(ENCERRADO) TV CRT 29'' Samsung CL-29K40MQ NÃO FUNCIONA

Iniciado por TV TEC ELETRÔNICA, 13 Fev 2012, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

TV TEC ELETRÔNICA

Aparelho: TV CRT 29''
Marca:    Samsung
Fabricante:   
Modelo:   CL-29K40MQ
Defeito:   NÃO FUNCIONA

Ola a todos,

esta tv esta com as tensões em seu secundário normais menos 1. a de 12v. via D-813. esta tensão alimenta o coletor do driver horizontal que apos o circuito oscilar passa a ser alimentado por via D-403.pois bem, quando ligo a tv na tomada e pressiono o stand-by, ela arma o rele , as tensões sobem menos o que alimenta o driver(q-402) que em standy-by(espera) apresenta +ou- 5v. acionando a chave , a tensão cai pra 0v. não há oscilação h. ja verifiquei:
R-402 (esta ok)
pois nessa malha, a tensão cai vertiginosamente. retirando o transistor driver a tensão sobe pra 8v. (pouco) e em seguida cai novamente. to deixando passar alguma coisa? ???


Agradeço a quem puder ajudar.
Adel
  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

marcosbr

 Desligue o +B do flyback, e verifique se sobe o oscilador.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Almeidaf

Levante o D402 ou R402 e veja se sobe no catodo D813. assim ja isola a fonte do consumo.,  se não mudar,  vejas o filtro C846, 2200-- ou se tem curto ic 802. Observe que essa fonte é responsavel pela regulação geral do aparelho, então nesse momento deverá as outras voltagens estarem  erradas.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

TV TEC ELETRÔNICA

 
  Prezados,

As tensões da fonte ficam com 1/2 vcc em stand-by. dado a partida na chave,sobem para as denominações corretamente menos a da saida de 12v. que fica 8v.(via D-813). o resistor R-402 é de 120ohms e mesmo fora do circuito. a tensão não sobe para os 12v.
esta claro que há um consumo na via dessa malha. mas ja levantei o R-815 e não sobe.

  o estranho é que a tensão de coletor do transistor driver horizontal cai pra 0,3v quando aciono a chave power. não há oscilação do circuito h. e detalhe, mandei meu osciloscópio pra atualização de software e estou sem saber se aparece o sinal na base do mesmo.
  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

marcosbr

 Como já disse o Almeida... As outras fontes pequenas, são "dependentes" desta.
Para ter certeza sobre proteções... Desligue o pino 3 do flyback.


  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

TV TEC ELETRÔNICA

 

  Gente, fiz a diga dos amigos. e as tensões continuaram as mesmas.

Desligando o pino 3 . simplesmente acontece o mesmo. a fonte entra em operação (sai do 1/2 vcc)subindo para 170v.(obs: sem consumo !) e em seguida retorna a meio vcc.
> não há consumo no horizontal pois não oscila. curtos tb não há.
> não há secundario do TSH pois o horizontal não oscila.




 
  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

Almeidaf

Se voce ja com certeza,mediu "todos"esses componentes, do esquema abaixo,  se o rele aciona,  como esta no esquema. talves como inicio essa voltagem seja suficiente.  Quanto cair ao dar power é sinal que o micro esta enviando se não for H, é voltagem, mais se tivesse o osciloscopio logo tiraria a duvida real.
Teria que testar esse fly , pois a coisa tem que ser rápida.,,para alimentar esse driver,  pois o micro desliga em seguida. Agora voce diz que quando  micro desliga a fonte vai para 170V , ai é brabo!
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

B.V.

 
   Olha, Adel!!!


  Me parece que esse seu TV aí está protegendo por excesso de tensão no

  +B (130V)!!

  Confira fotoacoplador e os componentes "pendurados" nos pinos 1 e 2

dele!!!

  Veja que o 12V serve como referência, direta, no pino 2 desse

  fotoacoplador aí !!

  SUCESSO!!!

    B.V.
  • Localização desse usuário é: IP / SANTA CATARINA
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
I Timóteo 2:5
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,"

marcosbr

 Não sei se o Adel esta acompanhando o esquema.
Vendo a imagem acima... Este ciclo se completa com a fonte do pino 9. Que também trabalha o vertical!
Sem osciloscópio... Coloque o voltímetro no pino 9 AC, e veja se há deflexão no ponteiro, no momento em que liga!
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

TV TEC ELETRÔNICA

Citação de: marcosbr online 15 Fev 2012, 08:47
Não sei se o Adel esta acompanhando o esquema.
Vendo a imagem acima... Este ciclo se completa com a fonte do pino 9. Que também trabalha o vertical!
Sem osciloscópio... Coloque o voltímetro no pino 9 AC, e veja se há deflexão no ponteiro, no momento em que liga!
Fiz o teste. não há nada(como ja se imaginava) pois o H. não trabalha.
Citação de: Almeidaf online 14 Fev 2012, 21:05
Se voce ja com certeza,mediu "todos"esses componentes, do esquema abaixo,  se o rele aciona,  como esta no esquema. talves como inicio essa voltagem seja suficiente.  Quanto cair ao dar power é sinal que o micro esta enviando se não for H, é voltagem, mais se tivesse o osciloscopio logo tiraria a duvida real.
Teria que testar esse fly , pois a coisa tem que ser rápida.,,para alimentar esse driver,  pois o micro desliga em seguida. Agora voce diz que quando  micro desliga a fonte vai para 170V , ai é brabo!
Perfeita colocação, cai sim a voltagem do coletor do driver. quanto ao fly, ja troquei amigo almeida, e não é ele. Agora, quanto ao 170v. não é brabo não. é verdade em qualquer televisão que não há consumo. pra confirmar o dito, coloquei uma lampada de 150w em paralelo com o circuito e os 130v estão la direitinho.
---
  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

marcosbr

 Então amigo...
Retorne para base do Q403!
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

