Monitor Samsung 933SN Backlight não acende

Iniciado por Rafaeltec, 08 Fev 2011, 22:24

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Rafaeltec

Aparelho: Monitor
Marca:    Samsung
Modelo:   933NS
Defeito:   Backlight não acende

Analisando as tensões, todas estão ok, exceto a tensão de 15v que está c/ 19v.
Enquanto esta tensão está alta o monitor liga, mas as lâmpadas não se acendem. Como não possuo e não encontrei o esquema deste monitor, eu segui a linha dos 15v até chegar num driver STM8322 posição U2, mas após efetuar a troca, o defeito persisti, já testei trans. e diodos smd no local onde encontra-se o U2, mas não achei nenhum componente alterado.
As lâmpadas estão Ok, já fiz testes com outras e o defeito permanece.
Desde já agradeço a todos.


Obrigado a quem puder ajudar.
Rafael

Joarez Siczkoriz

Esse  Monitor  tem 5 versões !! Qual e o sufixo completo .






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

William_R

Ja vou adiantando, a Samsung não fornece esquema da placa IP-BOARD nos Manuais de Serviço, pois essa placa geralmente é O&M. 

De qualquer modo forneça o codigo da Samsung existente na placa IP-BOARD, ex.: BN44-00177D, .....

Forneça os codigos existentes no silk-screen do PCB e também os codigos dos vários ics existentes nessa placa.

Forneça o codigo do(s) trafo(s) das lampadas existente(s) no inverter.

Se puder coloque uma foto dessa placa.

Quanto a tensão de +15V estar elevada isso é comum de acontecer quando as lampadas não acendem (falta de carga).

Verifique com o ohmimetro se o(s) trafo(s) das lâmpadas não tem o seu secundario aberto.

Boa sorte ;)
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

William_R

O mais prox. do codigo 933 que achei, está no seguinte link:

http://www.4shared.com/dir/YWJdu1ku/LS19CFE_-__933HD_.html

Mas como eu disse não tem esquema da placa IP-BOARD  :(
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Rafaeltec

#4
Amigo William_R,

Amanhã voltarei ao tópico trazendo o que foi pedido.

O Trafo de alta já foi testado e esta ok, uma coisa interessante é que quando eu isolo o pino de 15v (que segue para a PCI MAIN), a tensão que estava 19v volta para 15v, alguma idéia deste fato?

Rafaeltec

1-  Não sabia que existia 5 versões.
2 - Dessas 5 versões dito por você, qual é a versão que possui IP-BOARD  que não gera 15v?
3- Você teria o esquema da IP-BOARD de alguma das 5 versões?


Citação de: Joarez Siczkoriz online 08 Fev 2011, 23:46
Esse  Monitor  tem 5 versões !! Qual e o sufixo completo .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

Joarez Siczkoriz

Samsung não fornece  esquema de  IPboard esqueça !! o Más fácil e  ver o cdigo dela e ver se tenho alguma no estoque para ir lhe Orientando . Más veja também capacitores de Balast, Diodos que levam a Informação de feedback ao Ci Oscilador, e se Algum fet chaveador não está apresentando fuga .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Rafaeltec

Joarez,

No secundário do trafo de alta usa apenas 2 cap. ballast que não apresenta fuga, testei todos os diodos (comparando entre eles, já que existem vários de mesmo código) e fiz o mesmo com os trans., o IC oscilador já foi trocado.

Vou te passar as informações desta PCI: (estou enviando todos os dados porque o amigo William solicitou)

Na etiqueta: BN44-00249CSK28D6JE952 Rev. 1.0

Na PCI (silk-screen): PWI1902SS(A) Rev. 1.0

Trafo: 1400280
           T3407A  0923D

U101: FM260N
U1 = OZ9938GN
U2 = STM8322

Agradeço a atenção e fico no aguardo.

William_R

O codigo desse aparelho não está errado ?  Não seria 933SN ?

Não acho nada com o seu codigo, o que encontrei coloquei no seguinte link:

http://www.4shared.com/dir/ZA8kExS2/LS19CMY__933SN_.html

Esquema da placa BN44-00249C, pode largar mão que não se acha. No manual de serviço tem só um diagrama de bloco !

Esquemas que usam o OZ9938GN que poderam servir de principio são:

http://www.4shared.com/document/c1RPIlp3/LD7575A__OZ9938GN_-_715T2783-1.html

http://www.4shared.com/document/zRzHt00d/TOP245Y_OZ9938GN_L1718S-060405.html


http://www.4shared.com/document/3eDvMyac/DELL_1907FPc_Service_Manual.html

http://www.dianyuan.com/bbs/u/58/783461192202365.pdf

Para o ic FSFM260N tambem não achei nada, só mesmo o datashet dele:

http://www.fairchildsemi.com/ds/FS/FSFM260.pdf

Espero que ajude ;)
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Joarez Siczkoriz

Muito Bom William  certo que ele  chegara a  Solução  e com relação a 933SN também não achei nada agora só 933 existe 5 versões o por isso deve postar o Sufixo completo 933 para nós e código comercial no  site da  samsung tem que sempre postar o sufixo .


