TV Samsung CL21M6MQ - Tela escura sem imagem

Iniciado por leandrosarment, 05 Março 2010, 12:19

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

leandrosarment

Aparelho: TV
Marca:    sansug
Modelo:   cl21m6mq
Defeito:   tela escura sem imagem

Esta tv não liga, achei o d808 aberto, so que ela liga normal tem som , acende o filamento, tela fica escura, se aumentar o screem aparece linha de retraços, substitui o ic502, e um capacitor de 10 uf que estava com 5.6uf, também não resolveu, ´so que os 180v que era para ter de acordo com o esquema esta em torno de 267v, estou desconfiado desta tensão, na saida do fly antes do diodo esta com 179v ac, depois do diodo vai para 267, revisei toda linha mas não encotrei nada que pudesse alterar, gostaria de algumas dicas.


Obrigado a quem puder ajudar.
leandro
leandro

Trudes

Nos passe qual o valor da fonte principal.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

leandrosarment

Trudes não pude responder onten devido a problemas com a net.
o +b esta com 167 v, no esquema não diz qual e a certa mas com certeza esta alta.
leandro

leandrosarment

esta fonte esta estranha, consegui o manual tecnico diz que o +b 123v, em standyby fica em torno de 126 , quando liga vai para 167 volts, isolei o +b ficou mesma coisa so a tensão foi para 186v. preciso de umas dicas.
leandro

leandrosarment

agora pela manhã troquei o opto novamente, a tensão em standy by passou para 130, quando liga vai para 157.
leandro

Paulão

Com certeza o problema é fonte, vai ter de conferir e etapa de regulagem, boa sorte.
  • Localização desse usuário é: São José dos Campos SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.


Num  empurra que é pior!!

Se num guenta, bébe leite!!


skype: emcastelo

Trudes

Concordo com o Paulão, revise todo o circuito do foto acoplador. Tem que ter algo alterado aí.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

RONAN

#7
...........Bom, com todo respeito aos amigos, vou contra maré,.........o Leandro cita que a tv liga, tem audio, tem filamento e quando ascelera o screem a tela clareia e aparecem as linhas de retraço, se realmente estiver acontecendo isso, eu não acredito que seja fonte, e sim problema com o sinal de video.

Eu faria a seguinte trajetória:

* TDA 6107
* revisar os componentes da pci do cinescópio
* verificar os sinais de RGB (saindo do ic oscilador)
* se não tiver saindo sinal algum, pode até ser esse ic oscilador (jungle)
* por incrível que pareça, uma regravação da eeprom pode resolver...

Obs: Tem algo estranho nessas tensões citadas pelo amigo Leandro, se a fonte estivesse desse jeito realmente, essa tv nem iria ligar, nas tv's mais velhas tudo bem, mas nesse modelo................por isso, que eu estou pegando como base o último relato dele, quando ele diz, que ela liga, tem som, tem filamento e se puxar o screem aparecem as linhas de retraço, se acontece isso tudo, é porque possivelmente essa fonte está boa, ou o voltimetro do amigo está com a bateria fraca, ou está pegando o terra em lugar errado.

Bom,.........valeu,.........boa sorte!!   

souzatv

Verefique o ic que vai placa do tubo, ele da este defeito,boa sorte.

leandrosarment

Ronan, realmente esta acontecendo isto tem som troca de canal normal mas não aparece imagem, quando aumenta o screem clareia e aparece linha de retraços, troquei também o ci na placa, o que que esta me deixando confuso é que a fonte em standby, ta  com 130v e quando fica entre 155 e 160 v, sendo que os 180v da plaquinha do tubo chega oscilar entre 240 a 260, é isto que esta me deixando na duvida.
leandro

RONAN

Leandro bom dia, essa tensão de 180v pode está alta justamente porque pode está havendo a ausência de sinal (R-G-B), ou seja, o TDA6107 não está trabalhando.

Se vc não tiver osciloscópio, vá na entrada de cada um deles, no R,..no G e no B,....lá na pci do cinescópio, tem que ter em cada um mais ou menos uns 2,5v em cada entrada,....se não tiver, ou se tiver em duas entradas por ex: no R e G e no B estiver zero volt's, significa que tem problema na placa do cinescópio (pode ser um diodo ou um resistor de valor alto aberto)  ou lá no jungle (de onde é gerado os sinais de RGB), esse jungle que eu cito é o ic oscilador que alguns o denominan como "faz tudo".....................
.....é isso irmão, acho que está por aí, mas não descarte as dicas dos amigos Paulão e Trudes, esses caras são PEDRA 90,.........um abração!!


moacirvitorio

Leandro tres sujestões
( 1) Esperimente ligar em outro cinescopio.
(2) verifique todos os componentes da plaquinha do soquete do cinescopio
(3) troque o flay beck.

       Boa sorte
                   Moacir

csouza

Leandro,se liga nas dicas para não sair trocando componentes sem necessidade.
  • Localização desse usuário é: Cabo frio-Rio de janeiro
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
"Quando Deus quer, não há quem não queira."

Ayrton Senna.

leandrosarment

Pessoal começei cedo nesta tv, estava fazendo mais alguns testes, e verifiquei que a tensão dos 180v, na placa marca que é 210 até ai tudo bem, sendo que ta chegando 244v, nas saida do ci (6108) para o tubo esta saido 210v.0K.
Substitui outro ci ficou mesma coisa, em relação ao ci o original é o tda6108ajf, sendo o que estou colocando é o tda6108jf, pelo dataheet são iguais.
Na entrada rgb cada uma esta dando o,4v.
leandro

leandrosarment

Esqueci de mencionar o topico acima

Tensão em standy by 130v quandi liga vai para 155v.
leandro

Trudes

O RONAN fez uma indagação que procede, e me deixou curioso:
"ou está pegando o terra em lugar errado".
Por favor amigo, nos passe qual ponto de terra está usando para medir essas tensões!

  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

RONAN

Veja só Leandro,...................vc cita que as entradas de RGB estão com 0,4v em cada uma,................ISSO NÃO PODE!!,.........por isso vc está sem video, lembra que eu citei acima que eles tem que ter +ou- uns 2,5v ?............então!!..........parece que as coisas começam a clarear,..........leia novamente o que eu citei acima........

leandrosarment

trudes o terra que estou pegando para medir a fonte é o proprio da fonte, usei dos dissipadores, do terra ao redor do tubo, terra da placa do tubo é tudo da o mesmo valor.
leandro

Trudes

Meça as tensões usando como terra o varicap, e nos passe os valores.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

leandrosarment

Pesssoal fiz um teste dessoldei as tres entradas rgb da pci do tubo, liguei a tv ficou com a tela azul, comecei a soldar R a imagem apareceu, fui soldando o resto a imagem apareceu normal. a tensão que era de 0,4v , foi para 2.46v. não sei o que aconteceu vou deixar em teste vouto com o resultado.
Trudes usando o varip a tensão fica mesma coisa.
leandro

Similar topics (5)