Recuperando o Motor spindle do DVD (Motor de passo / Motor do disco / Motorzinho do CD / ETC)

Iniciado por Wander-sat®, 18 Set 2010, 19:35

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Wander-sat®

Aparelho: Recuperando o Motor Splinder do DVD
Marca:    (Motor de passo / Motor do disco /
Modelo:   Motorzinho do
Defeito:   CD / ETC)



90% dos DVDs que entram na minha oficina está com esse danadinho ferrado!

Consigo compra-lo novo por linharia mas é um saco pra regular a altura do disco (Clamps), já que ele vem só com o eixo.

Quando eu ficava sem paciência, começava a desmontar todos os DVDs presentes até encontrar um bom e trocar por completo.

Achei a solução pra isso e deu certo!!!

Uso:

Wite Lub, WD40, ou muitos outros produtos desengripantes semelhantes no mercado.

Aplico no eixo e na parte de baixo do carinha, Ligo nele uma fonte compatível com sua carga (3v, 5v9, etc) e deixo ligado direto o tempo necessário até eu perceber que o mesmo está bem solto!

Vc pode aplicar mais se perceber que está dando certo porém ainda pesado ou desistir se não funcionar. Neste caso ele pode está queimado!

Depois de uns 10 minutos, dê um giro com a mão (sem a fonte) pra ver se está bem solto.

Ligue na fonte novamente, dê umas sacodidas para sair o excesso e é só partir pro abraço!

Não esqueçam de retirar a Unidade Ótica pra isso, e secar com um pano depois de pronto.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Wander-sat®

  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Sergio Santos > Surface <

Wander-sat  é o mesmo, processo que eu faço aki e fica bom dependendo to estado do motor ,fica ótimo .
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro / RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.

Almeidaf

O problema não é em trocar e sim conseguir um com a mesma altura do eixo, ou tem que corta-lo ou é folgado ou apertado na base de plastico, para o  disco.  E quando fica desnivelado na horizontal. Esse processo seria mais uma certeza de que o problema reside ai!
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

Wander-sat®

Citação de: Almeidaf online 18 Set 2010, 20:07
O problema não é em trocar e sim conseguir um com a mesma altura do eixo, ou tem que corta-lo ou é folgado ou apertado na base de plastico, para o  disco.  E quando fica desnivelado na horizontal. Esse processo seria mais uma certeza de que o problema reside ai!

Resumindo.................................. É um saco! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Fui dormir pensando nisso, testei,  deu certo, e já recuperei uns 50.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Trudes

Wander, veja bem. Até funciona realmente!
Só tem um problema!
Sabe porque não tem nenhuma lubrificação nesses motores?
É para o óleo não espirrar com o seu giro!
O mínimo de óleo que você coloque nele, com o tempo, ele vai sair! E adivinha para onde ele vai!
Para a unidade ótica e mecânica. O óleo danifica a unidade e enfraquece o plástico tornando ele quebradiço.
Esses motores trabalham "a seco" por estes motivos.
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

marcosbr

 Pessoal.
Vendo muita gente trabalhar errado. Fica um explicação.
Quando se troca este motor, atente para esta furação. Girando o eixo, estas furações casam com os parafusos de sustentação. Você pode trocar um motor, sem alterar a altura da base do disco.
Acrescentando uma coisa... Dependendo do aparelho, eu nem pego.
O valor não é compatível com minha mão de obra e garantia.
Antes de "lubrificar" avaliem o risco de um retorno.
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Wander-sat®

Citação de: Wander-sat

Ligue na fonte novamente, dê umas sacodidas para sair o excesso e é só partir pro abraço!

Não esqueçam de retirar a Unidade Ótica pra isso, e secar com um pano depois de pronto.

O excesso mesmo!!!

Eu ainda deixo alguns minutos ligado e sacodindo-o até não molhar mais o pano que deixo em volta dele.

O Desengripante é só para limpa-lo (solta-lo) não pode permanecer no interior do mesmo!
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Wander-sat®

Citação de: marcosbr online 18 Set 2010, 20:33
Você pode trocar um motor, sem alterar a altura da base do disco.

