Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Resposta de pc não controla cd rom By: Antonio Risse Date: 10 Abr 2009, 23:46
Placa mãe asus mod a7v8x-x, sempre que utilizo ligar um outro hd como slave , para fazer algum backup do tal, só da certo no lugar do cd rom, porém depois de voltar ao normal sem o hd  slave, ao reiniciar, o windows abre sem som e com o avast travado aparece uma tarja vermelha dizendo que esta parado, algumas veses eu desinstalava o avast reiniciava e tudo voltava ao normal, mas da ultima vez que isto aconteceu eu tentei não desinstalar o avast , dei uns cliks no volume e liberou o som e o avast, voltou a rolar na barra de tarefas, mas causou comportamento estranho no vídeo, ficou tremulo mas já normalizou ao reiniciar mas deixou um problema maior que so vi no outro dia (perdeu o controle dos drivers de cd rom  roda roda e não consegue ler dados, mas se for musica toca diretinho)  não é o driver de cd pois em um outro pc  funciona normal. Bom pensei então o jeito é formatar reinstalar o xp e vai ficar bom, Porém logo que indico boot para d: cd rom já aparece la na tela quando vai dizer precione tecla para iniciar do cd aparece também esta frase NO EMULADOR inicia a copiar os dados, mas ouve se que a rotação esta mesmo irregular logo diz que não copiou direito os dados. Será que danificou algo na bios, será que danificou algo na placa mãe, pois tenho outro hd que já tem outro windows que roda diretinho  e fica do mesmo jeito tudo  normal menos rotação do cd rom . pensei na atualização de bios mas nunca fiz achei complicado, o amigo leitor acharia que estragou dados na bios mesmo?
Re: Pc não controla rotação do cd rom By: Canmeira Date: 10 Abr 2009, 23:58
Verifica o(s) pente(s) da memória. Passe uma borracha e monte de novo.

Tive uns problemas em um pc que ficava meio estranho e não conseguia reinstalar o sistema operacional. Um dos dois pentes estava estragado.

Boa Sorte!!!
Re: Pc não controla rotação do cd rom By: Claudio Carvalho Date: 11 Abr 2009, 06:24
Risse.

A sua placa é muito boa. Eu acho que o programa não esta apto para HD escravo, pois me parece que há uma modificação a fazer. Eu não sei ao certo, mas vou saber com meu filho para poder responder a você com certeza!

O que o Carlos escreve precede em 100%, dê uma boa olhada nos pentes.

Agora, eu teria postado no Fórum de Informática do Tectonny, pois lá, eu acredito que teria uma resposta mais satisfatória ao seu problema, pois os colegas da informática são bons.

Um abraço.

Cláudio
Re: Pc não controla rotação do cd rom By: Almeidaf Date: 11 Abr 2009, 08:06

Depois que aconteceu este problema, voltou a colocar o outro hd como slave no lugar do cd rom e ele funcionou?
Considerando que o hd slave estava funcionando e depois do problema continua funcionando no lugar do cd rom, isto demonstra que sua placa mãe está perfeita e acionando o que deve acionar "a interface IDE".
Sobre o que acontece com seu micro, a unica ligação que a interface IDE tem com o restante do micro é através do DMA, uma interrupção de hardware que é compartilhada com os outros periféricos. Pode ser isto, mas, pelo defeito que comenta, acredito que não seja, pois, a velocidade do cd quem controla é ele mesmo, o micro não tem controle sobre isto, ele apenas ou manda gravar ou lê algo do aparelho de CD.
Acredito que o problema seja no cd rom mesmo, talvez um defeito intermitente, quando tirou da sua maquina e colocou em outra ele funcionou.Ja tive um cd rom que fazia isto também.
No mais, acho que é repetir o teste com o cd rom e se ele realmente estiver funcionando, verifique no windows a opção de desabilitar DMA para os cd roms.. no google tem alguns topicos sobre isto.

Espero ter ajudado...