     Joarez Siczkoriz
     Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

William_R

Lembrando que para as lampadas acenderem, o pino 8 (BL_ON/OFF - BL_Enable) do conector CN600 deve aparecer um nivel logico alto vindo do MICON.

  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Joarez Siczkoriz

Outra detalhe importante que  esta fonte não pode variar em hipotese alguma se a mesma  o fizer temos problemas com a  etapa composto pelo circuito de  referencia que  vai ligado ao foto acoplador ou ate mesmo  um ripple que esta sendo interpretado erroneamente como um valor de tensão más alto .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Rafaeltec

Amigo William_R,

Desculpe, o modelo é 933SN (foi um erro de digitação), quanto ao restante de dados que foi descrito, estão corretos.
Agradeço pelo esquema e datasheets passado por você, já baixei todos para consulta... Mas o principal que seria o esquema da IPboard nada...
Sobre a dica que você me passou em relação aos sinais presentes no conector CN600, vou checar e depois retorno para você.

Rafaeltec

Quanto a fonte é certeza estar ok, como já peguei vários defeitos em monitor LCD apresentando tensões alteradas no secundário, logo de cara eu troco o IC Osc. PWM, Acop. ótico, Reg. 431, vejo Diodos e Cap. elco.
Já foi feito este procedimento nesta fonte, a menos que tenha componentes smd alterados, como cap. cera c/ seu valor alterado ou algum trans. de código diferente (onde não tenha outro p/ comparar no circuito), ambos só com esquema p/ ver valores ou o circuito interno do trans.


Citação de: Joarez Siczkoriz online 11 Fev 2011, 19:16
Outra detalhe importante que  esta fonte não pode variar em hipotese alguma se a mesma  o fizer temos problemas com a  etapa composto pelo circuito de  referencia que  vai ligado ao foto acoplador ou ate mesmo  um ripple que esta sendo interpretado erroneamente como um valor de tensão más alto .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná

Joarez Siczkoriz

E Amigo certamente se a Tensão está variando no Secundario sua fonte esta certamente sem controle , ou seja  comece  a Ver  Resistores  ligados ao pino Ref do TL431 e seus capacitores .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Rafaeltec

A única tensão que está alterada (sem variar) é a de 15v que encontra-se c/ 19v, porém foi o que eu disse acima, se eu isolar o pino de 15v do CN600 da pci main a tensão que estava 19v volta para 15v.
Creio que haja um defeito no Micon (IC200), porque eu só estava voltado para o defeito das lâmapdas apagadas, hoje eu iluminei o painel c/ uma lâmpada fluorescente e vi que não possui imagem também, sendo que a alimentação de 5v do painel esta ok, reparei que o IC200 está esquentando demais. Outra coisa que o amigo William disse, eu chequei o sinal (backlight on/off) no pino 8 (essa informação vem do IC200)  não tem sinal nenhum neste pino.
Estou quase concluíndo que o defeito/falha está no Micon.

Joarez Siczkoriz

Amigo conheço bem esse  Monitor e  Raramente  ele da problemas de  Micon e  más facil o firmware corromper que  o micon  dar problemas  ai !!



     Joarez Siczkoriz
     Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Rafaeltec

Na eletrônica tudo é possível, medindo a temperatura do Micon o mesmo está em torno dos 58ºC, por isso disse que está quente demais, normalmente a temperatura fica entre 40ºC a 42ºC.
Não se esquecendo da falta de sinal no pino 8 do CN600 (BL_on/off) e ao isolar o pino 2 (15v) da pci main, a tensão que está 19v volta a normalizar p/ 15v.

Joarez Siczkoriz

Amigo  vejo que esta perdido !!  Analise  com atenção para  não cometer  erros e  chegar a  conclusões sem logica !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

William_R

Se no pino 9 do conector CN600 aparece 3.3V, tente colocar um diodo 1N4148/1N4002 do pino 9 (anodo) ao pino 8 (catodo) para ver se as lampadas acendem.

Caso reste alguma dúvida, remova a placa IP-BOARD do chassis, na bancada pendure lampadas nas saidas da placa e polarize o conector CN600 da fonte com o circuito do esquema abaixo.

As lampadas tem que acender se o Inverter estiver bom e os 15V tende a se estabilizar !

Boa sorte ;)
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Similar topics (5)