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Área Técnica Especializada => Reparação em Geral => Tópico iniciado por: xtz online 08 Dez 2009, 12:35

Título: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 08 Dez 2009, 12:35
Ol´pessoal.
  Preciso da ajuda de vocês.
  Vou colocar XENON em minha moto, e o problema é o segunte:
- O gerador da moto é composto por duas bobinas em série, sendo o ponto comum entre elas, o terra. Uma das extremidades, é retificada e regulada para carga da bateria e a outra, regulada, porém continuando em CA e vai para o farol, funcionando como dinamo, onde ao acelerar a luz muda a intensidade.
   Como com o XENON, vou precisas de uma carga "constante"e de CC, ele será ligado direto da bateria, o que aumenará o consumo de carga.Daí, preciso fazer uma alteração onde ou a bobina do antigoi farol vá para a carga da bateria também, ou rebobinar o estator e usar um circuito que retifique, regule e desarme a carga completa da bateria.
     Alguém tem um circuito de um bom regulador retificado para esta aplicação?
   Obrigado as postagens. :police:
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 08 Dez 2009, 15:56
Resistencia da bobina de carga:0,82R
Resistencia da bobina de farol:  0,63R
Por favor ajude. Aquí segue diagrama elétrico da moto.
(http://img710.imageshack.us/img710/8932/diagrama.png)
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: Paulão online 08 Dez 2009, 19:02
Vamos partir do principio, o farol comum consome uma certa potencia, acredito uns 50w no maximo, se o que vc quer colocar tambem for nessa faixa vc não vai ter problema, quanto ao consumo, agora a retificação é outra historia vc precisaria de um retificador, filtro e regulador para não queimar o conjunto que voce vai colocar, aconselho vc ver primeiro alguma moto que ja tenha o conjunto instalado pra ver como foi feito, ou então um manual de instalação deste farol ajude a resolver este problema.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: lourival online 08 Dez 2009, 22:55
vc nao precisa mudar nada exceto a ligaçao da linha do farol mudando da linha yr para alinha r e tambem  a sua bateria por uma com maior aperes horas,porque a sua xenon vai presizar ,a a xenon
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 08 Dez 2009, 23:13
Citação de: Paulão online 08 Dez 2009, 19:02
Vamos partir do principio, o farol comum consome uma certa potencia, acredito uns 50w no maximo, se o que vc quer colocar tambem for nessa faixa vc não vai ter problema, quanto ao consumo, agora a retificação é outra historia vc precisaria de um retificador, filtro e regulador para não queimar o conjunto que voce vai colocar, aconselho vc ver primeiro alguma moto que ja tenha o conjunto instalado pra ver como foi feito, ou então um manual de instalação deste farol ajude a resolver este problema.
OK.
A lampada do farol de minha moto é de 35w/35w. E o Xenon que comprei como é específico para motocicletas, tambem 35w/35w. Porém, ao ligar, durante os primeiros 4 segundos, existe um consumo de 10Ah, caindo para 2,5Ah depois desse período.
  Minha bateria é de 7Ah, e o grupo gerador que a recarrega, supre uma carga suficiente para uso de pequeno consumo como das setas, do CDI e buzina, não de um consumo constante da hordem de 35w. Para isso é necessário aumentar a potencia da recarga. Creio que só com a bobina de luz, não seja suficiente pois em marcha lenta, a mesma não gera carga superior a 8v.
  Daí creio que eu precise ou retificar a bobina do farol para recarga da bateria e usar o Xenon com cautela ligando-o só com a moto em movimento ou o que acho mais aconselhavel, rebobinar o stator para maior voltagem e amperagem, para que mesmo em marcha lenta este gere ao menos uns 15v e o retificador/regulador o reduza para os 13,8. Assim, o suprimento de carga será constante.
  Na teoria, ao menos, é o que eu acho. Deem suas opiniões. Concordam comigo?
  Para usar um nono enrolamento no estator, vou precisar de um regulador de tenção. Alguém me sugere um?
  Obrigado amigos.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: lourival online 08 Dez 2009, 23:50
o regulador nao vai aguntar,coloque um de moto que o farol seja ligado na bateria,mas troque tambem a m,esma,nao preciza mexer no estator e nem na bobina pois e o regulador que regula a carga que vai para a bateria
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: Paulão online 09 Dez 2009, 13:46
Olhe Xtz, o seu pensamento esta errado, a bobina do farol gera o suficiente para um farol comum, não desvie a carga dela para a bateria que fecha curto no chicote, e outra não há como aumentar a recarga sem refazer a bobina, por isso falei pra vc ver outra moto que ja tenha o conjunto montado e entender como ele funciona, ou ele é ligado direto na bateria, o que eu acho mais provavel, ou a bateria tem que ser trocada para uma do tipo de gel talvez que aguenta um pico de partida maior, na bobina do farol com certeza não é pois não aguentaria o start do farol, ok.
coloca ai o resultado se conseguir, boa sorte.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: ANTESAT-PLASMAX online 09 Dez 2009, 21:10
POIS É ...o amigo paulão esta serto..pode até queimar o ypvs de sua moto..ai o preju fica alto ....pra isso ja se encontra nas lojas de manutençao em motosicletas e aseçorios um sircuito ja montado para esta finalidade..asender esta lampada de xenonio ok?...
