Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Testador de Flay Back Simples! By: tectonny Date: 21 Abr 2009, 20:52
Segue em anexo:


Re: Testador de Flay Back Simples! By: Felipe FZ Date: 21 Abr 2009, 21:34
Tá me parecendo o esquema que o Luis Carlos Burgos usa... se for, funciona direitinho, com perfeição.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: LEONARDO DE FREITAS Date: 21 Abr 2009, 21:37
hehe e o propio eu tenho um e funfa de boa te mais fui
Re: Testador de Flay Back Simples! By: donizeth-ba Date: 21 Abr 2009, 22:30
antes montei um que gera Alta!funciona bem.
ja ha algum tempo montei este que o Tonny postou,e funciona legal.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: Eletro-Serv Date: 21 Abr 2009, 23:56
  Valeu tonny vou confeccionar um para o uso diario na minha bancada , achei muito simples e bem ultilitario.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: Tozzo Date: 22 Abr 2009, 17:20
Prezado não consegui abrir o anexo , como se faz, onde fica anexado, sds Tozzo
Re: Testador de Flay Back Simples! By: klein Date: 22 Abr 2009, 17:33
valeu amigo Tonny
Re: Testador de Flay Back Simples! By: biscaia Date: 23 Abr 2009, 15:36
Ora vivam, como posso ter acesso ao esquema para montar o testador de flay back?
Agradeço a ajuda.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: Almeidaf Date: 23 Abr 2009, 20:36
o cara que projetou  isso é  para quem gosta de  chapeado, basta voce dar uma olhada nas 3 etapas e logo descobrira o esquema do mesmo,( por ser poucas peças. e ai você fará do modo que quiser, até em ponte,  ou numa placa 3 vezes menor  dentro de um multimetro

  apesar que para mim acho mais facil com o esquema por ter a liberdade de escolha as posiçoes da confecção,   mais ja esta mastigado.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: jorgetecc Date: 23 Abr 2009, 21:00
Siceramente não encontrei onde abrir anexo nenhum, alguém pode me informar?
Re: Testador de Flay Back Simples! By: tectonny Date: 23 Abr 2009, 21:03
Opa, amigo é porque vc ainda não tem grupo técnico, para escolher entre neste link:

http://www.tectonny.com/forum/index.php/board,25.0.html
Re: Testador de Flay Back Simples! By: sergio tv Date: 26 Abr 2009, 11:39
Citação de: TecTonny online 21 Abr 2009, 20:52
Segue em anexo:



Re: Testador de Flay Back Simples! By: sergio tv Date: 26 Abr 2009, 11:52
ola amigo não conssigo visualizar o diagrama do testador de flayback como poço visualizar um abraço a todos
Re: Testador de Flay Back Simples! By: tectonny Date: 26 Abr 2009, 14:53
Citação de: sergio tv online 26 Abr 2009, 11:52
ola amigo não conssigo visualizar o diagrama do testador de flayback como poço visualizar um abraço a todos

Olá Sergio isso é porque vc ainda não faz parte de nenhum grupo técnico, veja como:

Veja os link de ajuda:
Grupo técnico
http://www.tectonny.com/forum/index.php/board,25.0.html
Re: Testador de Flay Back Simples! By: baskiroti Date: 26 Abr 2009, 15:21
FUNCIONA LEGAL.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: tectonny Date: 28 Abr 2009, 15:27
Sobe
Re: Testador de Flay Back Simples! By: tectonny Date: 02 Maio 2009, 19:08
Sobe
Alguém me explica como vocês fizeram isto funcionar! pois não funciona! By: Marcio R. Date: 03 Maio 2009, 13:18
Ou montaram o outro circuito similar a este ao qual tem um oscilador LC Hartley, pois o citado aqui nem oscilador é.

A primeira vista podem ver que já começa o erro do MPSA 42 junto ao BC337 que está com a posição errada, ou seja o que que é isso, usar um transistor de alta tensão ao invés de um RF ou até mesmo um simples BC547"isto não existe" usar dois transistores de famílias destintas para formar um "Darlington".

Outro ponto estranho ´usar o MPSA como oscilador, ta parecendo mais que os componentes foram tirados de um pote de sucata "aonde não tem um vai esse mesmo"

Olhem o diagrama do que não funciona; NOTEM QUE A TENSÃO DC É BLOQUEADA PELOS CAPACITORES C4 E C5, ASSIM NEM COM REZA O LED IRÁ ACENDER!



