Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: wenderson Date: 09 Maio 2009, 08:49
 Olá amigos ! com a popularização dos tvs de LCD e  PLASMA  não  vai demorar muito  e estes  aparelhos    baterão em nossas portas para reparo,   eu vou  procurar me preparar   para  estes aparelhos, e gostaria de saber  se o osciloscópio é indispensavel  no conserto  deles ?    qual o  ganho recomendável  do osciloscópio para este trabalho?  ja  é possivel encontrar   componentes  para esse aparelhos?    e são acessiveis  aos "tecnicos mortais " :-X  ou ainda restrito as autorizadas ? em tempo mais uma pergunta um osciloscopio de 20mhz  ja  da para quebrar o galho com aparelhos convencionais ? abraço a todos!
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: rickteck Date: 09 Maio 2009, 09:39
Quanto a utilidade, eu recomendo e muito!!

E quanto a frequencia maxima de trab, eu uso um de 20mhz, e nunca me deixou na mão, mas se voce tem  condições de comprar um de maior freq, eu aconselho. Recentemente estive num treinamento sobre osciloscópios digitais e fiquei admirado com os recursos, confesso que fiquei com vontade de trocar o meu, mas no momento estou sem grana...rs

Mas se voce esta pensando em comprar um, eu conselho um Digital de 25Mhz ou 60Mhz por no minimo 500 ms/s (mega sample por segundos).

Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: carlo_stec Date: 09 Maio 2009, 09:43
aproveitando a pergunta!alguem sabe de uma loja que venda os osc.digitais por um menor preço!ja encontrei de 25mhz por 1,650,00
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: rickteck Date: 09 Maio 2009, 10:03
Carlos

Esse valor é de um Digital??

Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: samuel3d Date: 09 Maio 2009, 10:32
amigos entrando na conversa de vcs, essa semana comprei um de 60mhz analogico goldstar os-9060d, estou meiu perdido e queria saber se os amigos nao tem algum manual livro ou apostila para iniciantes com osciloscopio ficaria muito mais facil para poder manusealo
desde ja agradeco a todos.

samuel3d.
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: wenderson Date: 09 Maio 2009, 13:13
 Olá Ricardo !   no caso de lcd e plasma o uso do osciloscópio é fundamental?  é possivel o conserto desses aparelhos sem ele ? e qual seria  o ganho ideal  do osciloscopio  para  trabalhar os LCD e PLASMA ?
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: carlo_stec Date: 09 Maio 2009, 14:16
sim!25mhz digital
[url=http://www.controllerbrasil.com.br]www.controllerbrasil.com.br[/url]
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: Almeidaf Date: 09 Maio 2009, 14:57
o osciloscopio e e sempre foi uma ferramente para profissional, que vive do ramo, pois com o mesmo(sabendo usa-lo) adianta e muito o trabalho, pois as frequencias e sinas baixos pega-se rápido como  tambem a falta deles. como Ricardo argumenta, o meu tambem é de 20mg traço duplo com, triger, interno e externo. já o tenho a 15 anos, ja pifou 2 vezes. antes um labo valvular, uns 20 anos.  agora o  " ó "  é um de 60mg digital com triger e congelamento de imagem e na tela memória de voltagem e frequencias.converte altomaticamente.  quem quer continuar na área esse é o tal. como tambem gerador de barras color- um frequencímetro, um capacimetro bom, um multímetro no mínimo 20M.  (não de 1,99), são aparelhos que só nos tras  vantagem  no percurso da profissão se auto pagam!
                                                !-----fim----------!



                                           (nao precisa de lampada de série para testar ics smd). 
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: wenderson Date: 09 Maio 2009, 15:09

Obrigado almeidaf  por responder !  eu andei vendo um minipa  duplo traço  analógico 20MHZ
Instrumento analógico de bancada, com resposta em freqüência de 20MHz, dois canais, duplo traço, CRT de 6 polegadas e alta tensão de aceleração de 2kV, sensibilidade de 1mV/DIV a 10V/DIV, varredura de 20ns/DIV a 0.2s/DIV, circuito separador de sincronismo de TV e máxima tensão de entrada de 400V (DC + Pico AC).

