construir tubo de led

Iniciado por Riso, 04 Março 2013, 09:11

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Riso

OI pessoal,
Como todo mundo sabe os tubos de led são caros mas a poupança de energia é boa.
por isso comprei os leds e mãos á obra.
comprei leds de 1w 3,3v e já os montei numa calha de aluminio (para dissipar o calor) ligei-os em serie o que dá cerca de 80v, portanto nessecito de fazer uma fonte o mais simples possivel que possa converter os 230v da rede em 80v continuos.
Agradeço a quem me puder ajudar.
Riso
  • Localização desse usuário é: Lisboa - Portugal
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

Perez

  Riso,já que é você que está construindo esse tubo,não seira mais fácil você ligar os leds ,em  4 em série para obter 12v  depois faria mais 5 fileiras de leds,dai você precisaria de uma fonte de 12v

  Mais como o consumo desses leds,nem são reais,geralmente passam dos 1W,uma fonte com 5A trabalharia com folga.
  • Localização desse usuário é: Orizona-GO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.
Até a bateria tem  solução !!

Riso

Obrigado por responder ao meu pedido, mas a intenção é fazer um tubo que funcione como os de compra ( que se conecte diretamenta a 230v ac ) faltou dizer que cada led consome 250mA a 3,3v e são 25 leds.
ainda tenho uma duvida se um led consome 250mA 10 leds comsomem 2,5A independentemente da forma que estão ligado serie, paralelo ou misto. estou correto??
  • Localização desse usuário é: Lisboa - Portugal
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

marcosbr

#3
 Então é como pensei... Você quer iluminação.
Ou seja... Substituir uma "lampada"
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Riso

OK Marcos pensei que estava na cara, claro como luz quero construir uma lampada!! E PRECISO DE AJUDA SIM!
  • Localização desse usuário é: Lisboa - Portugal
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

marcosbr

#5
 É amigo...
O problema é que aqui a gente encontra isto pronto. Este, e outros modelos direto ao "bocal" da lampada comum!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462289207-lampada-led-tubo-60-cm-economia-total-de-80-duraco-longa-_JM
Cheguei a pensar que seria para algum aparelho. Mas enfim...
Não sei se tem em seu país...
O custo, a "estética" da coisa, e o tempo... Seria bem mais simples comprar!
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Riso

Portugal é um país pobre mas não é do 3º mundo aqui há tudo o que o € ( euro) pode comprar!
O problema não é esse, eu vou construir um tubo led com ajuda ou sem ela pois sou pressistente e não desarmo facil.
Obrigado pela ajuda.
Riso
  • Localização desse usuário é: Lisboa - Portugal
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

Perez

#7
Riso, não sei qual é a dificuldade com o seu projeto.Como se acha de tudo ai,é só colocar um transformador ou fonte chaveada 220v para 80V x a corrente total de leds.
  • Localização desse usuário é: Orizona-GO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.
Até a bateria tem  solução !!

silvanoservitec

teria muitas soluções, uma simples seria usar um trafo de 12v+12v+ e triplicar a tensão de saida , baseie neste esquema e use trafo 12+12 ou 15+15 de 1A pelo menos. e use eletroliticos de 4700 no lugar dos 470 por uma tensção maior tbm... se viável não sei. (ou 3300microf).
http://www.eleccircuit.com/wp-content/uploads/2009/11/simple-ac-to-dc-converter-9vac-to-35vdc.jpg

o ideal era ageitar a quantidade de leds para a tensão, mais fácil se ela fosse 120v.
  • Localização desse usuário é: Espirito Santo
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 34 anos.
sds
silvanoservitec
http://www.network54.com/Forum/742468/
silvano_servitec[arroba]yahoo.com.br
https://www.facebook.com/silvanoservitec

ANTESAT-PLASMAX

putzzz.....amigão...vc ja fez algum carregador de bateria usando somente um diodo e uma lampada??????se sim.ja sabe  que quero te diser ok......rsrsr  abraços
  • Localização desse usuário é: São Jose dos Campos
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Antes de postar seu pedido de ajuda e Abrir um Novo Tópico.
Pesquise no Resolvidos.




/board,2.0.html]
CliqueAqui[/url]

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.(Chico Xavier)


Valdir técnico

bom dia se ainda estiver precisando de ajuda posso te ajudar ja fiz alguma coisa parecida
  • Localização desse usuário é: franca - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

marcosbr

 É Valddir...
Tanto que ele esta pedindo ajuda! Não vejo motivo para subir este tópico, mas se tem algo a acrescentar...
Coloque as informações aqui!
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Valdir técnico

boa tarde eu fiz isso a um bom tempo assim que os leds de 3w apareceram e ainda nao tinha a lampada mas so que tem um erro em primeiro lugar tanto nas lampadas prontas quanto no meu projeto eu usei isto tem que se colocar de 3 em 3 leds e nao todos em serie como ele colocou assim se faz uma serie de 3 leds e liga-se em paralelo com outra serie de 3 leds assim se tem varios conjuntos de 12v porque se estiver tudo em serie e queimar um led para tudo e do modo como falei se queimar um led continua funcionando os outros conjuntos e fazendo assim ele pode colocar uma fonte 12v que se encontra em qualquer parte do mundo e nao fica dependente de uma fonte 80v fora de padrao. bom  e isso se tiver alguma duvida pode postar, obrigado
  • Localização desse usuário é: franca - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

William_R

#13
A fonte mais simples para o seu caso me parece ser uma uma do tipo:

Transformer less Power Supply

  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

William_R

  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Valdir técnico

essas fontes proposta jamais conseguirao alimentar leds de 3w
  • Localização desse usuário é: franca - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

marcosbr

 Waldir.
No inicio ele fala qual led comprou, e qual seria a finalidade da coisa!
Ainda acho melhor comprar a coisa pronta. Mas para quem tem tempo...
Ainda assim sairia mais caro, e mais rústico!
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Valdir técnico

ah sim Marcos concordo com vc, no caso eu acho que ele e hobista e quer fazer mesmo, quando eu fiz tinha acabado de sair leds de 3w e ainda nao tinha a lampada de led por isso eu construi a coisa toda e so estou dando palpite porque ja tive experiencia com isso, mas como eu disse eu concordo que comprando pronto vai ficar mais bem acabado.
um abraço.
  • Localização desse usuário é: franca - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

William_R

Citação de: valddir_silva online 23 Set 2013, 16:39
essas fontes proposta jamais conseguirao alimentar leds de 3w

No caso da fonte sem transformador, basta ir reduzindo os valores dos resistores e ir aumentando o valor do capacitor de entrada para que as quedas não seja demasiadamente grande com correntes mais elevadas !

Vale aqui as leis de ohm e a da reatância capacitiva  :laugh:
  • Localização desse usuário é: Poços de Caldas - MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 40 anos.
William Rayel

Valdir técnico

tudo bem mas pela experiencia que tenho as vezes os valores ficam tao altos que vale a pena enrolar um transformador especifico mas exite uma outra soluçao o ci lnk 458 da power integrations que ja faz da rede para o led direto usando topologia buk converter olha o datasheet ai
  • Localização desse usuário é: franca - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

Similar topics (2)