quem tem esquema simples de carregador de baterias de automoveis?

Iniciado por carlo_stec, 02 Março 2009, 10:26

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

carlo_stec

achei alguns no google mas sao muito complexos usa ate ci gostaria do esquema que usa diodos e capacitor e led de indicador de carga!

samuel leite

ai vai um espero que lhe sirva.

Este carregador de baterias carrega qualquer bateria de 12V é totalmente automático e fornece uma carga de 4A até a voltagem da bateria ficar  carregada fornecendo posteriormente uma corrente muito reduzida. Se a bateria perder a carga o carregador reactiva-se novamente até estar novamente com a carga completa, desta forma a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a caarga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria.

   

Referência  Qt.  Descr.  Equivalências
R1, R3 2 330 Ohm 1/4W resistência
R2 1 100 Ohm 1/4W Pot
R4, R5, R7, R8 4 82 Ohm 2W resistência
R6 1 100 Ohm 1/4W resistência
R9 1 1K 1/4W resistência
C1 1 220uF 25V Electrolytic Capacitor
D1 1 P600 díodo Diodo 50V 5A ou superior
D2 1 1N4004 díodo 1N4002, 1N4007
D3 1 5.6V Zener díodo
D4 1 LED (Red, Green or Yellow)
Q1 1 BT136 TRIAC
Q2 1 BRX49 SCR
T1 1 12V 4A Transformador Ver Notas
F1 1 3A Fusível
S1 1 SPST Switch, 220VAC 5A
Diversos 1 Dissipador para U1, Caixa, Cabo c/ crocodilos para os bornes da bateria, Suporte para Fusiv

  • Localização desse usuário é: jardim-ceara
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 07 anos.
Membro Colaborador

TecTonny®

Esse é bom, o único problema é o trasnformador de 4A;
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

telmo

....esse aí é muitíssimo bom.....agora se quizer um bem simples mesmo.........precisa só de um diodo retificador   uma resistencia de 100r  uma lampada 200w(retifica-se  os 110v em seguida o resistor e a lampada,...daí vai a bateria)    esse carregador só prá carga rápida  bateria....(bom,...tratando-se d simplicidade  acho q é isso).....valeu
  • Localização desse usuário é: rua flaviano 262 jrdm ypiranga nova iguaçu rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 28 anos.

brecha(Nilceu)

esse mesmo do samuel, é o canal.....baseando nesse circuito e vc arrumando um transformador de tvs velhas a valvula que tem o enrrolamento do filamento 6+6 geralmente esses eram de 8 a 10 amperes,e vc procura algum amigo que mexa com eletrecidade de autos e pede os diodos do alternador que geralmente entra em curto 1 mais eles vem na placa com 3 sobra 2 bons e são de 15 amperes ,ai fica um carregador proficional....ja fiz um desses qd tinha só pau velho  :-[
  • Localização desse usuário é: SP/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 49 anos.
Amigos é essencial o retorno!!!!!!!!!

carlo_stec

agradeço ajuda guardei o esquema q mq forneçeram!fiz um projeto no multsim10 e ficou blz!

telmo

......Em tempos idos (  anos 80) eu tinha muita sucata dessas tvs...e aproveitando esses transformadores, fiz muitos carregadores desses prá muita gente....(desses mesmo do amigo samuel.)...ficam muito bom e tenho um até hoje p/meu uso.....se puder achar esse transf. será muibom.......boa sorte.....
  • Localização desse usuário é: rua flaviano 262 jrdm ypiranga nova iguaçu rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 28 anos.

Similar topics (5)