Até.
Resposta de pc não controla cd rom By: Antonio Risse Date: 11 Abr 2009, 22:58
Olá amigos obrigado pelas resposta, eu li, e fui testar novamente o hd como slave no lugar do cd rom, identificou ok , abre tudo ok , estou com outro pc aq no qual testo os drivers de cd rom todos estão ok , hoje eu testei tb um driver de dvd identificou, instalou , mas funciona travando as veses para e tem que reiniciar o pc com isto, retornei os driers de cd  rom/rw  e tb voltaram a funcionar melhor mas tb patinando ja da pra ler dados leves mas se pedir mp3 ou intalações patinam. A dúvida continua sobre aquela frase lá no DOS quando se vai instalar sistema operacional (no emulation) esta faltando este tal emulador mas onde? Nos outro pcs não da esta mensagem e funciona tudo belezinha e ainda são máquinas bém mais antigas , têm uma com soket 462 tb e outra com soket 7 mormaisinhas,. Já passei borracha nos pentes de memória, e estão com quantidade boa 768 mb de memória . mas antes tava tudo normal. Eu to suspeitando agora é da placa de vídeo, não tenho outra no momento para testar, pois os outros pcs são onborad esta asus, a7v8x-x só da vídeo ofboard  esta minha placa de vídeo esta funcionando sem o drive de instalação não achei drive para ela , só tem drive para ela para windows 98, xp não, ela é pro2000/2tv. Não sabia que tinha tópicos separados para informática eu sou antigo tc de tv migrando para informática tb abração amigo leitor.
Re: Resposta de pc não controla cd rom By: Claudio Carvalho Date: 12 Abr 2009, 07:09
Antonio.

Beleza?  Rapaz, como já te escrevi anteriormente, não é bem a minha praia, mas o seu HD para esta placa Asus, deve ser " sata " né?
Quanto a sua dúvida sobre a placa de video, se não for uma muito boa, e com mais de 256 K de resolução, não vai funcionar a contento nunca, OK!

Bom domingo de Páscoa.

Cláudio.

PS. Não precisa abrir outro tópico para responder ou relevar alguma dúvida sobre o mesmo problema em um mesmo aparelho, basta responder na anterior, que a turma toda lê, OK!
Re: Resposta de pc não controla cd rom By: Almeidaf Date: 12 Abr 2009, 10:38
Antônio,

Vamos fazer uma comparação... você tem um carro que funcionava perfeito e um belo dia ele começou a trepidar a direção... vc trocou o volante, a caixa de direção, suspensão e o defeito continuava, quando trocou todas estas peças em um outro carro, as peças funcionavam direito mas quando retronava pro carro original voltava o problema.... depois de muito tempo, quando um dia o pneu furou, você trocou pelo step e percebeu que resolveu o problema. A roda estava desbalanceada... Veja, se quando coloca um hd ele funciona, o problema não esta no hardware da placa mãe. Se tira o cd rom o pc funciona perfeito, não pode nem ser memoria nem a placa de vídeo, se fosse continuariam dando problemas.. Como disse que seu drive funciona perfeito em outras máquinas, sabe-se que ele também está bom. Então só existem algumas hipóteses:
1- verificar no SETUP tanto de sua maquina quanto nas outras e comparar qual o numero de UDMA que o micro está selecionando, se tiver possibilidade troque para automático.
2- desabilitar no windows a opção "utilizar canal DMA para os cd´s roms" (fica em algum lugar do painel de controle).
3- Pode ser também algum problema que tenha acontecido com a Bios da placa mãe, mas muito pouco provável. A mensagem que você recebe no DOS quer dizer que ele não está entendendo a comunicação entre cd rom e interface IDE na inicialização da máquina, é conhecido como problema de firmware.
4- Sua placa mãe está possuida, procure o padre quevedo, talvez ele resolva....

