TV SAMSUNG CL21K40MQGXXAZ CHASSIS KS9C SEM AUDIO/VIDEO

Iniciado por BACAMARTE, 05 Junho 2014, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

BACAMARTE

Olá gente boa.
TV entrou sem power on na pesquisa encontrado IC 802 (KA7632) em curto. Colocado outro passou a dar power on, só que sem áudio nem vídeo e com pouca luminância. Aumentando o Screem fica tela branca e com retraço. Tensões ficam normal (+180, +33; +8; +5; alimentação do vertical) A única tensão que esta diferente é a do pino 9 do IC802 que esta com 5V e no esquema é 3,3V. Como o IC regulador é novo eu fiquei na dúvida.
O que observei, é que dois segundos após power on a tensão na s linhas de SDA e CLOCK caem para zero.
No esquema que tenho para este chassis manda usar TDA9351 e fisicamente é TDA9592.
Alguém tem um sugestão de pesquisa? Tem alguma variação deste chassis com outro IC?
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

marcosbr

 Veja se tem um zener de 3,3 no pino 9. Se tem não pode ter 5V.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

BACAMARTE

Olá gente boa.
Marcos, ela usa um zener, de proteção, de 10v nas duas saídas (pinos 8 e 9) e também um de 10v, de proteção, na entrada de power on deste regulador. (pino 4) Baixei o datasheet deste regulador e por ele deveria ter 3,3V nesta saída do pino 9. A tensão de entrada (pinos 1 e 2) está dentro dos limites, 12,8V.
Estou achando que este regulador que comprei esta ''bichado'', vou tentar comprar outro em outro fornecedor.
Quanto a dúvida dos TDA's, embora no esquema esteja colocado TDA 9351, no part list manda usar o TDA9592ps/n3/3 então devem ser alernativos (talvez coberto por algum boletim de serviço??) e deve trabalhar com 3,3V também. Também estou achando que as linhas de dados e clock caem devido a fonte entregar 5 não 3,3 V (alguma proteção interna)
Depois de comprar e trocar novamente este regulador retorno com o resultado.
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Ricardo-IG

Walter:


Pelo andar da carruagem, o UOC e a memo foram passear e não voltam!!!
  • Localização desse usuário é: Petrópolis- Rio de Janeiro-RJ
  • Minha forma de trabalho é Estudante
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
Se busca ajuda, este é o lugar certo. Mas faça a sua parte e pesquise tecnicamente o aparelho antes !!!

BACAMARTE

Olá gente boa.
Pois é Ricardo e pelo jeito não vou receber nem mesmo um cartão postal.
Comprei mais ''3'' reguladores KA7632  Fairchild e todos entregam 5V no pino 9 direto (saida 1). Já a saida 2, pino 8, entrega 8V quando a entrada ''disable''1 fica mais alta que 1,4V.
Pelo datasheet deveria regular em 3,3v, só que no gráfico da pág 4 do datasheet mostra uma regulagem de 5V.
Montei estes reguladores no protoboard respondem exatamente iguais, tanto o primeiro como os outros três.
Suportam carga e se mantém estaveis com o único porém de regularem em 5V e não em 3,3V.
Através das pesquisas que fiz, deu para perceber que este chassis KS9 tem várias versões . Como ainda não fui acometido pela síndrome do ''rato trocador'', não quero. trocar o micro sem entender o que esta acontecendo.
Alguém já viu estes micros trabalhando com 5V? alguma literatura a respeito? ou alguma experiência a compartilhar?
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

marcosbr

 Realmente, existem muitas variações deste modelo. Mas todas com 3,3 (eu acho)
O mau já foi feito, E dependendo de onde estava em curto realmente seu micro foi pro espaço!
Tente acionar o serviço para verificar. Se tiver OSD ja é um grande passo. Uma memória nova etc...
Se tudo era original... Deixe como estava. Nem sempre o esquema é a realidade na placa!
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

BACAMARTE

Olá gente boa.
Marcos e Ricardo, apreendi a respeitar e valorizar a experiência e suporte que vocês tem dado a este Forum. Enquanto para mim a Eletrônica tem sido, nos últimos anos, uma forma de de passar o tempo, para vocês tem sido uma batalha diária. Enquanto vocês reparam duzentos/trezentos aparelhos em um mês, eu intercalo um entre uma atividade da terceira idade, um passeio ou uma pescaria. Claro que também ajuda no orçamento mensal (o salário  que a Dilma paga não é tão bom assim)
Sem discordar (entendo a lado prático da sugestão de vocês), mas ainda penso que o meu defeito está nestes 3,3V. Acredito que estou lidando com peça falsa. Estou contatando colegas da minha região atráz de uma sucata ou algum aparelho em orçamento para obter uma peça autêntica para teste.
Marcos, foi falha minha não ter colocado que quando entra tela branca, também fica sem OSD.
Como a maior parte dos meus clientes pertencem ao meu círculo de amizade ou são parentes, posso trabalhar com calma. Retornarei com o resultado.
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

marcosbr

#7

Agradecimentos em nome do fórum!
Use o que vou lhe dizer para não "perder tempo" Não estou ensinando "gatilho" E sim uma forma de trabalhar com mais rapidez devido a falta de material testado!
Como eu disse. O mau já foi feito no curto deste CI!
Podemos chamar de conversor DC/DC. (assim ninguém diz que é gatilho) kkkkkkkkkkkk
Pegue um regulador 3,3, coloque aí nesta saída onde esta dando 5V. Coloque uma memória zerada ou nova.
Se reviver muito bem... Comece a busca por um CI de qualidade!
Caso não... Este micro foi para o além junto com a memória!
Um abraço
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

BACAMARTE

Olá gente boa.
Marcos, valeu a sugestão. Realmente poupa um bocado de tempo e incomodação.
Alimentei com 3,3V e Imagem entrou normal só que esta muda e com CC acionado (aparecem as legendas do áudio). Quando acionado a barra de volume troca na tela. Vou buscar o CR dela para ver se é falha ou se algo ficou setado.
Bem, sai de um brete e entrei em outro. Os três últimos reguladores foram comprados nas três maiores lojas de P.Alegre (capital do estado), um em cada loja. Então como fornecedor o mercado local não me serve.
Sei por, experiência anterior, que o representante local da Samsung não me vende peças. Pergunto: você ou outro membro do Forum, dado a grande demanda e experiência no mercado, poderiam me indicar um fornecedor seguro deste regulador. Se possível fico grato.
abraço
wj

  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

BACAMARTE

Olá gente boa.
Para me ajudar, a falta de áudio é falha mesmo. O TDA7297 esta off e o processador MSP 3425g (IC601) esta sem clock e não é nem o cristal nem os capacitores e a alimentação está correta. Vamos dançar que a música é boa.
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

sitri

muda todos os filtros do multiregulador,vê se o Q 804 entrega os 5 V e confirma se há avanço.. sorte
  • Localização desse usuário é: Piura-Perú
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 35 anos.
tec electronico con mas de 35 años en este campo.

BACAMARTE

Olá gente boa.
Falha do áudio resolvida. No processador refeito as soldas. Já o saída de áudio, foi um ''tomate'' bem grande, este chassis tem uma placa frontal para fone e se não estiver conectada, o áudio não chega nos falantes. O mané aqui não conectou esta placa. Bom agora áudio funcionando ok.
Já a fonte, não encontrei um CI novo, mas consegui, com um colega, um usado.
Tv já está funcionando por três dias sem problemas.
Quero mais uma vez agradecer o conhecimento que aqui foi compartilhado, aprendi mais um pouco. Grato a todos.
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Similar topics (5)