Estudando um datasheet

Iniciado por Trudes, 24 Junho 2012, 17:00

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Trudes

Bom pessoal, com as novas tecnologias e a grande falta de esquemas para as TVs de plasma, LCD e LED, temos que dar o nosso jeito hehehe...
Para sobrevivermos a nova realidade, temos que nos adaptar. E a internet pode ajudar e muito.
Como saber se um determinado CI ou circuito está funcionando se não temos esquema??
Fácil! Geralmente encontramos o seu datasheet, e com ele podemos ter acesso as informações sobre o seu funcionamento, descrição de circuito básico, e parâmetros que o mantém funcionando corretamente.
Vamos ao primeiro passo, e vou usar como exemplo, um televisor Semp Modelo LC3245W, que resolvi a tempos atrás. Resolvi usar esta como exemplo, pois sua fonte é bem interessante, e apesar de parecer complicada, é mais simples do que parece.
Sintoma da fonte do televisor: Não funciona fontes de 12 e 24V, mas tem os 5V stanby.
Bom, em primeira análise, verifiquei que o CI L6599D era o responsável pera geração dessa fonte. Ele geraria o PWM necessário aos FETs de saída, para que a fonte funcionasse. O básico logicamente, e medir sua alimentação. Mas como fazer isso? Bom, um técnico experiente não teria problema em identificar qual o pino de Vcc. Mas isso seria melhor se tivesse esquema hehehe...
Então eu até achei na net (vivaaaa....), por incrível que pareça hehehe...
Analisando, descobri que o pino 12 desse CI recebia a alimentação. Essa alimentação era liberada após o "Power on", através do conjunto formado por Q951 N950 (foto acoplador) e QB901. Um circuito relativamente simples e eficiente. E seguindo a trilha, descobri que essa mesma linha, alimentava o CI NCP1653A, no seu pino 8. Ele é responsável pelo circuito de PFC ( circuito de correção de fator de potência), que é responsável em corrigir as variações de rede, e manter uma corrente estável para que as fontes utilizadas pelo inverter, não sofram quedas bruscas. São fontes de alta corrente, e não podem sofrer variações. Imaginem Lâmpadas CCFL cintilando por causa de variações em sua alimentação, não dá né!!!
Bom, conclusão. Eu não tinha nem as fontes de 12 e 24V, e nem o circuito de PFC funcionando corretamente (entre 380 e 400V). No caso acionando o Power, eu  tinha pouca alimentação no pino 12 do  L6599D (cerca de 6V) e no pino 8 do NCP1653A, eu tinha cerca de 12V, pois na linha de alimentação entre os dois CIs, havia um resistor, e o PFC estava com cerca de 300V.  Analisando, verifiquei que na alimentação do L6599D, havia um zener. Soltando ele, descobri uma fuga considerável.
Bom, então era só ver o seu valor e correr pro abraço? ???
Começou aí então, a utilização do datasheet hehehe....
Descobri que sua alimentação para funcionamento era de no mínimo 8,85V até 16V. Não havia prestado atenção que o esquema tinha os valores dos componentes logo abaixo hehehe...então coloquei um de 15V 1/2W  para teste, e troquei o resistor que o alimentava, que era de 10R 1/2W, pois estava bem alterado.
Oha só que maravilha!!! Então o televisor funcionou normalmente???
Nada disso!  A linha de alimentação aumentou nos dois CIs e agora estavam com os seus VCCs corretos (cerca de 14V), mas nada de tensões de 12 e 24V e nem PFC funcionando com cerca de 400V que deveria ter.  Corrigi também o zener para 16V que é o que pede o esquema, mas isto logicamente não iria alterar em nada a falta de funcionamento.
E agora?
Voltamos ao datasheet hehehe....
Como não sou nenhum "mestre" em Inglês, utilizei o nosso famoso Google Tradutor para melhor entender a pinagem do L6599D.
Copiando o texto em inglês e colando no tradutor, olhem o que eu descobri no seu pino 7: 


""

Entrada de linha de detecção. O pino é para ser ligado ao bus de entrada de alta tensão com um resistor
divisor para executar AC ou DC (em sistemas com PFC) proteção blecaute. Uma tensão
abaixo 1.25V desliga (não travada) do IC, reduz o seu consumo e descargas a
soft-start capacitor. Operação de IC é reativado (soft-iniciado) que a tensão excede 1.25V.
O comparador está provida de histerese de corrente: um gerador de corrente 15μA interno está ligado
contanto que a tensão aplicada no pino está abaixo 1.25V e é OFF se este valor é excedido.
Ignorar o pino com um capacitor para GND para reduzir o ruído pick-up. A tensão no pino é
top-limitada por um zener interno. Ativando o zener faz com que o IC para desligar (não
travada). Viés o pino de entre 1,25 e 6V Se a função não é utilizado.


