Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
(RESOLVIDO) TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 09 Abr 2009, 17:23


aparelho =tv
marca    =semp  toshiba
modelo   2982 L(avs) chassi LEM 8 FS6   


defeito  = oscila  e  corta  na  hora   e  entra  em  curto  o  tr  QD 01  2sc3852.
ja  revisei  ,DD 06 ,D440,DD03  e  perifericos  , com  o  +b  do  fly  desligado a
fonte  esta  como  manda  o  figurino  ,85v,  se  alguem  ja  pegou  uma  desta ,
estou  precisando  da  solução .
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Claudio Carvalho Date: 09 Abr 2009, 18:18
Paulo.

No esquema dá a R481 como OPEN? Não tem ai no chassi?

Como te escrevi, o coletor tem de ter 23V. e vem do +b. Dai eu desconfiar dos diodos.

Veja que na base, tem só 0.5 V.

Confere estas voltagens?

Cláudio.
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 09 Abr 2009, 18:20
Claudio ,  não  tem  como  conferir  estas    voltagens  , pois  a  oscilação  e  muito  rapida   e  desliga  em  seguida  .
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 09 Abr 2009, 18:22
Faltou  ,,r481  não  tem  neste  chassi .
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Eletro-Serv Date: 09 Abr 2009, 20:25
 Paulão, vc pega cada abacaxi peixe! Essa eu vou ficar te devendo estou só espiando os tópicos dos  senhores vc, Claudio e outros sofredores e amantes da eletrônica.Valeu a todos continui insistindo!!!!!!!
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: vini Date: 09 Abr 2009, 22:07
Paulo, eu peguei uma que era outro modelo mas fazia exatamente isto, era a frequencia horizontal que estava muito alta , era um capacitor ligado ao oscilador H.
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Claudio Carvalho Date: 10 Abr 2009, 07:39
Paulo.

Rapaz, veja o que o Vini responde! Eu estou com êle. Mas eu ainda acho que é nesta linha que te passei, pois vem direto do H. a tensão de 23V.

Cláudio
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Almeidaf Date: 10 Abr 2009, 10:49
nao achei o esquema que bate com esse teu tv, mai fassa o sequinte , coloque um c de 8k2 1k6v no coletor do saida para aterra e ligue,se funcionar orrivel,( escura e borrada) de retorno

em tempo,   desligue a chupeta de at, vai saber se o trc está em curto!
 
......mais antes veja   pôste abaixo.....
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Almeidaf Date: 10 Abr 2009, 14:30
antes de fazer o que eu proponho acima, veja o capacitor "" cd11 '' e o diodo   dd 3. esse tr pifa devido ao exesso de voltagem em cima do coletor dele, nao aquenta. e tambem veja a linha da deflectora, inclusive o conector de encaixe dela.
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: pedrosana Date: 10 Abr 2009, 15:08
Peguei uma 2998 com este mesmo sintoma e era o vertical que estava com problema.
Espero que ajude, eu não vi ninguém falar sobre isto, por isso resolvi falar....valeu....
                                                                                         Pedro.
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Barriga Verde Date: 10 Abr 2009, 16:31
Olha, Paulo52!!!!

Desculpe me intrometer em conversa de "graúdos", mas acho que pode ser o que o Vini postou, porque também em outros modelos já aconteceu o mesmo comigo, neste seu caso pode ser o C 431 (pino 17 do TMP....).

Além do que se qualquer excesso de corrente vindo para o coletor de QD 01(que entrando em curto), pela lógica, abriria o RD 02 (ele está aì prá isso). Porém em se tratando de eletrônica tudo é possível, não descarte também essa possibilidade, porque o micro entra em proteção rápidamente podendo não dar tempo de nem sequer abrir este resistor!!

Não deixe de "olhar feio" para o Fly, pois ele também pode estar envolvido!!!! Pois através do seu pino 8 ele , indiretamemte, acaba polarizando o QD 01!!!!!!!!!!!

Espero ter colaborado de alguma maneira!!

Boa Sorte e Feliz Páscoa "garoto"!!!!
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 10 Abr 2009, 20:31
Agradeço  a todos  pelas  dicas  e  estou  postando  o  link  do  esquema  desta  inhaca.
[url=http://www.4shared.com/file/73796698/843dd32d/MANUAL_COMPLETO_TV_SEMP_TOSHIBA_LEM8.html]http://www.4shared.com/file/73796698/843dd32d/MANUAL_COMPLETO_TV_SEMP_TOSHIBA_LEM8.html[/url]
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 11 Abr 2009, 12:10
Bem ,  voltando  ao  assunto,e  agradecendo aos  colegas ,
Pedro,Almeida,Vini , Barriga  Verde,e  Claudio ,resolvi  ligar  ela  sem  o  dito  cujo  tr  QD 01 ,ligou  deu  filamento  ,porem  como  era  de  se  esperar  ,  horizontal  fechado ,   mesmo  desligado  deu  para  medir  a  voltagem  no  Qd 01  , para   meu  espanto coletor  120v e  base  não  chega  nem  5v,onde  deveria   ter  9v,e  pior  , ja  revirei esta  linha  de  9v   e  não  acho o  bendito  culpado  por  isso,se  alguem  tiver  mais  alguma  sugestão ficarei  grato  pois  o  restos  do  meu  cabelo  tão  se  indo  todos  com  esta  bendita ,hehehe.
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 11 Abr 2009, 12:40
Correção,base  qo  QD  01  deveria  ter  0,5  e  ta  com  quase  5v .
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Almeidaf Date: 11 Abr 2009, 14:11
cara,  o problema nao é por ai , ta no caminho errado,    voce nao leu com atençao os dois postes que coloquei, pelo menos o segundo se está com horizontal feichado veja a deflectora ou o conector como escrevo acima,   o capacitor cd11 L442  c446  c442    L441   o conector da deflectora e ela.  o defeito está por ai.. se liga!
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Barriga Verde Date: 11 Abr 2009, 14:23
Agora a coisa muda de figura!! Essas tensões "loucas" é porque voce desligou o estágio de largura!!!!

Confira, com atenção, como já aconselhou o Almeidaf: CD 11 e DD  03 que amortecem a corrente vindo do Horiz.

Eu mediria e trocaria mesmo se acusasse como bom: C 442, pois ele pode estar fazendo toda esta bagunça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Confira tudo também que está "pendurado" na linha do pino 1 do fly, até a defletora, inclusive ela!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Almeidaf!!!

Desculpe-me o texto que mandei agora era prá ter ido antes do seu!! Enviamos juntos e o seu foi primeiro. Eu me perdi no trajeto e só consegui mandar agora! por isso a repetição de recomendações Valeu!!!!!!
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Claudio Carvalho Date: 11 Abr 2009, 14:29
Almeida e Barriga Verde.

Eu já tinha escrito com êle, via MSN, que a bronca esta ali! Veja, sai do coletor do horizontal a tensão para o yoke e para o circuito do QD-01. Eu tinha escrito ao Paulo sobre os diodos D 440 ( que êle disse não ter ) DD-06 e DD-03.
Eu acredito que a bronca esta ali, pois deve ser um zenner que esta aberto!
Mas vamos aguardar o Paulo.

Cláudio
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 11 Abr 2009, 18:50
Almeida , ja  tinha  revisto  toda  esta  parte  do  Horizontal ,  no  caso  faltou  trocar  os  capacitores  Cd 11, c446 e c442 que  no  teste  acusam  bons  ,mas  por  via  das duvidas   vou  trocalos , L441 e  442  ok.
Claudio    eu  disse  que  neste  chassi  não  tem o R 481 e  do7, o  D 440  esta  ok.
Achei  Qd 02  com fulga na  escala alta ,  como  tava  sem  o  QD  01  para  troca  fica  para segunda  o  resultado  desta  bronca.
Re: TV semp toshiba 2982 L (avs) By: fred Date: 28 Abr 2009, 16:03
Bem  moçada , tava  devendo  uma  resposta  pra  este  aparelho ,depois  de  penar  um  bocado,  resolvi  emprestar  uma  defletora  da  autorizada  so  pra  tirar  a  duvida  ,  na  mosca  ,  defletora  em  curto.Ufa , pior  e  que não  da  para  acreditar .
Re: (RESOLVIDO) TV semp toshiba 2982 L (avs) By: Almeidaf Date: 28 Abr 2009, 23:16
resolveu, né eu o tempo todo falando da deflectora e do conector dela, té es novo! dá tempo para aprender. ha,ha, ha.      mais um ha! ha!.ha!.
Páginas: 12