monitor positivo FW1422S Fonte não oscila

Iniciado por edinaldo, 18 Maio 2010, 12:19

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

edinaldo

Aparelho: monitor
Marca:    positivo
Modelo:   FW1422S
Defeito:   Fonte não oscila

ola amigos!ja troquei o IC-001,fet 2sK2645,mas ainda não testei devido o diodo 003 esta com fuga,e eu não consegui o esquema pra saber se esse diodo é um zener ou comum;se alguem souber ou ter o esquema dessa fonte serei mui grato.aguardo. o ci-001 serve tambem o npc1207 usado em tv,dica do amigo aqui do forum.


Obrigado a quem puder ajudar.
edinaldo
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

Joarez Siczkoriz

me  diga como Está ligado  este  diodo  ai ??  esta ligado  o Katodo  dele  no Gate  do  Mosfet ??


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná

  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

edinaldo

ola juarez!esta valendo pela ajuda!esta assim:o anodo vai ao gate do fet e Katodo vai ao pino 5 do ci-001 que é o 203D1 e em paralelo com o diodo temos um resistor de 20R em SMD.ja grato pela dica.
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

Joarez Siczkoriz

Este  Zener  atua como proteção ao Fet o Ci que esta  fonte  usa  é o NCP1203D100 só que a  Versão SMD é 203D1 !! Pode colocar um de 18V apezar de  não ter  o esquema deste Monitor este diodo  como proteção trabalha com Valores de  18 a 22V  em alguns circuitos .


  Joarez   Siczkoriz
  Curitiba  Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

edinaldo

meu muito obrigado juarez!mas acho que piorou um pouco mais,pois analizando mais detalhadamente antes de testar na rede,me deparei tambem com um resistor SMD tostado que vai ao pino 3 do ci- ele tem como numero inicial 3....2 não sei o do meio que da impreção que é 8 mas sem serteza;se fosse seria de 3,8K acho que realmente agora preciso mesmo do esquema;a dica do diodo ja ajudou muito pois ja posso arriscar com um R de 3,8K;mas se alguem conseguir esse esquema ou dispor de uma fonte igual ajude-me postando o valor,grato pela ajuda juarez e amigos.aguardo.
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

Joarez Siczkoriz

Faz  Experiencia e  não esquece de usar Lampada em Série  no Teste assim não coloca  nada  a  perder  !!



   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

edinaldo

esta valendo!ainda hoje te digo o que deu!
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

edinaldo

percebi que a tv gbt2953 da gradiente usa o ci equivalente NPC1207 e que serve,mas não da pra comparar devido a configuração de ligação do ci é diferente. mas vou testar com um R de 3,8k e depois te falo,até mais.
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

William_R

Esse monitor é fabricado pela Waytec e esquemas desse fabricante são muito escassos. Tente com as seguintes informações:



203D1 = NCP1203D

NCP1203D1= 100KHz - NCP1203D6= 60KHz - NCP1203D4= 40KHz

Para Datasheet, vide o seguinte link:

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/NCP1203-D.PDF

Veja um esquema de principio:

http://www.4shared.com/file/71504843/d191433a/NCP1203D__203D6__-_BA9741F_IPB.html

Tomara que ajude ;)
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Joarez Siczkoriz

Com as  Dicas  do Willian é só Correr  para o Abraço  !!


Abraço aos Amigos


Joarez  Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

edinaldo

william,joarez,esta valendo de montão a ajuda!ja consegui normalizar a fonte graças a ajuda de vcs e analizes,pesquizas etc;o diodo 003 é comum e coloquei o 1n4148 e o resistor por saber que seu incio é 3...2 final2 sem saber o numero do meio que mais parece ser 8  eu optei em colocar um de 3,3K e deu serto;mas ainda tem um problema que não sei se vem da fonte! monitor ainda não funciona! as tensões da fonte estão normais;defeito:quando plugo tomada na rede o monitor só pisca o stby e apaga,mas não liga,alguem sabe o que se passa com esse monitor?
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

Joarez Siczkoriz

Verifique o Circuito Inversor  se tiver Duvidas nele poste o Código do  Ci Utilizado e por  ele tentaremos  lhe ajudar  Acredito que  o Amigo Willian  também vá  lhe fazer alguma  recomendação.


   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

William_R

Pode ser um problema com as lampadas ou no proprio inversor.

Experimente ligar outras lampadas externamente no inversor para ver qual saida não está acendendo.  Ai pode ser trafo, os capacitores azuis, MOSFETs de chaveamento, .......

