CIRCUITO HORIZONTAL DO TELEVISOR

Iniciado por TecTonny®, 13 Abr 2007, 14:34

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

TecTonny®

CIRCUITO HORIZONTAL DO TELEVISOR

O circuito de deflexão horizontal tem duas funções principais: movimentar o feixe eletrônico da esquerda para a direita na tela e produzir alta tensão (MAT) para o tubo acender. Este circuito tem três componentes principais fáceis de achar na placa do televisor: 1° Fly-back (transformador de saída horizontal), de onde sai o cabo de MAT para o tubo, 2° Saída horizontal, transistor grande ao lado do fly-back, 3° CI faz tudo, CI grande com muitos componentes em volta. Veja abaixo o princípio de funcionamento do horizontal:






CI faz tudo - Gera um sinal de 15.750 Hz da seguinte forma: Dentro dele há um oscilador de 503 KHz controlado pelo cristal ligado no pino 28 do exemplo. O sinal de 503 KHz produzido neste oscilador passa por um divisor interno por 32, resultando numa frequência de cerca de 15.750 Hz que sai no pino 27 do CI.

Pré - Recebe o sinal de 15.750 Hz do CI, amplifica e o envia para o saída horizontal.

Driver - É um pequeno trafo usado para levar o sinal do pré ao saída horizontal e bloquear o +B do coletor do pré à base do saída horizontal.

Saída horizontal - Como já dito é um transistor de potência perto do fly-back. Recebe o sinal do pré na sua base e chaveia (conduz e corta) 15.750 vezes por segundo. Desta forma aparecem pulsos de 15.750 Hz e com tensão de 1.000 V no seu coletor. Estes pulsos são aplicado no fly-back e no yoke ao mesmo tempo. Observe como tem um diodo dentro do saída horizontal. Tal diodo recebe o nome de diodo de proteção, amortecedor ou damper. Ele conduz para o terra os pulsos negativos de retorno do fly-back com duas finalidades: evitar a queima do transistor e fornecer parte da corrente para o yoke.

Fly-back - Recebe os pulsos do saída horizontal e produz uma alta tensão de 25.000 V (MAT) que será aplicada no tubo para ele atrair os elétrons do canhão até a tela e esta acender. O fly-back também produz outras tensões tais como: foco (7.000 V) com ajuste para controlar a nitidez da imagem; screen (400 V) com ajuste para controlar o brilho da trama; tensões para as fontes de fly-back e para acender o filamento do tubo (cerca de 6 VAC). O filamento do tubo funciona com tensão contínua ou alternada. Como o fly-back funciona com C.A. de alta frequência (15.750 Hz), seu núcleo é de ferrite.

Bobina defletora (BDH ou yoke) e capacitor de acoplamento - A BDH recebe os pulsos do coletor do saída horizontal, os quais farão circular uma corrente dente-de-serra de 15.750 Hz pelos enrolamentos. Assim será criado o campo magnético que movimentará os elétrons da esquerda para a direita na tela. A BDH são as bobinas de dentro do yoke. O capacitor de acoplamento é de poliéster de valor alto (0,22 a 0,82 µF) e de tensão entre 200 e 400 V ligado em série com a BDH. Tem como função bloquear o +B de 100 V do coletor do saída horizontal, impedindo-o de ir para o terra.

Capacitor de largura - É um capacitor de poliéster ligado do coletor do saída para o terra. Controla a largura (tamanho horizontal) da imagem. Este capacitor tem baixo valor (2,2 a 10 nF), porém tensão de trabalho de 1.600 ou 2.000 V). Quando este capacitor está com valor muito reduzido pode queimar o saída horizontal ou aumentar demais  o MAT a ponto de trincar o pescoço do tubo em alguns casos. O televisor pode ter vários capacitores de largura.





  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

Similar topics (5)