até.
Re: Resposta de pc não controla cd rom By: fred Date: 12 Abr 2009, 12:05
Ja  tive  problemas  com  cd rom  e  era  o  cabo  que  liga   na  placa  mae , hd  e  cd rom , pode  ser  por  ai .
Re: Resposta de pc não controla cd rom By: Antonio Risse Date: 12 Abr 2009, 17:50
Igualmente bom domingo de páscoa amigos do fórum! E o defeito continua, antes desculpem  se não to sabendo navegar no fórum, Quando eu tava só de visitante parecia que tinha outra pagina inicial, agora demoro achar as guias corretas. Já li as respostas e primeira atitude fui trocar a fita cabo ide que o amigo sugeriu, peguei uma até mais nova e não era mas gostei da sugestão, tornei a colocar o driver de cd rom lá na outra maquina, e nem se ouve nada, lê tudo na hora mesmo! e olha é uma maquina velha usa soket 7 com micro mk6  e com win98se, mas na minha asus só de ligar já se ouve o cd rom  dando aceleradas e diminuindo e tentando firmar a rotação antes mesmo de carregar o sistema operacional, depois que abre o windows chega a ler o cd mas com muita dificuldade! Eu não encontrei o caminho para verificar udma que o amigo sugeiu, poderia apontar novamente? Meu hd não e sata, Eu sei que placa de vídeo precisa ter melhor resolução, mas esta sempre funcionu assim ta fazendo um ano que a tenho, não fiz questão de drive dela pois eu não a uso para jogos nem pra ver vídeos, só a uso para o básico, tipo entrar na net  fazer e guardar serviços pequenos trabalhos etc, mas valeu a intenção. Legal a idéia de padre, mas acredito mais nas experiências dos amigos técnicos mais taribados. Abração! (Caso alguem souber onde encontrar drive para esta antiga plaquinha de video CYBER PRO2000/2tv para xp, eu só achei para win98)
Re: Resposta de pc não controla cd rom By: Almeidaf Date: 12 Abr 2009, 21:11
Entre no SETUP DO PC, nas informações gerais onde estão disponibilizados os dados dos hds e cd roms, no canto direito existe a informação de UDMA, que são números que variam de 1 a 5, pode ser selecionado em algumas maquinas como automático. se for possivel, selecione assim se não, os valores 4 e 5 são os mais comuns nos dias de hoje.

Re: Resposta de pc não controla cd rom By: cleomar Date: 12 Abr 2009, 21:39
conforme conselhos ja dados pelos otimos professores,estou dando uma possiblidade, sua placa-mae, hd e cd rom estão no mesmo gabinete?...so foram trocados cd ou dvd para outra maquina, restou a fonte,as vezes perde a força por causa dos capacitores que alteram com o tempo , o calor e  estufam , lembrando tambem, os capacitores da placa mãe não estariam estufados causando perda de ganho ou força do seu carro como disse o nosso colega, assim ele anda mas quando carrega não sobe, de uma olhadinha.
Peço instruções+respostas anteriores By: Antonio Risse Date: 13 Abr 2009, 23:16
Eu, não fico online direto minha conexão é lenta, leio as respostas , aos meus topicos, volto, mais tarde, não acho, mais os topicos lá, como responder no mesmo então? Ola pessoal, desculpe a demora! O que não têm remédio remediado está. Li as respostas pela manhã e so agora a noite pude fazer os testes no pc, este amigo ai que me disse para entrar na setup do pc , bom eu penso que é na bios quando se inicia apertando del, mas ali não vi nada disto não, tem outro caminho mais detalhado se possível for? Sobre a fonte eu peguei outra emprestada de um pc ok, e até pensei que resouveu, saiu lendo tudo rapidinho ate deixei instalando xp num hd p testes foi tudo ok depois ao trocar os drivers de cd  voltou o primeiro problema onde tudo começou, ao reiniciar veio sem som e com a tarja vermelha no avast, cliquei com botão direito no ícone do avast na barra de tarefas veio a seguinte frase (o avast dedetou UM ERRO DE RPC não pôde ser iniciado) não consegui destravar nem som nem avast, o jeito foi o que  eu já fazia das veses anteriores fui em painel de controle desinstalei o avast, reiniciei e pronto já veio com som normal, e aceitou toas as mídias normais, daí volto a instalar o avast atualizar e continua tudo ok acho que só os criadores do avast ou da asus vão entender que conflito é este que acontece. Aquela frase lá da bios( no emulation) continuou lá ,vai ver que já tinha e eu não a teria visto antes. Mas valeu o nosso diálogo, não vou ficar encomodando lhes com isto. Outro assunto, sobre os tópico do fórum, se todos os dias vão renovando os que vão chegando nas primeiras paginas, ate q numero vão as paginas? Os antigos vão sendo apagados? Se eu ler um tópico hoje semana q vem quiser revê lo  dificilmente eu acharei o mesmo, isto já aconteceu , li , dias depois precisei rever e não achei mais, é correto salvar algumas paginas em uma pasta no pc ?
Páginas: 1