor


um  ano que se finda     se  realizamos  em  todo  ou   em parte  nossos   planos 


  vamos   reiniciar  com  força  laser  total  neste  próximo   ano  ....


(mas   ca  entre  nós  que ele  deveria  ter comprado  outro  multimetro  a.....  isto  teria  feito  sim ...como disso  elp - mão de vaca kkkkk)



  • Localização desse usuário é: Campo Grande - Ms
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Não respondo nada fora do Forum

Similar topics (5)