Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: vitor luis Date: 10 Abr 2009, 20:27
Olá Colegas.

Esta Tv chegou com o flayback estourado, verificando o problema achei o R430 (10K) alterado na linha do ABL, feito a troca dos componentes defeituosos, a tv ligou, más com a imagem muito azul e ao desligar observei o efeito spot, verificando na placa CRT encontrei o Diodo D901 (1N4148) aberto, fiz a substituição, más a imagem continuou azul, só que bem mais fraco, e com o efeito spot, baixei o esquema e verifiquei que este diodo faz parte do setor do Spot, substitui todos os componentes deste setor e continuou azulado e com o efeito spot.

Fazendo as Leituras encontrei:
Os coletores dos transistores do RGB estão acima do especificado no esquema e com as tensões diferentes.
O Q901(R) coletor 144,7v está com 165v
O Q903(G) coletor 142,2v está com 160v
O Q905(B) coletor 142,2v está com 150v
Foi testados todos os transistores e resistores do CRT e indicam que estão bons.

Fiz as medições nas saídas do RGB no CI Faz Tudo (TB1254AN) e estão abaixo do especificado no esquema e tensões diferentes.
Pino 20 (R) - 2,4v está com 1,6v
Pino 21 (G) - 2,5v está com 1,4v
Pino 22 (B) - 2,4v está com 1,8v

Eu desconfio do CI Faz Tudo. Alguém já pegou este tipo de defeito e poderia informar se é o CI que está com defeito, eu não tenho outro CI pra fazer o Teste, ou outra maneira de descobrir esta charada.

Agradeço a quem me der uma luz.


vitortvsom.
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: Claudio Carvalho Date: 11 Abr 2009, 06:47
Vitor.

Pode entrar no serviço e verificar os dados do RGB lá! Ai você terá um parâmetro melhor.
Eu não acho que seja o faz tudo não!

Depois responda, OK!

Cláudio
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: Almeidaf Date: 11 Abr 2009, 07:37
nesse spot deve ter um ou dois capacitores eletroliticos,  veja.  de uma olhada nos resistores do +b para os coletores (alterado),   por final pode ser o trc.
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: samuel3d Date: 11 Abr 2009, 08:52
amigo vitortvsom desligue um pino de cada vez 20,21 e o 22 se a tela ficar normal mais faltando alguma das cores R,G ou B o problema estara no ci faz tudo
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: RONAN Date: 11 Abr 2009, 10:49
Blz vitor,.....
.....eu não sei se é esse modelo que você está,.....verifique na pci do cinescópio se tem um transistor no formato SMD,......é o unico que tem,........se tiver tire ele,......ligue ela sem ele,.....pode liberar assim,...........esse defeito é comum  nas toshibas (que tem esse transistor SMD, tanto pra de 20'' e 29'' polegadas)......
     ....Peguei essa informação com a rapaziada da TOSHIBA (CASCADURA/RJ)......A imagem fica azulada!!
                                        ...um abraço.......

Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: alainsomeimagem Date: 11 Abr 2009, 11:32
transa spot killer smd na placa do tubo
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: vitor luis Date: 11 Abr 2009, 12:12
Citação de: samuel3d online 11 Abr 2009, 08:52
amigo vitortvsom desligue um pino de cada vez 20,21 e o 22 se a tela ficar normal mais faltando alguma das cores R,G ou B o problema estara no ci faz tudo

Amigo Samuel3D, fiz este procedimento não no CI Faz Tudo, eu fiz na placa do TRC, desliguei o resistor de cada cor que vai pro tubo, más sem a antena pra ver a cor melhor.
- Soltei o R903 (B), a tela ficou verde
- Soltei o R902 (G), a tela ficou azul
- Soltei o R901 (R), a tela ficou azul

Más vou fazer no pino do CI, pra ver o resultado, dou retorno.

