collapse

Lista de Fóruns


Tópicos Movimentados

Top Usuários

Paulo52® Paulo52®
10408 Mensagens
Sergio Freitas Sergio Freitas
7781 Mensagens
Trudes Trudes
3987 Mensagens
Ricardo-IG Ricardo-IG
2574 Mensagens
B.V. B.V.
2283 Mensagens
bettosom bettosom
2102 Mensagens
Paulo Cezar Paulo Cezar
1552 Mensagens
Rangel Rangel
1335 Mensagens
paulobap paulobap
747 Mensagens
Percí Percí
735 Mensagens

TUTORIAL SOBRE FOTO ACOPLADOR

Iniciado por edson tadeu, 11 Out 2008, 14:03 (Lido 10275 vezes)

« tópico anterior - tópico seguinte »

0 Usuários e 1 Visitante estão vendo este tópico.

edson tadeu

TUTORIAL  SOBRE  FOTOACOPLADORES


Fotoacoplador, também chamado de acoplador ótico, optoacoplador ou optoisolador, é um componente formado basicamente por um LED e um fototransístor dentro de um CI com a função de transferir uma informação elétrica entre dois circuitos através de luz, ou seja, sem contato elétrico entre eles. Abaixo vemos o símbolo e alguns tipos de fotoacopladores:


Funcionamento - Aplicando uma tensão nos pinos do LED, este acende e a luz polariza a base do fototransístor interno. Desta forma, o fototransístor conduz e faz a corrente circular por outro circuito isolado eletricamente. Estes componentes são usados como sensores em alarmes, aparelhos de som, vídeocassetes, eletrônica industrial e em fontes chaveadas são usados para ajudar a regular as tensões de saída (+B). Existem vários tipos de fotoacopladores, alguns com dois LEDs e dois fototransístores (duplo), outros ainda mais complexos, contendo muitos componentes no interior do CI. Abaixo vemos alguns tipos de fotoacopladores complexos:



MARCADORES: ELETRÔNICA, TUTORIAIS 0 COMENTÁRIOS   
COMO TESTAR UM FOTOACOPLADOR
Os tipos mais simples (LED e fototransístor interno) podem ser testados usando dois multímetros na escala de X1, como podemos ver abaixo:


Meça com um dos multímetros o pino 1 e 2 nos dois sentidos. O ponteiro só deve deflexionar num sentido. Se deflexionar nos dois, o LED está em curto e o fotoacoplador não presta mais. Se o ponteiro não mexer em nenhum sentido, o LED está aberto. Medindo os pinos 3 e 4 (fotoacoplador de 4 pinos) ou os pinos 4 e 5 (fotoacoplador de 6 pinos) o ponteiro não deve deflexionar em nenhum sentido enquando não se polariza o LED. Se o ponteiro mexer, o fototransístor está com defeito e a peça está inutilizada. Agora usaremos os dois multímetros. Coloque a ponta preta de um deles no pino 3 (4 pinos) ou 5 (6 pinos) e a vermelha no pino 4 dos dois tipos. Com o outro multímetro meça os pinos 1 e 2 nos dois sentidos. Observe que quando o ponteiro mexe, o do outro multímetro acompanha. Se isto ocorrer, o fotoacoplador está bom. Se o ponteiro de um multímetro mexer e o do outro não, o fotoacoplador está com defeito.