Veja tambem se não há capacitores das fontes secundarias esgotados ou algum fusível aberto.

Boa sorte ;)
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

edinaldo

willam,não pode ser as lampadas pois o stby acenderia;mas vou na dica do joarez  de verificar o ci do inverter e capacitores e amanha passo pra vcs o resultado,esta valendo. não ha fusiv aberto, e checarei tbem os cap que vc passou os poliéster e outros; o mosfet 2sK2645 eu retirei e fiz o teste de corte e saturação com curtos,ele arma e desarma indicando que esta ok! mas por via de duvidas vou trocalo ,o problema é que não disponho do mesmo!sera que posso colocar 2sK1118 ou 2545 etc ?pois eu uso esses em quase todos os tvs que são com fet!
  • Localização desse usuário é: Cubatão S/P
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.
Eis que estou á porta e bato:se alguem ouvir a minha voz e abrir a porta ,entrarei em sua casa e cearei com ele,e ele comigo (Ap 3:20)

Joarez Siczkoriz

 infelizmente não edinaldo  este 2SK2645 e  para 9A contra 6A destes  que  você mencionou !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Wander-sat®

Oi amigo Edinaldo, Infelismente não posso te ajudar muito, pois já entreguei o Monitor Idêntico que estava fazendo.

Olha o Link aí: http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,24292.0.html

O meu estava com a fonte parada.

Corri a placa da fonte e não encontrei componentes abertos ou em curto, então resolvi trocar o CI NPC1203 (203D6) e o FET 2SK2645.

O CI não encontrei em lugar nenhum no Rio de Janeiro (Nem Substituto).

Baixei o Datasheet do NPC1207 (Usado em várias TVs) e não vi muita diferença (Algo que me empedisse de pelo menos testar), troquei e funcinou beleza!!! Entreguei, recebi e corri para o abraço!


Se eu ainda estivesse com ele aqui, poderia fazer algumas comparações pra vc.

Boa Sorte e um forte abraço!

  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

William_R

Citação de: edinaldo online 20 Maio 2010, 10:23
william, joarez,..... ja consegui normalizar a fonte graças a ajuda de vcs e analizes, pesquizas etc;....... as tensões da fonte estão normais; defeito: quando plugo tomada na rede o monitor só pisca o stby e apaga, mas não liga, alguem sabe o que se passa com esse monitor?
Agora eu não entendi, pelo texto acima citado a fonte voltou a funcionar.  Pra que trocar o FET chaveador 2SK2645 ?

Porisso que tinha falado em partir para etapa seguinte que seria o inversor e as lampadas.

Outra coisa que tenho sugerido e que costumo fazer, é sempre que possível isole a fonte da placa principal (Scaler) e teste se for o caso na bancada com outras lampadas e polarizando as entradas DIM e LAMP ON/OFF artificialmente atravez de divisores de tensão.

Semelhante ao Power LCD Service do video abaixo:

Power LCD Service - Teste Fonte LCD

Repetindo, eu sempre penduro lampadas confiáveis em todas as saidas da placa na realização desse teste.

Tente tirar uma foto ou descreva o conector de saída da fonte que vai para a placa principal.  Com essa informação posso dar uma dica de um circuito Power LCD Service para essa fonte.

Nas figuras abaixo pode-se ver os circuitos para o Samsung e o LG:





Click na figura para o download em maior resolução.

Espero que ajude ;)
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Joarez Siczkoriz

Perfeito Wiilian !! Edinaldo  O Willian lhe passou o Caminho das pedras  ai agora  é so Seguir !!




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Wander-sat®

#18
Eu tenho para testes:

Um Inverter para uma Lâmpada que retirei de um Scanner Antigo.
O mesmo serve para testar as Lâmpadas das Telas de LCD
Ela é alimentada por 12VDC.

Uma Lâmpada que retirei de outro Scanner Antigo.
A Mesma serve para testar o(s) Inverter(s) dos Monitores.

Essa dica do William_R eu não tinha!!!
Agora com ela posso testar também a Placa da fonte (Juntamente com os Inverters) dos Próximos LCDs que entrarem na Loja!


Se a placa da fonte (Juntamente com o(s) Inverter(s) está OK,
Parto para as Lâmpadas.
Se a(s) Lâmpada(s) está(ão) OK, Parto para a Placa Lógica!!!

Depois desta, acho que fica bem fácil para o nosso amigo Edinaldo Identificar o Defeito!!! Boa Sorte!
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Wander-sat®

  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Similar topics (5)