Vitor
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: RONAN Date: 11 Abr 2009, 15:36
PRESTE ATENÇÃO NO QUE FOI POSTADO!!
Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: edson tadeu Date: 11 Abr 2009, 17:47
SPOT a fun??o deste circuito ? descarregar rapidamente o cinescopio caso contrario o usuario ao desligar a tv
iria notar um ponto ou uma bola luminosa na tela. Este efeito ? chamado de emiss?o secundaria. M?s se
olharmos no esquema, ou melhor fora dele, ao lado do desenho dos falantes temos um desenho de uma PCI
chamada de SPOT. Aqui entra a quest?o, voc? pode encontrar ou n?o esta PCI montada verticalmente do lado direito do chassis (olhando a TV por tr?s) Cuja liga??o seria no encaixe ( conector) chamado de PS01 conforme esta no esquema. Na PCI principal voc?
n?o encontrar? os furos do PS01 e ver? que a plaquinha spot est? soldada nos furos do HF 01 onde seria o
m?dulo (IC) de Radio FM opcionalmente neste chassi temos com ou sem Radio FM. Quando a PCI SPOT n?o
existir ( temos radio FM) e os mesmos componentes estar? montado na PCI principal cujo desenho est? ao
lado do tuner em destaque chamado de FM, Sendo formado por Q 612, D612 e GD 62 short. Cuidado para n?o passar batido, estes componentes est?o na
PCI principal na regi?o do tuner perto da lateral da PCI. Obviamente se a PCI SPOT externa existir os
mesmos estar?o nela.
O circuito SPOT ser? acionado sempre que ocorrer o power off que ir? descarregar o C 612 e polarizr o Q 612
e o Q 906 que est? ligado no canh?o Azul na PCI do cinecopio. Fica facil notar, porque o circuito SPOT
estando com defeito deixa acionando direto o Canh?o B e consequente uma tela azulada.
Notem tamb?m que o pino 56 do micro (mute) al?m de polarizar a base do Q 611 e Q 631 tem uma liga??o
com o circuito SPOT, isso se justifica para evitar que ao desligar ou ligar a TV ocorra aquele barulho no alto
falante, tipo ? tucc tucc?, f?cil entender a raz?o do ?sem audio? quando ocorre defeito no circuito SPOT, tela
azulada e sem audio, levando o tecnico a trocar micro, memoria e tuner sem necessidade.
TELA AZUL o primeiro passo ? desativar pelo menu do usu?rio, se persistir desligue Q 906 na PCI do
cinescopio para certificar se o problema n?o ? no canh?o B. Caso a tela fique normal com imagem, os
componentes que mais d?o defeitos s?o: O pr?prio Q 906 (80%), Q 612, D612 e GD 62 short ( este ultimo
pode estar um jumper no lugar de um diodo ) na placa b?sica ou ent?o na PCI SPOT externa.
RGB, os defeitos que mais tem ocorridos ? nos R 230,229,228 ambos smd nos pinos 50, 51 e 52 do micro, e
na PCI do TRC os R 914, 921 e 928 tamb?m smd, e se voc? for sem sorte o pr?prio micro.
Espero que estas informa??es lhe sejam ?teis, foram baseadas no chassi U14, fa?am uma boa leitura
acompanhando do esquema. Est? s?rie de artigos servem tamb?m para os chassis U13, U14R, U15,
U16 e U17 que tem pouca diferen?a em rela??o ao U14.
Como todos os defeitos aqui relatados s?o defeitos reais ou modifica??es sugeridas pelo fabricante, servir?o
de base em momentos de apuros t

Re: TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) RESOLVIDO By: vitor luis Date: 15 Abr 2009, 19:25
RESOLVIDO.

O circuito spot desta tv encontra-se ma placa do TRC. Executei os prcedimentos que eu tenho sôbre "Defeitos Reais nas TV's Toshiba" igual ao que o colega Edson me passou, e todos os componentes estavam bons. Por último executei o que o colega Ronan passou, neste caso tinham 2 (dois) transistores smd Q908 e Q907, retirei os dois da placa e a imagem azul sumiu juntamente com o efeito spot. A tv ficou em teste por 4 horas e eu ligando e desligando e a tv está OK, sem problemas.

:police: Agradeço pelas dicas que os colegas passaram.

Vitortvsom
Re: (RESOLVIDO) TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: Felipe FZ Date: 15 Abr 2009, 22:13
Já peguei uma com o mesmo defeito... infelizmente só vi o tópico agora, senão tinha lhe poupado tempo. Se não me engano, esses smd são encontrados no comércio...
Abraços
Re: (RESOLVIDO) TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: RONAN Date: 15 Abr 2009, 23:15
Bacana a sua atitude em retornar e agradecer,..
...você foi leal consigo mesmo,......espero que os outros colegas, copiem essa sua atitude,......uso essas palavras porque vejo que muitos pedem ajuda e não agradecem e quando não, muitas das vezes passam uma sensação de que não querem dá o "braço a torcer",...
.....qué um ex:.....quando entrei no forum passei uma dica que já era bastante conhecida no nosso meio,....o cara dias depois entrou agradecendo,....mas dizendo que nenhuma das dicas postadas era o defeito,........ele disse que tinha resolvido, e falou que era um resistor alterado (SMD)..............Só que ele esqueceu que o modelo que ele consertava era um modelo antigo e não usava SMD'S,...então eu perguntei a ele qual era a posição desse resistor,.........cadê a resposta???..tô aguardando até hoje!!...........o ato desse "técnico" (que aliás, nunca mais vi), só faz confundir os que estão começando,........bom mas deixa isso pra lá,.......foi só um desabafo......   


   Parabéns Vitor!!
TV Toshiba 2087 agradeço. By: luisc Date: 25 Fev 2011, 09:01
Olá galera, gostaria de agradecer a ajuda através do problema que vocês já passaram me baseei para resolver o problema que também era tela azul.

Obrigado.
Re: (RESOLVIDO) TV Toshiba 2087 U11 (Efeito Spot não quer sair e tela azulada) By: marcosbr Date: 25 Fev 2011, 10:56
 Cosme.
Agradeça colaborando com nosso fórum.
Complete o perfil aqui.
e leia este tópico.
http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=32576.0

Páginas: 1