""


Conclusão, o pino 7 estava com a tensão bem abaixo de 1,25V. O CI jamais iria funcionar!! E quem era o vilão?? O circuito de PFC!!
Isso mesmo pessoal, olhem que circuito bem interessante (e que CI....zinho filho da mão hehehe...).
Enquanto o PFC não funcionar corretamente, não teremos fontes de 12 e 24V, pois no pino 7 desse CI, temos a referência de tensão do PFC. E se ela não estiver correta, o "danadinho" do CI fica com "frescura" e não oscila hehehe..
Falando sério, é um circuito bem interessante, e uma simples malha resistiva faz esse trabalho entre o pino 7 do L6599D e a tensão de saída do PFC. Essa malha é calculada para um tensão correta de PFC.
Voltamos ao datasheet, agora do CI NCP1653D, responsável pelo PFC.
Mesmo procedimento, fazendo a leitura de seus pinos, copiando e colando no google tradutor descobri isso aqui no pino 1:




""



Este pino recebe um IFB realimentação de corrente que é proporcional à tensão de saída do circuito PFC.
A atual é para a regulação de saída, proteção de saída contra sobretensão (OVP), subtensão e saída
proteção (UVP).
Quando IFB vai acima de 107% eu
ref
, OVP é ativado e saída do inversor é desabilitado.
Quando IFB vai abaixo de 8% I
ref
, O dispositivo entra num modo de encerramento de baixo consumo.


""


Olha só que interessante! Então que dizer que esse pino 1 recebe uma tensão de referência da tensão de saída do PFC para controle?? Isso mesmo!! Existe uma malha resistiva que faz isso.
Então eu soltei os resistores, raspei aquela "maldita"  cola (na verdade, é "bem dita" hehehe..) dos resistores e do impresso, limpei bem a área com um bom álcool isopropílico, e troquei um dos resistores que estava alterado com o seu valor para menor resistência.
Conclusão final! O PFC ficou com 385V, a tensão no pino 7 do L6599D, subiu par 1,27V e ele funcionou perfeitamente, liberando assim as fontes de 12 e 24V.
O televisor funcionou normalmente!
Ufa!! acho que acabei hehehe...
Esse procedimento todo, poderia ter sido feito mesmo se eu não conseguisse o esquema da fonte. Apenas com o datasheet, já daria para chegar as conclusões que cheguei.
Então pessoal, mãos a obra! Isso pode ser feito em qualquer fonte, ou em qualquer CI que tenha datasheet,  e de qualquer circuito!
Eu uso isso ainda quando preciso (hoje bem menos), e sempre dá certo.
Seguem os links que utilizei para pesquisa, e o esquema da referida fonte:


http://translate.google.com.br/


http://pdf1.alldatasheet.net/datasheet-pdf/view/151396/STMICROELECTRONICS/L6599D.html


http://pdf1.alldatasheet.net/datasheet-pdf/view/174992/ONSEMI/NCP1653A.html


O tópico ficou um pouco comprido, mas acho que irá ajudar a muitos, e incentivar a pesquisa e o estudo.
Caso alguém queira acrescentar algo, ou me corrigir em algum procedimento, fiquem à vontade. Estamos todos aprendendo as novas tecnologias.
Um abraço a todos!!
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Ricardo-IG

Belo trabalho, Trudinho. :o


Parabéns pela iniciativa!!! :police: :police: :police: :police:
  • Localização desse usuário é: Petrópolis- Rio de Janeiro-RJ
  • Minha forma de trabalho é Estudante
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
Se busca ajuda, este é o lugar certo. Mas faça a sua parte e pesquise tecnicamente o aparelho antes !!!

Rangel

Parabéns Trudes!! É isso que tem que ser feito sempre, entender o circuito!! Não sair trocando peças aleatoriamente, sem nenhuma lógica!!
  • Localização desse usuário é: Barra de São Francisco-ES
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.
Eletrônica Rangel-ES

Trudes

Obrigado pessoal, mas isto aqui é realmente só uma iniciativa como posta o Ricardo.
Sempre que tiverem vontade, podem vir aqui e explicar um determinado datasheet ou circuito.
Futuramente também postarei mais algo.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

TecTonny®

Muito bom Trudes, ótima iniciativa meu camarada.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

Trudes

Obrigado Tonny :police: :police:
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

penafort

é isso ai trudes teoria vale muito  :)
  • Localização desse usuário é: bangu rj
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.

Marcelão

Bom dia.

Gostei, parabéns.
  • Localização desse usuário é: Salvador/Ba
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Feliz a nação cujo o Deus é Jeová.
Salmo 33:12

Paulo52®

Parabens  pelo  post  Trudes  ,  eu  uso  muito  o datasheet, e  uma  ferramenta  muito  util.
  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .