collapse

Tópicos Movimentados

* Calendário

Agosto 2015
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1
2 [3] 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Top Usuários

marcosbr marcosbr
14288 Mensagens
Paulo52® Paulo52®
9594 Mensagens
Sergio Freitas Sergio Freitas
7759 Mensagens
TecTonny® TecTonny®
6087 Mensagens
ANTESAT-PLASMAX ANTESAT-PLASMAX
5017 Mensagens
Almeidaf Almeidaf
4212 Mensagens
Trudes Trudes
3942 Mensagens
Elder A.M. Elder A.M.
2688 Mensagens
Carlos Meira
2525 Mensagens
Ricardo-IG Ricardo-IG
2303 Mensagens

Actualizar Histórico
  • Proibido assunto técnico.
  • punkloko: preciso urgente da firmware Hbuster 32L07HD
    Hoje às 11:41
  • punkloko: hbtv 32l07
    Hoje às 11:41
  • valddir_silva: nao tem mais as montagens
    Hoje às 11:25
  • valddir_silva: boa tarde
  • valddir_silva: bom dia
  • Paulo Cezar: Bom dia
    Hoje às 08:10
  • Trudes: Bom dia
    Hoje às 07:19
  • Josivam: alguem tem o esquema do CSR3000A.Cx. Amplificada
    Hoje às 06:54
  • jusenaldo: Bom dia? Bom dia nada! Desejo é a vida toda cheia de bondade, para todos. Que seja!
    Hoje às 06:53
  • TecTonny®: Bom dia a todos
    Hoje às 05:53
  • valmirhermann: Bom dia.
    Hoje às 05:52
  • Paulo52®: Bom  dia
    Hoje às 05:06
  • GILBERTO A. A. MEIRELES: esquema radio de bolso phillips 077
    Ontem às 09:56
  • naldoZ: Ajuda ?? abra 1 tópico amigo, veja o menu à esquerda acima !!
    01 Ago 2015, 17:48
  • matheus luiz: alguem pode me ajudar?
    01 Ago 2015, 13:07
  • Paulo Cezar: Bom dia
    01 Ago 2015, 08:02
  • jairdevit: Bom dia a todos.
    01 Ago 2015, 07:50
  • TecTonny®: Bommmmmmmm dia  :sleepy:
    01 Ago 2015, 06:51
  • Paulo52®:

Bloqueado
    Pedimos desculpe...
    Parte do conteúdo foi bloqueado para usuários não registrados!
    Crie gratuitamente um [link] ou [link] para ver o conteúdo completo.

01 Ago 2015, 05:36
  • Paulo52®: Riclei  ,  abra  um  topico  para  o  seu  problema  aqui  neste  link .
    01 Ago 2015, 05:35

SAIBA COMO TESTAR ACOPLADOR ÓTICO NO CIRCUITO

Iniciado por schiavinato, 21 Abr 2010, 20:11

« tópico anterior - tópico seguinte »

0 Usuários e 5 Visitantes estão vendo este tópico.

schiavinato

21 Abr 2010, 20:11 Última edição: 21 Abr 2010, 21:30 por schiavinato
Quando a tensão da fonte estiver abaixo do especificado e você suspeitar do acoplador ótico eis ai um macete prático e infalível.
Dixe um voltímetro digital espetado na saída do +B geral da fonte, e com um multímetro analógico na escala X1 coloque a ponteira vermelhado miter no pino 2 do acoplador ótico e a ponteira preta no pino 1.
Conclusão ao encostar as pontas do miter nos pinos 1-2 do acoplador ótico veremos um aumento de tensão na tensão da fonte se isso ocorrer o acoplador ótico está bom, eu já faço esse teste há muito tempo e tem dado excelente resultado.
Conclusão o multimetro tem uma resistência em série com a bateria interna libera uma tensão positiva e negativa nas ponteiras e assim sendo polariza o acoplador ótico, com esse teste você descobre se o defeito é do acoplador ótico ou da polarização do mesmo.
OBS FAÇA ESSE TESTE COM A SAÍDA HORIZONTAL DESLIGADA.

ATENÇÃO SR MODERADOR  SE AQUI NÃO FOR O LUGAR ADQUADO POR FAVOR COLOQUE ONDE MELHOR SERVIR.
schiavinato

marcosbr

21 Abr 2010, 21:10 Última edição: 21 Abr 2010, 21:12 por marcosbr
 Luiz.
Sem polemizar... Não indico a ninguém este tipo de teste.
1- O espaço entre terminais é muito pequeno (exigiria um extremo cuidado)
2- Voce sabe que ele controla não só o +B principal, mas sim toda a variação do primário em relação ao secundário das fontes. (incluindo controlador e Fets)
3- Dependendo do aparelho, poderia causar sérios danos.
Este tipo de teste seria indicado, no caso do acoplador trabalhar em chaveamento. (On/Off)
O teste que voce sugere, deve ser feito com o aparelho fora da rede, ou com ele fora do circuito.
O fotoacoplador é composto por um led e um fototransistor juntos.
A luminosidade do led controla o Tr. Nós não vemos por causa do encapsulamento. (não existe contato físico dos dois componentes) Se partir deste principio, voce esta certo. polarizando o led com uma pequena tensão, terá variação no Tr.
Jamais faça isto com o aparelho na rede, nem mesmo em standby.
Acho que da para entender, agora fica a critério de cada um...
Não estou depreciando sua dica. Estou passando riscos para avaliação do usuario.
Um abraço.
Lembro também, que existem acopladores de + de 4 pinos.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

schiavinato

21 Abr 2010, 21:28 Última edição: 21 Abr 2010, 21:31 por schiavinato
Meu amigo esse teste é com o aparelho ligado e eu já faço isso a muito tempo e nunca tive problemas, mas faça o seguinte o dia em que você pegar um defeito na polarização do acoplador ótico polarize o mesmo com as pontas do miter e depois você me comenta, agora quanto ao acoplador de mais terminais o teste é feito sempre polarizando o diodo . O acoplador ótico pode ter até mais terminais, mas o principio de funcionamento é o mesmo. Quanto ao teste eu sempre faço com a saída horizontal desligada e até agora não tive problemas.
schiavinato

marcosbr

22 Abr 2010, 06:51 Última edição: 22 Abr 2010, 07:06 por marcosbr
 Luiz.
Como deixei claro, ficara a critério de cada usuário. Cada um sabe de suas necessidades.
A coisa não é tão simples como foi colocada.
A intensidade da luz controla toda fonte. Leve em conta que além do que foi colocado, existe o risco para o próprio instrumento. Leve em conta também o valor ôhmico em paralelo ao circuito.
Eu trabalho com acoplamento óptico para varios circuitos. (a anos)
Dependendo da quantidade da onda luminosa. (onda plana) Corre o risco de um pico elevado e destruidor.
Cada circuito é diferente, se acharem que vale a pena todo este risco...
Voce diz: (o dia em que você pegar um defeito na polarização do acoplador ótico   polarize o mesmo com as pontas do miter e depois você me comenta)
Como eu disse, trabalho com acoplamento a anos. Daí o meu alerta e comentario. (é uma área perigosa do aparelho) uma pequena variação na entrada, uma grande variação na saída.
Hoje ele controla a maioria das fontes, pegando amostras de como esta a saída. Nada fixo.
Obrigado pelo retorno, mas eu continuo não aconselhando.
Cada um deve estar ciente daquilo que vai fazer.
Estando ciente dos prós e contras, ficam livre para fazer o que acharem correto.
Um abraço.

Resolvi colocar este link, para que entendam que a um ano este assunto ja foi discutido.
Aquele exemplo que usei, é uma fonte das mais simples.
Veja o que faz uma variação neste circuito.
Também para explicar que não é para polemizar, mas sim para que depois ninguém diga que não foi alertado.

Bloqueado
Pedimos desculpe...
Parte do conteúdo foi bloqueado para usuários não registrados!
Crie gratuitamente um Registro ou Entre para ver o conteúdo completo.

Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

ANTESAT-PLASMAX

eu ainda adoto o método de retirar o componente para medição,... :D isso por experiência própria devido a queima de uns circuitos de aclopamento e foto células que trabalhavam em simuladores... :'( quase fui mandado embora do serviço pelo meu encarregado na época por ter queimado uma placa arcade :'(  rsrsrsrsrsrsr

mas o risco fica a critério de cada um...se o técnico for atento e cuidadoso tudo bem..mas se for um técnico atolado de serviço para fazer pode dar uma vacilada e bau bau fonte .. 8)

abraços a todos..
  • Localização desse usuário é: São Jose dos Campos
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Antes de postar seu pedido de ajuda e Abrir um Novo Tópico.
Pesquise no Resolvidos.

/board,2.0.html]
CliqueAqui[/url]

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.(Chico Xavier)

schiavinato

Meu amigo Max pelo que vejo você é um técnico bastante experiente, e é bom agir com certa prudência, também no desenrolar desse tópico posso esclarecer alguma coisa. Como eu disse é um teste para que quando a tensão da fonte está abaixo do especificando você possa saber se o defeito é do acoplador ótico ou se é polarização do mesmo, veja bem é um teste e por se tratar de teste o mesmo é feito muito rápido, e assim sendo não vai causar dano algum no circuito, e com isso a gente ganha tempo e tempo é dinheiro.
No caso da tensão estar abaixo do especificado se você deixar um voltímetro digital espetado na fonte do +B geral ao encostar as pontas do miter analógico vermelha no pino 2 do acoplador ótico e a preta no pino 1 verá um aumento de tensão no voltímetro isso pode ser feito bem rápido não causando dano algum para o circuito . Como eu disse já faço isso há muito tempo e nunca tive problemas.

schiavinato

marcosbr

Como também ja foi dito, não existe motivo para guerrear.
Tudo bem... pegue seu multimetro na escala de 1X e coloque aqui.
Esta tudo normal né. Sabe o que vai acontecer???
Sugiro o que voce me falou. Tente e veja o que vai acontecer.
A eletrônica com esquema, prova que cada circuito é diferente de outro.
Um abraço.

michel chagas

Achei a idéia interessante, mas devemos tomar alguns cuidados:

- Só realizar esse procedimento quando o +B estiver baixo, mesmo depois que desligarmos o ckt horizontal da linha;

- Observar atentamente o esquema...  Se a referência para a fonte for a tensão de +B,da forma do ckt postado acima, não acho adequado.  Desligar outros pontos de alimentação, principalmente os que não possuem reguladores pelo caminho.