Características Técnicas:

- 20MHz.
- 2 Canais.
- Duplo Traço.
- CRT 6? e Alta Tensão de Aceleração de 2kV.
- Sensibilidade: 1mV/DIV.
- Modos de Trigger: AUTO, NORM, TV, Trigger Lock.
- Acoplamento AC / DC / TV.
- Varredura: 20ns/DIV ~ 0.2s/DIV
- Máxima Tensão de Entrada: 400V (DC+Pico AC).
- Ambiente de Operação: 0 ~ 40°C, RH < 90%.
- Ambiente de Armazenamento: -10°C ~ 60°C, RH < 80%.
- Alimentação: 110V ± 10% (50Hz / 60Hz) - Fusível 1.00A/250V; 220V ± 10% (50Hz / 60Hz) - Fusível 0.50A/250V.
- Consumo: Aprox. 35VA.
- Dimensões: 130(A) x 320(L) x 400(P)mm.
- Peso: 7.2kg.

Vertical
- Largura de Banda (-3dB, acoplamento DC): Normal - DC ~ 20MHz; Amplificado - DC ~ 5MHz.
- Largura de Banda (-3dB, acoplamento AC): Normal - 10Hz ~ 20MHz; Amplificado - 10Hz ~ 5MHz.
- Modos: CH1, CH2, ADD, CHOP, ALT, X-Y.
- Fator de Deflexão: 5mV ~ 10V/DIV em 11 passos calibrados em seqüência 1-2-5. Variação contínua entre passos de pelo menos 1:2.5.
- Amplificação x5: 1mV ~ 2V/DIV em 11 passos calibrados.
- Precisão: Normal/Amplificado ± 5%.
- Impedância de Entrada: Aproximadamente 1MOaHMS // 30pF.
- Máxima Tensão de Entrada: 400V (DC+Pico AC).
- Acoplamento de Entrada: DC - GNC - AC.
- Tempo de Subida: < 20ns (< 70ns ou menos para x5).
- Overshoot: < 10%.
- Damp: < 10%.
- Deslocamente Vertical: ±3.5DIV (mudança de escala vertical).
- Saída CH1 ou CH2: Proporção de 100mV/DIV.
- Inversão de Polaridade: Somente CH2.

Horizontal
- Modos de Apresentação: Norm, Single, Auto, Lock.
- Base de Tempo: 0.1µs ~ 0.2s/DIV em 20 passos calibrados em seqüência 1-2-5. Variação contínua entre passos de pelo menos 1:2.5.
- Amplificação da Varredura x5: Máxima Velocidade da Varredura de 20ns/DIV.
- Precisão: ± 5%, ± 10% com Amplificado da Varredura.

Trigger
- Fonte: CH1, CH2, EXT, ALT, LINE.
- Acoplamento: AC, DC, TV.
- Rampa: + ou -.
- Sensibilidade e Freqüência (AUTO): 1DIV (INT, 50Hz ~ 20MHz); 0.2Vpp (EXT, 50Hz ~ 20MHz).
- Sensibilidade e Freqüência (NORM): 1DIV (INT, 5Hz ~ 20MHz); 0.2Vpp (EXT, 5Hz ~ 20MHz).
- Sensibilidade e Freqüência (Trigger Lock): 2DIV (INT, 20Hz ~ 10MHz).
- Sensibilidade e Freqüência (TV): Melhor 2DIV ou 0.3Vpp.
- Trigger Externo: Impedância de Entrada de Aproximada de 1MOaHMS.
- Trigger Externo: Máxima Tensão de Entrada de 400V (DC+Pico AC).

X-Y
- Eixo X: O mesmo que CH1, exceto a resposta em freqüência de DC de DC ~ 1MHz (-3dB) ou AC de 10Hz ~ 1MHz (-3dB).
- Eixo Y: O mesmo que CH2.
- Diferença de Fase: 3º ou menos (DC ~ 50kHz).

Eixo Z
- Entrada de Sinal: Sinal com aumento progressivo diminui a intensidade.
- Largura da Banda: DC ~ 5MHz (-3dB).
- Nível Mínimo de Entrada: TTL.
- Impedância de Entrada: 10kOaHMS.
- Máxima Tensão de Entrada: 50V (DC+Pico AC).

Calibrador
- Amplitude: 0.5V ± 2%.
- Freqüência: 1kHz ± 2%.
- Forma de Onda: Quadrada.

CRT
- Configuração e Tela Útil: Tela retangular de 6? com reticulado interno 8x10 DIV (1 DIV = 1cm).
- Tensão de Aceleração: Aprox +2kV.
- Fósforo: P43.
- Ajuste do Foco: Possível.
- Rotação do Traço: Possível.
- Controle de Intensidade: Possível.

Acessórios
- Manual de Instruções.
- Pontas de Provas (2 unidades).
- Cabo de Alimentação.

1.125,00 no mercado livre   o que vcs acham ?
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: Canmeira Date: 09 Maio 2009, 15:16
Concordo com os colegas!!!!!