TV TEC ELETRÔNICA

  Rsss...   esse é o problema!  o que me intriga é exatamente esse ponto. é o único lugar que a tensão esta abaixo do normal. mas não tem nada de errado. troquei o Q403 também... nada.

vamos lá, perguntem ! rsss

Ganhei duas atualizações do fabricante do osciloscópio. estão pra mandar de volta. faz faaalta.

  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

marcosbr

 Enquanto não chega... Veja no IC201, assim que der power.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Almeidaf

#13
ja viu o tr saida H, meça fora se não esta em curto  emissor com base e ligações dele se não tem solda fria, mesmo nos pinos do fly?
quando coloca a lampada  a fonte de 12 aparece?
depois de ver isso,

não acredito que seja o ic 201,  mais fica a dúvida sobre o que esta saindo se junto com a voltagem  se esta presente o sinal H. certamente algo esta saindo pois não zeraria o coletor do driver.
Eu, tiraria a chupeta e colocaria 12V atraves de um diodo em cima do pino 2 do driver, e veja se sai AT. ai tiraria a dúvida se é a falta dos 12 que impede de funcionar.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

marcosbr

 Concordo que o IC trabalha, mas não sabemos como!
Se ele corta... Uma das fontes seria esta!
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

TV TEC ELETRÔNICA

 Respondendo..:

Alimentação no IC 201 (pino 43) esta com 8v.ok.
Transistor saida sem fuga.(troquei por outro em teste)

Almeida, que fonte de 12 vc se refere? se for a via D-813, como eu ja disse , ela é a única que esta baixa . em espera(5,7) em ação sobe para 8,5. quanto a fonte externa, ontem eu ja tinha feito o teste e também zerou o coletor. esta certo que o driver esta entrando em saturação. mas como o amigo ja disse, tensão e pulso H. são coisas diferentes pois sem pulso ele não corta, só satura.
Eu ja disconfiei do IC 201 e providenciei sua troca. mas..  continuo na mesma.


 
 
  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

marcosbr

 Não entendi bem o final.
Providenciou mas já trocou? Outra coisa...
Se este regulador chaveado, mantem os 8V. O aparelho esta em on.
Se coloca 12V e continua 0, alguém esta consumindo. Alguém deveria esquentar!
Ou eu estou equivocado... ou seu driver esta ruim!
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Almeidaf

naõ tem mais o que ser,  tr ou driver ja que trocou o fly, o ic, para mim negativo do ic, mais esta nessa linha que o Marcos escreve.
Resumindo.. tem que ter o pulso  H, inicial no driver para apos(coisa rapida)ser alimentado pelo fly, é o ciclo vicioso, natural, pois se tiver algo em curto na saida após esse driver, não havera esse compromisso....
Ja viu a deflectora? acho que voce esta comendo bola em algum lugar. Colocando 12V no lugar do diodo,  mesmo consumindo terá que ter pelo menos uns 9v nesse coletor.  se ja trocou o ic  provavelmente esse pulso é do H.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

TV TEC ELETRÔNICA

 Meus Caros, vou explicar Novamente! observem que há um resistor de polarização de 120ohms (R402) . pois bem, 'após' esse resistor a tensão cai. antes dele, não !!. (ja testei outro no lugar, antes que perguntem isso ,rsss) . portanto o consumo vem do transistor driver SATURANDO. ta certo que a voltagem no diodo de 8,5 ainda é baixa em relação as demais saidas que estão altas.. mas essa linha esta fazendo o seu papel dirietinho, com o regulador IC 802 e as duas outras sub-fontes IC803 e IC804 , todas trabalhando perfeitamente.
  O CI foi trocado sim.e continuou o mesmo problema.

Estou considerando que a linha de data e clock estejam boas pois o ci esta trabalhando.
só não entendo porque não há inicilização do fly( saida comutando 15.750hz) . a única coisa que não fiz nessa tv é trocar o trafo driver .
que será o meu próximo passo, e mesmo assim não acredito que seja.mas...  vai saber.

intrigante o chassis. quer me sacanear. se o cliente não se aborrecer com a demora, vou cassar o 'maledeto'.

abraços
  • Localização desse usuário é: PARATY / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ID.: 83*54092

marcosbr

 Mas não é isto que estamos falando? E ainda acho que deve aquecer!
Do secundário do trafo driver em diante, você afirma estar normal...
Então o "entupimento é aí! kkkkkkkkkk
Pegou o osciloscópio?
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Similar topics (5)