MIcroondas panasonic NN-G54BK queimando fusivel

Iniciado por wiltongl, 13 Julho 2011, 14:22

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

wiltongl

Boa tarde amigos do fórum estou com esse microondas na bancada com o seguinte defeito, peguei ele com o fusivel partido, troquei ele ligou o painel normalmente mas quando fui acionar na chave ligar ele queimou o fusível novamente. Imagino que possa ser o magnetron mas queria que os amigos pudessem me ajudar nesse problema.
Wilton
  • Localização desse usuário é: TERESINA-PI
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 03 anos.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

matrix57

Caro Wiltong!
Primeiramente você deve informar o que você já fez e testou.
1 - O fusivel deve ser trocado por outro original conforme especificações do mesmo.
2 - Quando queima o fusivel, provavelmente é o circuito de potência é que esta com problemas.
3 - Descarregue o capacitor, desconecte os dois fios que vão ao filamento do magnetron, deve dar continudade apenas entre o filamento, nada deve ser medido em relação a carcaça.
4 - Teste do diodo de alta tensão, só deve conduzir num sentido.
5 - Teste o capacitor (0,6 á 0,8uF), pode usar lâmpada em serie (60W) para avaliar se o dielétrico carrega ou se tem fuga para carcaça. Correto seria o uso de um capacimetro.
Estas são verificações básica, podem ser encontrados outros defeitos, afinal o aparelho esta em suas maõs, boa sorte.
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

wiltongl

ok amigo matrix57 estou grato pelo  auxilio e sua  atenção, bem de inicio eu fiz a troca do fusivel por outro que insistiu na queima do mesmo e nada mais, vou fazer oq, vc. me passou e retornarei ok
  • Localização desse usuário é: TERESINA-PI
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 03 anos.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

Kalu

Amigo já peguei um defeito assim, era o transformador de força que estava em curto. Boa sorte.
  • Localização desse usuário é: Vitória, ES
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
Tudo o que for fazer, faça na paz e em tudo seras um grande vencedor. Seja paciente!

wiltongl

 amigo kalu eu fiz alguns testes, com magnetron desligado e  testei alguns diodos da placa do invereter que se encontram perfeitos amigo como  vc. solucionou  o defeito com troca do mesmo  ou  vc. recondicionou o mesmo etc.
  • Localização desse usuário é: TERESINA-PI
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 03 anos.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

Kalu

Amigo Wiltonlg, troquei porque tinha outro em bom estado. E uma coisa interessante , o fusivel só queima quando vc aciona o microondas pela tecla ligar. Por exemplo em série com a lâmpada se  o trafo estiver em curto, esta vai acender um pouco + forte que o normal. O magnetron eu ja peguei aberto, faiscando, mas em curto ainda não peguei, derrepente este pode está. Mas  troque o trafo para sanar a dúvida.
Boa sorte.
  • Localização desse usuário é: Vitória, ES
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
Tudo o que for fazer, faça na paz e em tudo seras um grande vencedor. Seja paciente!

wiltongl

  • Localização desse usuário é: TERESINA-PI
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 03 anos.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

jackson nascimento

amigo tem que saber de quantos amperes era o fusivel que vc usou, e se há a queima de fusivel
quando o sistema de alta tensão é ligado, pode ser o transformador de alta tensão, o capacitor de alta tensão ou o limitador de tenão caso o diodo que estiver ai seja um diodo duplo
faça o seguinte desligue um dos fios do primário do transformador, ligue o aparelho na tomada, insira 1 min +ou- e pressione o tecla ligar e veja se vai queimar o fusivel, caso não queime trabalhe somente na parte de alta tensão, uma dica magnetron nunca ocasiona queima de fusivel, o que ele causa é cheiro de queimado, alto aquecimento da cavidade ou tranformador e fumaçamento do transformador de alta tensão, o magnetron em si ja exite um curto entre seus terminais que no caso dá acesso ao filamento ou seja a sonda emissora de microondas, qualquer coisa é só postar que estarei pronto pra ajudar,trabalho há 5 anos na assistência brastemp e consul.
caso tenho alguma dúvida com respeito ao uso do multimetro pra testar estes componentes é só postar blz.
Boa Sorte!
  • Localização desse usuário é: Rio Largo/AL
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 08 anos.
Jackson Alves

wiltongl

olá amigos do forum, agradeço  as dicas mencionadas dos colegas, passei uma peneira na placa do inverter do microondas  e observei na placa  o transistor de potencia gt60n321 que estava aberto, troquei o mesmo e ele voltou a funcionar normalmente, o  defeito foi resolvido. agradeço desde já auxilio dos colegas. wilton
  • Localização desse usuário é: TERESINA-PI
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 03 anos.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

Similar topics (5)