Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: kaza Date: 09 Abr 2009, 21:44
:-\ FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta???

    Olá amigos... sou um novo integrante deste fórum e minha experiência de somente de 1 ano na eletrônica, hoje sou auxiliar técnico e tenho uma missão na empresa que trabalho... Montar uma Fonte ininterrupta de 24Vdc na saída e com 5amp ;;;;;; mas a fonte já consegui montar com ajuda de alguns amigos que tinham esquemas e montei a fonte...

         ??? Agora que é!!!   Tenho que colocar junto com a fonte um par de baterias 12volts em série para manter meus circuitos de teste em bancada funcionando quando acabar a energia AC (220volts).

                 Já me falaram de UPS, Flutuadores, relés na saída da fonte coligado com as baterias em paralelo que quando acaba a alimentação entram as baterias em funcionamento, etc...   - - - -      Mas nenhum esquema ou circuito eu consegui em minhas pesquisas.... :'(     pois lendo em alguns artigos na Internet parece que tem que carregar as baterias também e ao mesmo tempo seria como se fosse um "No-Break" mas como posso montar este circuito???

          Alguém possui o esquema ou diagrama deste tipo de circuito ininterrupto para 24Vdc???

                 Agradeço desde já a atenção e qualquer ajuda será de grande valor pra mim!!!

                 Abraços.... Kaza.





Re: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: lm-perez Date: 11 Abr 2009, 08:56
 kasa,pelo que eu entendi ,vocé precisa de 24volts todo o tempo.

  Então vc pode deixar ligado direto mesmo.

  As baterias ficariam com regime de carga de 2.5A cada.

  Ou você queria diminuir a corrente de carga??
Re: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: kaza Date: 14 Abr 2009, 19:59
Olá Perez, grato por ter respondido...!!!

    Realmente necessito de 24vdc ininterrupto na saída com 5amperes...  a fonte já montei com ajuda de um amigo pois o que acontece... na empresa eu executo testes de medição e monitoramento dos painéis que controlam bombas de insuflamento (pressão de ar em armazenadores de grãos) e este sistema tem um aparelho que é de 24vdc e como ligamos nos painéis chega em torno de 5 amperes quando está ativo. Deixo no cliente e volto depois de alguns dias para coletar os dados.
 
    Como no painel principal não tem espaço suficiente eu necessito colocar a fonte de 24vdc que ficou com um tamanho bem reduzido e junto as baterias e juntamente com o aparelho de monitoramento....(Tudo dentro do gabinete do painel e manteria o mesmo fechado... sem risco para qualquer pessoa...!!!!

   
    O que acontece é que quando retorno muitas vezes parou a força e perco a leitura do processo, tendo que refazer todas as medições novamente....///

       -> Algumas pessoas indicaram pra ligar a fonte 24vdc em um no-break "Só que não cabe no painel e ficaria com a porta aberta, podendo causar um risco para outras pessoas"

      A idéia seria de montar como se fosse uma luz de emergência ..... Mas falam que tem que ter um tal de "FLUTUADOR" ---> que fica carregando as baterias e monitorando a rede elétrica ...que quando para a força ele entra com as baterias no circuito como se fosse um no-break e quando a força volta ele automaticamente volta pra fonte e continua carregando as baterias até elas estarem totalmente recarregadas e desliga o carregador!!!!

     Eu não encontrei nenhum esquema / diagrama deste tal flutuador 24vdc ou outro que pudesse ser colocado na saída da fonte e usar a carga da fonte também pra recarga das baterias...

 
         ------------------              -----------------------------      ---------
        |    fonte 24vdc    |---------|flutuador/carregador/outros...|---|baterias|----->>>>>aparelho.
         ------------------             ------------------------------      --------



           Obrigado. 

                         Kaza.

Re: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: PESIGMA Date: 15 Abr 2009, 10:15
sera que um rele compativel. com o consumo nao seria o ideal

tipo quando liga a fonte aciona um contato do rele e o outro fica aberto, mas com a bateria interligada a ele,.
como o rele e contado tipo NA e NF quando liga o contato NA fecha acionado a fonte normalmente, quan do a energia eletrica acaba o
contato na abre e fecha NF chaveando a bateria
mais ou menos isto
Re: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: jacunda Date: 15 Abr 2009, 19:51
Boa noite, Kaza!
Estou te enviando um esqueminha que acho vai resolver teu problema, por favor postar aqui se te serve.
Albino.
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=Pq2601Gi][img]http://www.postimage.org/Pq2601Gi.jpg[/img][/url]

Re: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: kaza Date: 15 Abr 2009, 22:58
Boa noite Pesigma ...

    Boa noite  Jacunda...

            Boa noite Perez...


       Grato pela atenção pessoal..!!!


          Jacunda -> Vou ver se ainda esta semana compro as peças e vou trazer para casa a fonte que montei com meu amigo ....  acho que na firma deve ter também algumas baterias seladas pequenas para que eu possa testar neste circuito....vou pedir para meu chefe..!!!

                vou tentar!!!!.... mais estou confiante ...pois, por suas descrições de funcionamento seria isso mesmo .... é como se no lugar de uma lâmpada na emergência  estivesse ligado o aparelho com que trabalho...!!!   ----> legal...

          (éh!! realmente escuto uns "cliks" no nobreak quando falta o AC na entrada e quendo retorna a energia "também"!!!! deve ser de relés, né!) ..............o caminho deve ser por ai mesmo, amigos...!!!

             Só fico um pouco com receio de manter as baterias continuamente energizadas pelo mesmo circuito .....  será que tem algum tipo de proteção que podemos colocar,,?,,, Jacunda,,,, (?Albino?)


          Abraços a todos....

                      Kaza.
Re: FONTE de 24vdc 5Amp ininterrupta?????? By: jacunda Date: 16 Abr 2009, 17:27
Amigo Kaza, estou postando aqui um outro esquema de luz de emergencia com desligamento automatico da bateria, baseado em um circuito integrado 741. Qualquer duvida posta aqui, estarei a sua disposição.
Albino.
[url=http://www.postimage.org/image.php?v=Pq2aNzvi][img]http://www.postimage.org/Pq2aNzvi.jpg[/img][/url]

Páginas: 1