Lcd philips 20PF5121 tela escura

Iniciado por petroff, 10 Maio 2010, 08:05

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

petroff

Aparelho: Lcd
Marca:    philips
Modelo:   20PF5121
Defeito:   tela escura

Embora ainda de para ver imagem as lampadas nao acendem . Será o inverter ?
Como nao tenho esquema e é a 1ª vez que abro um bichinho destes , será possivel eu fazer o despiste por tensões ? e quais são ?

Gracias pelo forum


Obrigado a quem puder ajudar.
peter

Joarez Siczkoriz

Bom dia  e bem vindo,

Verifique se  existe a tensão de 16V no Conector CN1 da placa inverter pinos 1,2,3 !!


 
  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Elder A.M.

 como o amigo juarez falou verique esta tensão e se algum eletrolitico estufado e seria interessante se vc tiver como testar as lampadas para ai então ter certeza que é a pci do inverter.
  • Localização desse usuário é: São Miguel do Araguaia-Go
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Protek-service posto autorizado: LG,Semp-Toshiba

petroff

Olá

Como meu 1º post estava a desanimar pela falta de resposta , mas foi tolice minha pois a ajuda apareceu o que agradeço imenso aos intervenientes

Como disse , embora tenha alguns conhecimentos de electronica (TV) e informatica , tenho loja disso , em LCDs é a 1ª vez que abro um e por isso a vossa ajuda será preciosa

O amigo [arroba]Joarez diz-me para verificar as tensões em CN1 e pinos 1,2,3 ....só que nao localizo .
Tenho na placa do "inverter" uma ficha  com 12 pinos (CN100) com saidas dos 10 , 12 e 3.3 Volts nao medidos ainda ...será essa?

Analiso que dos conectores 201 (4) e 203 (2) saem 6 fios de ligação para uma lampada
Anexo umas fotos para visualizar e possivelmente poder analisar melhor a vossa ajuda.










Os meus agradecimentos a todos vos

Gracias


Joarez Siczkoriz

A versão do esquema  que tenho e diferente para está sua,  Abaixo da PCI me diga  quais  os  Cis que  você tem Me  passe  o Codigo !!


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
   
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Joarez Siczkoriz

Com  os Códigos dos  Cis lhe Passarei onde  Verificar !!



   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá [arroba]Joarez Siczkoriz

Os meus agradecimentos pela sua prestação
Neste momento já estou em casa e tenho o lcd na oficina  da minha loja

Penso que se esta a referir a isto



Os Cis que se refere são os que estão na placa asinalada por    ...  2   ??
Caso seja só na segunda feira o poderei fazer

Desde já agradeço

Joarez Siczkoriz

Amigo  Esta  Placa é  Fonte é Inverter ok  !! as duas numa Só por isso  preciso dos  Códigos dos ICs que  ai  fica  bem fácil para que eu possar lhe auxiliar e  você também chegue a  soluçao do  seu problema.



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá amigo [arroba]Joarez Siczkoriz

Peço desculpa por só agora responder

Por baixo da placa tem 1 Ic
U200 = BIT 3193G
e por cima
Q205 = P40NF03L
Q209 = 40P03G1

Será que vai ajudar as suas conclusões ?

Muito agradecido

Joarez Siczkoriz

OK  Sem  Problemas

Primeiramente Veja se existe alguma tensão no Pino 10 (VDD) do BIT3193 Más use como negativo o Pino 7(GND) dele !!


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
   
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá amigo [arroba]Joarez Siczkoriz

entre o 7 e o 10 tenho cerca de 7 volts

Aguardo e Gracias

Joarez Siczkoriz

Ok Amigo  Seu Ic está Alimentado Resta Nós Saber se  está Chegando Pulsos  PWM nos Mosfets  Veja:

   Multimetro em Escala VDC Pinos 9 e  8 que esta  saindo ?? Não esqueça de  usar como Referencia de  GND pino 7 do BIT !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá amigo [arroba]Joarez Siczkoriz

a tensao é 0 volts

Gracias

Joarez Siczkoriz

Ok

siga  a linha dos pino 8 e 9 e veja se  não existe nenhum mosfet  em curto !! Veja também qual é a tensão que está no pino 15  do BIT ?


  Joarez  Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá amigo [arroba]Joarez Siczkoriz
No perno 15 a tensao é quase 0 volts

Seguindo o perno 8 me leva a uma resistencia de 10 ohms e passa ao Q204 = P40NF03L que sem dessoldar nao parece ter curto

Seguindo o perno 9 me leva a uma resistencia de 22 ohms e passa a um pequeno transistor (nem da para ver a ref) e outra pata desse trans leva-me ao Q205 = P40NF03L.

Gracias

Joarez Siczkoriz

#15
Amigo  vai ter que ver as  Lampadas   se  elas  estiverem  Ok troque o BIT3193 !!



   Joarez  Siczkoriz
   Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá amigo [arroba]Joarez Siczkoriz

Muito agradecido pelo tempo que tem disponibilizado
Essa sua dica de ""vai tem que ver as  Lampadas"" poderá ser o mais dificil ou facil

Mais acima neste topico fazia uma pergunta sobre o porquê de ver 2 fichas uma com 2 e outra com 4 fios , uma vez que não tinha desmontado o LCD na parte onde se situam as lampadas.

Acabei por fazê-lo e constatei que quer a lampada superior ou a inferior é composto por 3 lampadas cada (pensei ser só uma )

Causa-me uma sensação de estranho avariar simultaneamente as 6 lampadas (minha opinião)

Tenho aqui na sucata um scaner e já li aqui no forum que existe essa possibilidade de fazer um teste. Será que vou conseguir ? Como o scaneer trabalha com uma lampada penso que terei de testar uma a uma..será?

Como ainda não vi por aqui ninguem a contar a sua experiencia acerca deste teste , vou arriscar e contar aqui a experiência assumida.

Mesmo assim , fico a aguardar a sua opinião sff

Gracias


Joarez Siczkoriz

Vai com fé deve se testar  uma  a uma de  forma individual com este inversor  de  scanner que  você  tem podera testar sem problema  Algum !!


  Joarez  Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

petroff

Olá amigo [arroba]Joarez Siczkoriz

Consegui um inverter que sem querer tinha aqui na loja para venda , daqueles que acendem lampadas de neons e que tras ja uma lampada para por umas luzitas nas cx de cpus.

Com isso fiz o teste em cada lampada e funcionou  ....Todas acenderam uma a uma.

Verifiquei que a voltagem para alimentar a lampada andava a volta de cerca de 90 a 100 volts alternados.

Assim sendo tudo me leva a crer que o mal esta na placa inverter ou na sua alimentação.
Analisando as tensões da ficha  que faz o On/Off e outros verifico que chegam as tensoes dos 3.3 e 10 e 12 volts.

Vou continuar as minhas pesquisas , mas se houver alguma dica sempre aproveitarei

Gracias

Joarez Siczkoriz

Conforme nossa analize  anterior  tudo parece que  o BIT  não está funcionando  Corretamente !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Similar topics (5)