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: jacunda online 09 Dez 2009, 22:29
Amigo, 1º vc. não dis que marca a sua moto. 2º não tem como vc. rebobinar o estator para maior voltagem e maior amperagem, explico porque: Para vc. almentar a voltagem terás que almentar o numero de espiras (VOLTAS). Para almentar a amperagem, terás que colocar um fio mais grosso. conclusão: a bobina vai ficar muito grande e não vai caber no estator, então não tem logica seu pensamento. Se vc. colocar a marca e o modelo da moto, acredito que teremos mais possibilidades de te ajudar.
Albino.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 09 Dez 2009, 23:46
Citação de: jacunda online 09 Dez 2009, 22:29
Amigo, 1º vc. não dis que marca a sua moto. 2º não tem como vc. rebobinar o estator para maior voltagem e maior amperagem, explico porque: Para vc. almentar a voltagem terás que almentar o numero de espiras (VOLTAS). Para almentar a amperagem, terás que colocar um fio mais grosso. conclusão: a bobina vai ficar muito grande e não vai caber no estator, então não tem logica seu pensamento. Se vc. colocar a marca e o modelo da moto, acredito que teremos mais possibilidades de te ajudar.
Albino.
Minha moto é uma XTZ 125 Yamaha ano 2004.
  Amigão, é o seguinte: Levando em conta que o novo conjunto bobinário ocupará o lugar da atual bobina de farol e de carga, e levando em consideração o espaço atual que as tais bobinas ocupam no stator, afiro que sim, é possível colocar um fio mais grosso e em maior quantidade de espiras em uma única bobina, na verdade creio que o número de espiras será o mesmo da soma das espiras das duas atuais bobinas.
  Agradeço aos amigos a postagem de circuitos retificadores/reguladores que possam ser usados nesse esquema.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 09 Dez 2009, 23:50
Citação de: ANTESAT online 09 Dez 2009, 21:10
POIS É ...o amigo paulão esta serto..pode até queimar o ypvs de sua moto..ai o preju fica alto ....pra isso ja se encontra nas lojas de manutençao em motosicletas e aseçorios um sircuito ja montado para esta finalidade..asender esta lampada de xenonio ok?...
Valeu amigo. Só uma pequena ressalva: Creio que vc quis se referir ao CDI quando escreveu YPVS, Pois as unicas motos nacionais dotadas  desse sistema, foram a RD350 E DT200. E minha moto é uma XTZ 125.
  Obrigado pelo post
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 09 Dez 2009, 23:57
Citação de: Paulão online 09 Dez 2009, 13:46
Olhe Xtz, o seu pensamento esta errado, a bobina do farol gera o suficiente para um farol comum, não desvie a carga dela para a bateria que fecha curto no chicote, e outra não há como aumentar a recarga sem refazer a bobina, por isso falei pra vc ver outra moto que ja tenha o conjunto montado e entender como ele funciona, ou ele é ligado direto na bateria, o que eu acho mais provavel, ou a bateria tem que ser trocada para uma do tipo de gel talvez que aguenta um pico de partida maior, na bobina do farol com certeza não é pois não aguentaria o start do farol, ok.
coloca ai o resultado se conseguir, boa sorte.
Valeu meu grande. Mias a carrga da bobina do farol seria desviada por meio de um Diodo que a polarizaria e um capacitor para filtro antes de chegar a bateria, o que não implicaria em curto no sistema.Mais em fim, sei que esse não é o método mais viável, tão pouco o mais confiável. Quanto a bateria de gel, vc está certissimo, porem ainda assim, preciso de um grupo gerador que a consiga manter carregada.
  E pode contar com a postagem dos resultados assim que eu efetuar a instalação, valeu?
   Forte abraço.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 10 Dez 2009, 00:02
Citação de: lourival online 08 Dez 2009, 23:50
o regulador nao vai aguntar,coloque um de moto que o farol seja ligado na bateria,mas troque tambem a m,esma,nao preciza mexer no estator e nem na bobina pois e o regulador que regula a carga que vai para a bateria
OK.
O problema é que os reguladores que trabalham em motos ondeo farol é direto da bateria, tem configuração de circuito diferente do meu, que é aterrado no chassí e o delas não. Portanto, sem mexer no stator, acho difícil.