Depois que a gente aprende a usar fica escravo da ferramenta porque em um ponto que se testa, o aparelho informa se o sinal é analógico, digital, se tem corrente alternada ou contínua, positiva ou negativa, se tem consumo elevado ou falta de filtragem..... em qualquer aparelho analógico ou digital. Enfim, é mais indispensável que nosso velho "multi-teste". Como foi citado ele se "auto paga".

Aproveitando a brecha, algum colega já testou algum osciloscópio integrado ao computador?
Tenho informações dessa utilização em duas super empresas CST e CVRD, tenho informações que é muito mais barato, mas apesar de ter baixado alguns programas do gênero não consegui nenhum hardware compatível. Uns utilizam a partir de umas modificações em placas de som...?!?!?....

Use, e depois ABUSE!!!






Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: Almeidaf Date: 09 Maio 2009, 15:41
 
  o meu é um Kikosuy 20mg parecido com o minipa  "". já aconselho essa marca"" .(por ter assistência se der paú)  e conceituada na praça!
  quanto a tela acho muito pequena a minha tem 12x12,  mais fácíl visão.
  esse modelo deve ser parecido com aquelas tvs pb de 5" coisa pouca maior.
  quanto ao preço, faça cotação por ai na sua cidade, e compre também por ai, visto se tiver problemas com ele você deve se dirigir aonde comprou (mais fácil), pois por reembolso (se der pau você vai pagar a ida e vinda do mesmo.
depois de compra-lo, não economize em fazer um curso como usa-lo. o investimento compensa, veja que é para o seu futuro!.
           veja também a opinião do Ricardo!, o outros que também já têm


     
   
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: renato_berger Date: 09 Maio 2009, 20:25
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91631227-osciloscopio-para-pc-frequencimetro-gerador-voltimetro-_JM

osciloscopio para compudor ainda nao comprei mas o preço e bom acho que vou testalo!!!!!!! ja me disseram que funciona bem... :D
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: Canmeira Date: 09 Maio 2009, 23:05
Valeu Renato,


Vou analisar e depois te falo.



Abraços,
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: aletronic Date: 10 Maio 2009, 00:49
Respondendo ao amigo , digo que o osciloscopio é uma ferramenta que não dispenso (tenho um mitsubishi de 50m) , no entanto no caso dos plasmas eu quase não uso , pois o diagnostico de qual placa está defeituosa não é dificil , e sobre o material destes tv´s de plasma vc encontra em www.tecnoplasma.com.br , o pessoal é de confiança.
Sobre valores , eu digo que não faço orçamentos por menos de 800,00 , levando em conta que por exemplo uma placa y com buffer philips custa 480,00 em media . Não tem nada barato , e com um detalhe " já estou ficando com pena do pessoal que abandonou sua boa e velha tv de trc que não dava defeito e quando dava , tinha como pagar o conserto.
Sobre os famosos tv´s de lcd , pessoalmente acho uma situação mais sombria no que diz respeito manutenção e tambem para o usuario , o material é igualmente caro mais de muito mais dificil aquisição , se for samsung então a coisa fica muito feia.
Obs: Ao contrario do que diz os fabricantes a vida util destes aparelhos é muito curta , principalmente os lcd´s .
Recebemos um bom volume destes aparelhos e a maoria tem no maximo 3 anos de uso.
Grande abraço a todos.
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: wenderson Date: 10 Maio 2009, 19:10
 Olá aletronic ! obrigado por responder!    anotei o site,   e obrigado por esclarecer  minha duvida quanto a utilização do osciloscópio !    abraço !!
Re: o osciloscópio é uma ferramenta indispensavel no reparo de LCD e plasma ? By: edsonmail Date: 10 Maio 2009, 20:28
Amigo , só pra completar o que os amigo disseram , vale apena envestir , eu fiz um curso em são paulo faz uns dois meses sobre osciloscopio , com diploma e apostila , e comprei o meu osciloscopio na santa efigenia , e amigo eu pesquisei muito antes de comprar , e encontrei uma loja que cobriu todos orçamentos , paguei R$ 1.100.00 em quatro vezes no cartão em um minipa 20mhz , o nome da loja é conduvolt , tem site na internet [url=http://www.conduvolt.com.br/,]http://www.conduvolt.com.br/,[/url] mas se vc é de sampa passa lá que com certeza vai fazer bons negocios.... o curso eu fiz na esquemas cursos  [url=http://www.schemacursos.com.br/]http://www.schemacursos.com.br/[/url] espero ter ajudado ... boa sorte ....
Páginas: 1