Notem que a chamada "pirmeira etapa" não faz nada, a não ser derivar a tensão ao massa, não gera nehuma tensão ac para passar pela reatância do capacitor e ser retificada pelo diodo saturando a base do primeiro npn.

O MÁXIMO QUE PODERÁ FAZER ESSE CIRCUITO É, O LED DAR UMA PISCADA RÁPIDA, DEVIDO A ENTRADA DE TENSÃO NO PRIMEIRO CAPACITOR QUE ESTÁ LIGADO AO GND, QUE ESTÁ COM COM POTENCIAL NEGATIVO, PORÉM SÓ ISSO MAIS NADA.

E O PIOR SEJA UM FLYBACL OU UM FIO VAI FAZER O MESMO!

O circuito que funciona é o a seguir;



Assim como sua variação de um led no lugar do VU, com certeza fiseram esse, colocaram nos sites e divulgaram o circuito errado, de graça nem relógio! o problema a o jeito que a coisa se alastra, muitos nem montam para confirmar e faz a distribuição.

Vejam o primeiro transistor e componentes compoem o oscilador hartley, aonde a bobina do flyback será o componente L do oscilador, e como osciladores LC são influenciados pelo componente L, um mínimo de problema ao enrolamento do flyback faz com que o circuito não oscile e não se tenha tensão ac sobre os capacitores e consequentemente nada de tensão positiva na base do darlingtom que chavea o led, ou o VU.

Mesmo funcionando, este já foi muito chixiteado e debatido sobre seu funcionamento, pois não tem como definirmos um mínimo e nem um máximo, já que o led apenas acende, com o VU dá um resultado, aonde vê-se em alguns casos um mínimo e um maximo, mas muitos não conseguem um VU igual ao projeto o que acaba gerando variações e outros resultados.

O terceiro é o do DICK SMITH, tem um oscilador na placa, um comparador e um indicador de barra para 8 leds, assim com as duas frequencias geradas no comparador (oscilador da placa mais o segundo que é a bobina do flyback) a difereça dessas duas frequencias será indicada na barra de leds.



Vejam que nos dois ultimos trata-se de um oscilador, aonde o elemento L dos mesmo é o próprio primário dos fly-back (filtros de fonte chaveada, defletoras etc) e como L é o principal do circuito, qualquer anomália faz com que não funcione.

Entam antes de criticar e explanar suas idéias, leia todo o tópico e veram que vários admitem o funcionamento do circuito e que antes de replicar, montei e simulei e não funcionou, como os videos mostrados pela net e fotos, aonde mostram o led aceso (o único que acende o led é o com o oscilador hartley)

Bom é isso ai...

Re: Testador de Flay Back Simples! By: tectonny Date: 03 Maio 2009, 15:00
Hehehheh, Marcio vamos ver os que afirmaram que funciona o que vai dizer. Eu na verdade não uso esse e sim DICK SMITH feito por vc mesmo junto com os geradores de sinais, e posso afirmar que o DICK SMITH funciona, e pelos teste que eu fiz ele mede até curto no secundário, sem conta o teste defrectora, mas ainda ficou a dúvida do teste do ABL no DICK SMITH, ainda não entendi até hoje.
Re: Testador de Flay Back Simples! By: Marcio R. Date: 03 Maio 2009, 17:44
Entam...como haviamos comentado de fazer as plaquinhas deste de teste ai, ontem comecei a fazer e notei algo estranho, e hoje cedo simulei o circuito em 3 softwares e os mesmos apenas mostravam uma piscadela, e mais nada.

Não botando fé nos programas, peguei uma protoboard e os componentes e montei, deu o mesmo resultado; uma piscadinha e apagando em seguida, e tanto faz ser um flyback, como um fio ou curto que dá a mesma piscada e apaga, nehuma oscilação nada, apenas como pode ver no diagrama com a indicação da corrente e tensão.

Sobre o dick smith e ou o outro que o pessoal passou a chamar do teste de flyback do ALAIN se lembra disso lá do VIP. Pois é, se tratando do elemento L do oscilador ser o primário do flyback;

- Pode-se medir o fly na placa do tv, se acusar curto;
  * saída horz. em curto
  * defletora em curto
  * o próprio flyback com espiras em curto
  * se fizer uma derivação da ponteira negativa e a mesma for liga ao ABL, problema no enrolamento de alta da saída do flyback vai ser acusado pelo não acendimento da barra assim como um curto.

Depois se ainda existeir dúvidas sobre o estado retirar o flyback e medir fora.

Apenas uma observação;

"o teste é para o os estado das espiras internas, para isso ele funciona 100% as demais avarias, não são acusadas pelo teste".
Páginas: 12