FONTE CHAVEADA EM PARALELO

Iniciado por TecTonny®, 19 Abr 2007, 10:09

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

TecTonny®

Esta fonte é a mais usada pelos TVs modernos devido ao seu menor consumo de energia elétrica do que a fonte em série. Aqui o transistor regulador liga e desliga o primário do chopper através de uma onda quadrada (PWM) em sua base vinda de um circuito oscilador (CI ou outros transistores). Veja abaixo o funcionamento:



Quando o transistor conduz, o chopper cria um campo magnético. Quando ele corta, a energia magnética armazenada no chopper induz um pulso de tensão no secundário. Tal tensão é retificada e filtrada, resultando num +B de boa qualidade para alimentar o televisor. Neste exemplo, D2 e C2 mantém o oscilador alimentado e desta forma o funcionamento da fonte. PWM significa modulação por largura de pulso, ou seja, o valor do +B desta fonte depende da largura dos pulsos na base do transistor. Quanto mais largos maior a tensão induzida no secundário e maior o valor do +B. O circuito de controle altera a largura dos pulsos para corrigir qualquer alteração no valor do +B.


FONTE EM PARALELO COM CI STR

Como podemos observar abaixo, esta fonte tem o transistor regulador chaveador, o circuito oscilador e controle dentro de um único CI STR de 9 pinos.



O +B de 150 V entra no pino 1 onde está o transistor chaveador. Tal transistor tem ligações fora do CI pelos pinos 1, 2 e 3. O CI gera os pulsos PWM internamente, saindo pelos pinos 4 e 5 e indo para a base do chaveador (pino 3). O pino 9 do CI recebe dois +B: Um deles vindo da ponte retificadora para o disparo da fonte e o outro retificado e estabilizado pelo transistor Q1, mantendo o CI alimentado.

Estabilização do +B - O fotoacoplador IC2 e o regulador IC3 retiram uma amostra do +B  e enviam ao pino 7 do STR. Desta forma ele pode saber como anda a tensão na saída da fonte. Quando o +B aumenta, o LED do fotoacoplador acende mais forte e aumenta a tensão no pino 7 do STR. Isto aumenta a frequencia do oscilador interno do STR, fazendo o chaveador cortar mais rápido e reduzir a tensão induzida no secundário do chopper, e desta forma o valor do +B ao normal.

IMPORTANTE - Defeito no IC2 ou IC3 pode deixar o +B muito baixo ou muito alto.



Veja abaixo a estrutura da fonte em paralelo com STR:



EXEMPLO DE UM TELEVISOR COM FONTE CHAVEADA EM PARALELO COM STR
Veja abaixo um televisor Mitsubishi usando um STR de 9 pinos na fonte. É um componente fácil de encontrar,  já que é grande e está num dissipador. Também podemos ver o CI SE115, parecido com um transistor de média potência e o fotoacoplador (CI de 4 ou 6 pinos):



  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

Similar topics (5)