Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) TV GRADIENTE (MODELO HT-M299S) //// QUAL O SUBSTITUTO DE D402 By: JorgeNepo Date: 25 Abr 2009, 07:17
Prezados colegas,

Gostaria  de saber qual é o substituto do diodo D402(MTZJ 75-T2) e qual o motivo de sua queima, pois sempre aparece aqui na minha oficina este modelo de tv com este diodo em curto.

Abraços,

JorgeNepo
Re: TV GRADIENTE (MODELO HT-M299S) //// QUAL O SUBSTITUTO DE D402 By: Almeidaf Date: 25 Abr 2009, 08:55
isso não é um diodo e sim um "zener'', poderá colocar (eu coloco 22v) pois  a função dele é cortar os picos paraziticos que fluy nesse pino decorrente as oscilaçoes da deflecção, evitando asssim essa oscilação interna  no ic.  normalmente ele entra  em curto porque o ic tambem entrou em curto,ou o resistor r413 esta aberto ou alterado , pois trabalha em conjunto com esse zener .      se voce ver pelo esquema vai entrar a voltagem de alimentação em cima dele.  por isso quando ele entar em curto veja tambem os 3 capacitores eletroliticos. ----  conclusão. quando um dos dois, zener ou o Ic pifar os dois vão juntos.
Re: TV GRADIENTE (MODELO HT-M299S) //// QUAL O SUBSTITUTO DE D402 By: JorgeNepo Date: 25 Abr 2009, 17:29
Prezado colega Almeidaf,

Fui orientado por outro colega a usar o diodo zener 1N4761(75 VOLTS)
Re: TV GRADIENTE (MODELO HT-M299S) //// QUAL O SUBSTITUTO DE D402 By: edson tadeu Date: 25 Abr 2009, 19:07
a voltagem é a mesma nao tem problema agora voce tem que ver a corrente se é tambem a mesma coisa sendo igual o maior a amperagem nao tem problema
Re: TV GRADIENTE (MODELO HT-M299S) //// QUAL O SUBSTITUTO DE D402 By: Claudio Carvalho Date: 25 Abr 2009, 19:44
Jorge.

A dica do Almeida procede e muito!

Veja você que a saída do pino 2 do LA, é de 16.2 V. ! Se queimou, é porque deu um pico alto!


Siga o que o Almeida escreve, é o mais sensato!


Cláudio
Re: TV GRADIENTE (MODELO HT-M299S) //// QUAL O SUBSTITUTO DE D402 By: JorgeNepo Date: 30 Abr 2009, 18:41
Prezados colegas,

Gostaria de comunicar aos colegas que este defeito foi resolvido colocando no lugar do original 2 Diodos Zener de 33 volts (em série).

Abraços

JorgeNepo
Páginas: 1