Esses motores são vendidos sem o disco (Clamps)! Claro que é possível retira-lo (O Clamps) do motor velho e coloca-lo no motor novo e com a mesma altura, é só medir, testar, colar, testar denovo, desempenar, testar denovo, e por fim (muitas vezes), desistir.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Isso não é um "gatilho", "Gambiarra", etc! É só ter cuidado!
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

marcosbr

 Wander, e restante dos amigos.
Eu compro uma mecânica completa, por um preço irrisório.
quando vejo um valor que não compensa, eu não faço o serviço.
Uma semana atraz, eu comprei um DVD para dar de presente. Para ser exato... 69,00R$
Um ano de garantia. Eu, não consertaria um troço destes.
Cada um no seu quadrado. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Wander-sat®

Aqui eu tenho um valor quase que fixo para consertar um DVD (R$50,00), Ficando para o Cliente julgar se vale a pena ou não! A maioria aceita!

Quando eu acho promoção de Mecanismo + Splinder eu também compro só pelo fato do disco já vim calibrado (na altura certa) e eu não perder tempo fazendo tal coisa.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

michel chagas

Wander, também cobro nessa faixa que citou.  Por incrível que pareça, as pessoas ainda querem consertar seus dvds a esse preço.  Aqui no Rio o dvd mais barato está custando na faixa de R$90,00 e é daquele tipo que em seis meses tá dando defeito... Então, as pessoas estão preferindo comprar aparelhos de marcas conhecidas, que estão na faixa de R$120,00.  E esses aparelhos vem apresentando diversos problemas de travamento do eixo do motor.

Por aqui, eu mergulho o motor em benzina, polarizo ele com o dobro da tensão de trabalho e o deixo rodar por vinte minutos, depois inverto a polaridade e deixo mais vinte.  Quando retiro o motor da benzina, deixo escorrer e aplico um pouco de álcool isopropílico.  Polarizo novamente o motor e quando ele começa a piar (em função da falta de lubrificação) aplico o WD40  e deixo ele rodando... Se voltar a piar novamente, aplico mais um pouco...  Até que ele não vai piar mais.

É bem verdade que antes de retirar o motor para realizar esse procedimento, eu marco bem a posição do clamp com um paquímetro para colocar na mesma posição.

O engraçado é que não tenho retorno de aparelho quando faço esse procedimento.  Antes eu tinha quando trocava o motor.

Wander-sat®

O retorno é difícil! Dar-se a impressão que fica melhor que quando veio da fábrica!

:-X

O fato de vc polarizar com o dobro de tensão pode derreter o verniz do motor. Mas se não teve problema até hoje, tudo bem! (Não recomendo).

Outra coisa: Vc não precisa retirar o Clamp. Dá pra trabalhar com ele no lugar! Aliáz, só comecei a fazer isso, por cauza dele. Se for pra eu ter que mecher no carinha, eu compro um Splinder novo que tem um custo bem baixo.

O mais importante: Ter certeza de que não tem mais nenhum liquido no interior do mesmo! Isso danifica a UO e as partes plásticas e emborrachadas do aparelho.

Um abraço a todos!
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

michel chagas

Citação de: Wander-sat online 19 Set 2010, 10:14
Outra coisa: Vc não precisa retirar o Clamp. Dá pra trabalhar com ele no lugar! Aliáz, só comecei a fazer isso, por cauza dele. Se for pra eu ter que mecher no carinha, eu compro um Splinder novo que tem um custo bem baixo.

Eu tiro pq trabalho com benzina.  Se jogar lá dentro tudo junto,  existe uma película emborrachada coloda no clamp que ajuda a segurar e dar tração ao disco que acaba se soltando.

matrix57

Ola pessoal!
Conclusões:
1- Trabalhar com metodos e procedimentos corretos.
2 - Tempo é dinheiro.
3 - +  lixo eletrônico a vista.
4 - Salvar o que é possivel.
Como é que aqueles caras la da China vão produzir um Porduto de qualidade  por exatos R$69,00 reais, no nosso mercado, eu não tenho pena deles, tenho pena dos brasileiros que continuam comprando esse lixo Ching-ling, tudo pra virar sucata dentro de dois ou três anos de uso. Se eu pedir R$50,00 aqui, para consertar isso, não sai um orçamento aprovado.  Ruim para nós, sem empregos, econômia pobre, sem divisas em bens de capital, sem impostos, sem beneficios, ou a coisa funciona diferente??
Abraço a todos,
Matrix57 >:(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Similar topics (5)