- Não demorar muito para fazer o teste, tem que ser jogo rápido.

Gostei.

schiavinato

Exatamente meu amigo é como eu disse só se o +B estiver abaixo do espessificado dai o miter polariza o acoplador ótico e em um teste rápido você já consegue descobrir onde está o defeito, também quero deixar bem claro que eu só trabalho com TV e até agora não tive problemas, como eu disse é questão de pràtica. O que me estranhou que no outro fórum que eu frequento essa postagem foi um sucesso, e agora baseado  em que aconteceu aqui deixarei de postar certos assuntos neste fórum, pois nem todos estão preparados para tal. E também não falarei mais nesse assunmto.
schiavinato

marcosbr

Meu caro amigo...
Veja que o Michel achou interessante, mais concorda comigo. A aplicação no circuito, depende de como foi projetado.
Continue postando o que quiser, sempre será bem vindo. Agora, quanto a sua colocação...
(O que me estranhou que no outro fórum que eu frequento essa postagem foi   um sucesso)
A diferença aqui, é que não buscamos sucesso injustificado.
Buscamos mostrar os prós e os contras de cada situação. Aceitamos criticas e sugestões.
Eu trabalho com eletrônica geral. Estou preparado para criticas, do mesmo modo que estou preparado para opinar.
Volto a dizer, cada um sabe onde o sapato aperta.
Se fizerem tudo que for passado, ciente de que há riscos.
Parabéns a todos.
Buscamos o sucesso, mas baseados em alicerces firmes.
Um abraço.

Almeidaf

Schiavinato, o teu proceder em relação ao assunto em pauta, pode ser para voce um modo pratico, mais para alguns esse proceder , não é  confiável, especialmente para principiantes, veja que com o tempo de bancada adquirimos uns procederes particulares, que nos adiantam em algo, que no seu caso  lhe é confiavel, mais essa semana pequei um foto com variaçoes no led medindo por cima (tv desligada), mesmo com as outras peças ligadas nessa linha 1e2.  Só foi tira-lo e vi que o led estava dando continuidade inversa variando, que não deveria dar nada, oK . ja no caso o teu processo a tv funcionando logicamente poderia haver algo fora do comum, ou para bem como para mal, mais concordo com o teu procedimento individual.
Não conheço o forum que voce participa tambem,(nada contra outros, pois somente participo deste) , mais por aqui tenho como  um forum  de técnicos com esperiencias de bancada e muitos  tempo na ativa, com vicios e tambem predicados e defeitos.
Quanto não cogitarem o teu procedimento em teu forum, talves não deram a devida atenção ao seu poste.
Agora te comento que muitos por aqui estão preparados para concordar e tambem discordar de certos assuntos, só assim poderemos trocar esperiencias a teu e  nosso favor!
Alguns por aqui tem formação na área, muitos esperiencia,  e nem por isso ficam escancarando capacidade para tal, basta voce ver respostas dadas a alguns solicitantes.
Agora sobre  deixar de postar certos assuntos, besteira sua, pois estamos no mesmo barco e voce como profissional da área terá sempre algo para nos ensinar, mesmo havendo contradiçoes, afinal somente assim podemos  progredir e não ficar aceitando qualquer coisa que nos  imponham!        Desde que discutirmos tecnicamente, e ver a possibilidade de facilitação aos procedimentos diários.
A minha posição de resposta é somente como sou , um  mero colaborador deste forum!

• Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

marcosbr

(um  mero colaborador deste forum!)
Um excelente técnico, colaborador, e ajuda a preservar o fórum!!!
Uma coisa jamais sobreviverá se for imposta. Ninguém a destruirá se for aceita!!!!!!!!!!! :police: :police: :police:

michel chagas

Um fórum é lugar de debate de ideias...  Do que adianta um fórum onde todo mundo concorda com todos?  Acredito que essa divergência de ponto de vista é fundamental para o crescimento de todos os profissionais que aqui frequentam.

Tudo que é diferente, gera discursões...  e acho isso perfeitamente normal.
Amigo Schiavinato, não fique chateado com isso, até porque, pelo que já pude perceber no fórum, você é participante ativo, sempre postando dicas e novidades que auxiliam em muito todos os nossos colegas...  Acredito que o fórum perderia muito com essa sua decisão.  Onde há seres pensantes, sempre haverá discursões.

Outro ponto polêmico, que gera muita discursão,é o Exitador Horizontal Externo:  muita gente é contra e muitas usam e afirmam que é otimo para achar defeitos com rapidez.

Achei sua ideia muito interessante.  Pode ter certeza que vou tentar aplica-la na prática quando tiver oportunidade.  Até porque não gosto de sair trocando peças de aparelhos de forma desnecessária, aumentando os custos do serviço e reduzindo o lucro.

Abraço a todos