Obrigado.
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 10 Dez 2009, 00:08
PESSOAL, O QUE VOCÊS ACHAM SESSE CIRCUITO RETIFICADOR E REGULADOR?
  Que SCR me recomendam usar?
  Grato a todos.
(http://img196.imageshack.us/img196/5651/imagemsl.png)
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: benchaia online 10 Dez 2009, 09:38
fala colega. o nosso amigo quando falaque voce tem que instalar  e observa o funcionamento esta correto porque o que eu conheço de funcionamneto automotivo, se a moto não esta ligada lampada fonciona porem quem alimenta e a bateria  se a moto esta ligada que alimenta e  moto(dinamo ou gerador) que voce fala o dinamo vai alimentar de qualquer forma as lampadas porque eles tem corrente suficiente para manter  a bateria e carrega-la dessa forma  se voce aumentar a carga de consumo deve funcionar agora a quentao da bateria diz quanto a quantidade de horas que ela vai manter as lampadas funcionando neste caso substituir a bateria por uma de A(h) amperes hora maior resolve ai voce pode deixar ligado se for caso sem ligar o motor :-*
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: lourival online 10 Dez 2009, 10:18
vc nao precisa mudar nada exceto a ligaçao da linha do farol mudando da linha yr para alinha r e tambem  a sua bateria por uma com maior aperes horas,porque a sua xenon vai presizar , o regulador serve e pra isso mesmo guando a bateria precisa de mais carga ele manda mais carga ,quando ela precisa menos carga ele manda menos carga,por issso que seu nome chama regulador,entao troque a bateria por mais amperes +-12ah,se possivel de gel
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 10 Dez 2009, 14:21
Citação de: benchaia online 10 Dez 2009, 09:38
fala colega. o nosso amigo quando falaque voce tem que instalar  e observa o funcionamento esta correto porque o que eu conheço de funcionamneto automotivo, se a moto não esta ligada lampada fonciona porem quem alimenta e a bateria  se a moto esta ligada que alimenta e  moto(dinamo ou gerador) que voce fala o dinamo vai alimentar de qualquer forma as lampadas porque eles tem corrente suficiente para manter  a bateria e carrega-la dessa forma  se voce aumentar a carga de consumo deve funcionar agora a quentao da bateria diz quanto a quantidade de horas que ela vai manter as lampadas funcionando neste caso substituir a bateria por uma de A(h) amperes hora maior resolve ai voce pode deixar ligado se for caso sem ligar o motor :-*
Obrigado pelo post.
  Amigo, é o seguinte:
Maior bateria, vai durar mais tempo sim, mais se não houver um carregador suficiente para repor a carga consumida, não adianta, depois de algum tempo ela descarrega igualzinho.
  Obrigado
 
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 10 Dez 2009, 14:25
Citação de: lourival online 10 Dez 2009, 10:18
vc nao precisa mudar nada exceto a ligaçao da linha do farol mudando da linha yr para alinha r e tambem  a sua bateria por uma com maior aperes horas,porque a sua xenon vai presizar , o regulador serve e pra isso mesmo guando a bateria precisa de mais carga ele manda mais carga ,quando ela precisa menos carga ele manda menos carga,por issso que seu nome chama regulador,entao troque a bateria por mais amperes +-12ah,se possivel de gel
Farei isso:
Colocarei dois diodos retificadores A6A em paraledo para retificar a bobina do farol e a desviarei para o + a bateria.
Colocarei bateria maior Ah. Creio que seja suficiente.
  O que acha?
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 10 Dez 2009, 22:52
Galera,
Conto com vocês.
  Postem aí seus circuitos
  Obrigado a todos!!!
    João Paulo
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: lourival online 11 Dez 2009, 10:00
so diodo nao resolve vai queimalos,ou entrar em curto,vc tem que colocar um resistor de carga,mas eu ja disse e bobagem ,lhe vou explicar melhor,veja no esquema, de qual bobina que vai ligado o regulador,nao a do farol,entao e o que eu disse o regulador fara o resto,no regulador vai o fio da bobina de carga e do farol,porque sera,para que quando a bateria estiver sem carga por motivo de a moto ter ficado muito tempo parada ai e que entra a bobina do farol em funcionamento,pois a bobina de carga nao cnsegue elevar a carga da bateria fraca entendeste por isso que chama ele de regulador  coloque outra bateria sem culpa,pois o regulador fara o seu serviço blz
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 14 Dez 2009, 08:40
Citação de: lourival online 11 Dez 2009, 10:00
so diodo nao resolve vai queimalos,ou entrar em curto,vc tem que colocar um resistor de carga,mas eu ja disse e bobagem ,lhe vou explicar melhor,veja no esquema, de qual bobina que vai ligado o regulador,nao a do farol,entao e o que eu disse o regulador fara o resto,no regulador vai o fio da bobina de carga e do farol,porque sera,para que quando a bateria estiver sem carga por motivo de a moto ter ficado muito tempo parada ai e que entra a bobina do farol em funcionamento,pois a bobina de carga nao cnsegue elevar a carga da bateria fraca entendeste por isso que chama ele de regulador  coloque outra bateria sem culpa,pois o regulador fara o seu serviço blz
Blz,
  Concordo em parte, mais em fim... Não adiantaria colocar uma bateria maior simplesmente, por que o regulador original, é limitado, qualquer consumo a mais que o normal faz a bateria descarregar-se. Ex: Substituir a lampada do farol por uma 20w maior, já é o suficiente para a bateria não suportar.
  O que fiz, foi montar um novo regulador tomando como base um circuito de um carregador de baterias. Com componentes que suportam maior consumo de carga pelo sistema. Ficou excelente nos testes que fiz. Vou agora montar e impermeabilizar para colocoar de vez na moto. Desejem-me boa sorte.
  O meu circuito é simples. Quando a carga da bateria cai abaixo de 13.5 (regulagem) um zener aciona um SCR que polariza o gate de dois outro SCR's maiores. Um responsável pela bobina de carga já retificada e outra a do farol. Quando a carga chega ao estimado, os SCR's "abrem".Carrega rápido e sustenta direitinho o xenon.
   O brigado a todos os colaboradores. Em breve posto os resultados definitivos.
   
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: Claudio Carvalho online 14 Dez 2009, 08:57
João.

Rapaz, você esta mexendo em casa de marimbondo, deixa o farol do jeito que esta, mesmo porque a lâmpada em questão é proibido pelo CNT.


Cláudio
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: lourival online 14 Dez 2009, 12:27
TU E TEIMOSO MESMO, OQUE E QUE O REGULADOR ORIGINAL FAZ, NAO E O MESMO  QUE VC FALOU QUE O SEU FAZ,VAI TER TRABALHO SEM TER PRECISADO,MAS FAZER OQUE E DURO COLOCAR NA SUA CABEÇA ISSO, ENTAO VAMOS LA  BOA SORTE E SEJA MUITO FELIZ,ESPERO QUE VC NAO GANHE NENHUMA MULTA POR CAUSA DESE FAROL,BLZ
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 17 Dez 2009, 09:57
Citação de: lourival online 14 Dez 2009, 12:27
TU E TEIMOSO MESMO, OQUE E QUE O REGULADOR ORIGINAL FAZ, NAO E O MESMO  QUE VC FALOU QUE O SEU FAZ,VAI TER TRABALHO SEM TER PRECISADO,MAS FAZER OQUE E DURO COLOCAR NA SUA CABEÇA ISSO, ENTAO VAMOS LA  BOA SORTE E SEJA MUITO FELIZ,ESPERO QUE VC NAO GANHE NENHUMA MULTA POR CAUSA DESE FAROL,BLZ
Bom dia amigo.
     Teimoso? Prefiro Perseverante! 
      O regulador origonal vem dimensionado para um consumo bixo de corrente. e é em meia onda. É retificado por um unico diodo e controlado por um SCR. No meu projeto, retifiquei com ponte completa e fiz o regulador usando um scr bem dimensionado. Conclusão: - A retificação completa da corrente, já me dá um maior potencial de carga e o regulador,gerencia o ponto máximo de carga.
  Mais são só as loucas teorias de um cara cabeça dura que ninguem convence, o mais impressionante é que na prática esteja funcinando como esperado.
      Meu amigo, ninguem no mundo é o dono da verdade absolta sobre coisa alguma, por isso iniciei este forum, para contar com a ajuda de pessoas de boa vontade, como é o seu caso, para ajudar-me a clariar as idéias, porém é um forum de debates, área de livre expressão de suas concepções e troca de idéias. Isto não significa que eu ou qualqer outro participante deva acatar as idías do outro ou concordar com ela. Mais uma coisa é fato, viver em comunidade, mesmo que virtual, é a arte de ocupar seu espaço e respeitar o do outro, mesmo em suas idéias, por mais que você discorde. Por favor reflita um instante e verá que a arrogãncia é desnecesssária.
   Deus te abençoe, e de qualquer maneira, obrigado pela ajuda.
   
 
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: lourival online 17 Dez 2009, 11:27
blz xtz
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: Bruno . online 17 Dez 2009, 11:33
 :-*
Título: Re: Regulador/Retificador de corrente para Moto
Enviado por: xtz online 22 Dez 2009, 10:06
Olá pessoal....
  Só para constar, uma semana do uso do Xenon, e sem problemas.
Abraço a todos